/

Lei do mercado faz preço da Pfizer disparar: custa agora quase 20 euros por dose

Jean-Francois Monier / AFP

Boyko Borissov, primeiro-ministro da Bulgária, revelou no domingo que o preço unitário da vacina da Pfizer/BioNTech está a subir. Segundo o governante, estão a ser negociados contratos a um preço unitário de 19,5 euros.

A notícia é avançada pelo jornal Expresso e surge numa altura em que a Europa tenta alcançar o objetivo de atingir a imunidade de grupo no verão, enquanto enfrenta atrasos nas encomendas.

O primeiro-ministro búlgaro disse, no domingo, que o preço de cada dose da vacina da Pfizer/BioNTech tem subido ao ponto de, neste momento, estarem a ser negociados contratos a um preço unitário de 19,5 euros, mais 63% do que o preço inicial.

“A [vacina da] Pfizer custava 12 euros, depois passou para os 15,50. Estão a ser assinados contratos [pela Comissão Europeia (CE)] para 900 milhões de vacinas a um preço de 19,50 euros”, disse Boyko Borissov ao site de notícias europeu Euractiv.

A Comissão Europeia admitiu as negociações para a compra de cerca de dois mil milhões de vacinas esta segunda-feira de manhã, mas não confirmou os preços de compra nem a sua inflação ou a empresa com quem está a negociar.

“Não falamos sobre os preços de potenciais contratos. O objetivo é o de estarmos preparados para 2022 e depois. Identificámos a necessidade de quase dois mil milhões de doses que serão necessárias para enfrentar os desafios”, disse Stefan De Keersmaecker, porta-voz da Comissão.

De acordo com o primeiro-ministro da Bulgária, os desafios prendem-se com as novas variantes do vírus.

“Agora temos mais medo da variante francesa. Tantas outras variantes irão surgir… Porque 19,50 euros por 900 milhões [de doses] custará quase 18 mil milhões“, adiantou, alertando que os países devem definir orçamentos muito mais altos para incluir o esforço com a vacinação.

Stefan De Keersmaecker indicou que a Comissão Europeia decidiu avançar para a compra de mais dois mil milhões de doses para “estarmos bem preparados em 2022-2023”, “precisamente para darmos resposta aos riscos associados às novas variantes”. No entanto, não confirmou se havia negociações com a Pfizer para a compra das tais 900 milhões de doses a 19,50 euros por unidade.

Em dezembro, a secretária de Estado belga Eva De Bleeker partilhou, no Twitter, uma tabela com os preços negociados pela União Europeia (UE), apesar de a Comissão não divulgar os preços a que tem negociado as vacinas.

A tabela incluía os preços das vacinas negociados pela Comissão, bem como o número de doses adquiridas pelo Governo da Bélgica. O tweet acabou por ser apagado, mas soube-se que a vacina da AstraZeneca custava 1,78 euros por dose contra os 12 euros da Pfizer-BioNTech.

A Reuters conseguiu apurar que a União Europeia acordou pagar 12 e 15,5 euros por unidade à Pfizer-BioNTech. Os Estados-membros apoiam o plano, mas ainda não houve uma aprovação definitiva.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.