/

Há pessoas que não conseguem “contar carneirinhos”. A culpa é de uma condição rara

Se lhe pedissem para desenhar a sala de estar dos seus avós, conseguiria? Para a maioria das pessoas, certos detalhes são fáceis de visualizar. Para outras, a tarefa seria quase impossível.

Em causa está uma condição rara chamada afantasia, que impede as pessoas de recriar facilmente imagens na sua mente.

“Alguns indivíduos com afantasia relatam que não entendem o que significa ‘contar carneirinhos’ antes de ir para a cama”, disse Wilma Bainbridge, professora assistente de psicologia da Universidade de Chicago, em comunicado.

“Pensavam que era só uma expressão e nunca perceberam até à idade adulta que outras pessoas conseguiam realmente visualizar ovelhas sem as ver”, continuou.

Bainbridge, que é especialista em neurociência da perceção e da memória, decidiu quantificar experimentalmente as diferenças entre indivíduos afantásicos e aqueles com imagens típicas num conjunto específico de tarefas de memória visual.

O objetivo era caracterizar melhor a afantasia, que é pouco estudada, e desvendar as diferenças entre o objeto e a memória espacial.

A investigadora e os colegas mostraram fotografias de três quartos a dezenas de indivíduos com imaginário típico e limitado. Em seguida, pediram aos participantes de ambos os grupos que desenhassem as salas, uma vez de memória e uma vez olhando para a fotografia.

Indivíduos com imaginário típico geralmente desenhavam os objetos mais salientes na sala com uma quantidade moderada de detalhes, como cores e elementos-chave de design.

Indivíduos com afantasia tinham mais dificuldade – os desenhos eram geralmente mais simples e às vezes baseavam-se em descrições escritas. Por exemplo, escrever a palavra “janela” dentro do contorno de uma janela em vez de desenhar as vidraças.

“Uma possível explicação pode ser que, como pessoas com afantasia têm problemas com esta tarefa, contam com outras estratégias, como a codificação verbal do espaço”, disse Bainbridge. “As suas representações verbais e outras estratégias compensatórias podem realmente torná-los melhores a evitar memórias falsas.”

Em contraste, as pessoas com imaginário típico cometeram 14 erros e incluíram regularmente objetos que não estavam nas fotografias – uma pessoa desenhou um piano numa sala de estar que continha apenas uma lareira, cadeiras e um sofá.

Bainbridge disse que isso pode ter acontecido porque estavam a usar as suas memórias visuais de outras salas de estar – algo que pessoas com afantasia não conseguiriam fazer.

Ambos os grupos desenharam mais objetos, não cometeram erros e pontuaram igualmente bem quando usaram as fotografias como referência, sugerindo que a diferença é real e específica da memória – não habilidade artística ou esforço.

O reconhecimento também não é afetado. As pessoas com afantasia sabiam que fotografias de quartos já tinham visto quando mostradas uma segunda vez e também reconhecem familiares e amigos – embora não consigam visualizar seus rostos sem vê-los.

A afantasia só apareceu recentemente como um fenómeno psicológico. Bainbridge disse que isso se deve em parte a pessoas famosas, incluindo Ed Catmull, cofundador da Pixar, e Blake Ross, cofundador do Firefox, que escreveram sobre a sua falta de experiência com imagens visuais, chamando a atenção para a doença.

Este estudo contribui para um crescente corpo de investigações que valida a afantasia como uma experiência e demonstra as principais diferenças entre o objeto e a memória espacial. Bainbridge espera continuar a explorar a afantasia conforme se manifesta no cérebro, usando a ressonância magnética para elucidar alguns dos mecanismos por trás da imaginação em indivíduos típicos e com afantasia.

Este estudo vai ser publicado em fevereiro na revista científica Cortex.

Maria Campos, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.