Gaia. Há uma casa ecológica que custa menos do que um iPhone

Além de ser muito rápida de construir, “Gaia” é muito barata. A casa com 30 metros quadrados só utiliza materiais ecológicos e custa apenas 900 euros.

Não é surpresa para ninguém que os preços da habitação estão a subir à custa da pressão imobiliária. Neste contexto, qualquer alternativa mais barata torna-se relevante.

A empresa italiana Wasp, em colaboração com a RiceHouse, decidiu criar casas de 30 metros quadrados que demoram apenas 10 dias a construir, utilizando uma tecnologia de impressão modular chamada Crane Wasp. Segundo o Observador, este sistema pode ser configurado para construir casas maiores e utilizar cimento ou geopolímeros. Contudo, neste caso, o objetivo é alcançar o mínimo impacto ambiental possível.

Além de ser amiga do ambiente, a nova casa é mais barata do que um iPhone – custa apenas 900 euros e pode ser usada de forma temporária ou como habitação fixa.

A mistura usada para construir a moradia é composta por 25% de solo extraído do local onde a casa será construída (30% de argila, 40% de lodo e 30% de areia), 40% de palha, 25% de casca de arroz e 10% de cal hidráulica. Segundo o site da empresa, todos os “ingredientes” são misturados num moedor antes de serem integrados no sistema de impressão.

“A deposição do material à base de terra bruta, palha e casca de arroz é controlada através de tecidos articulados, capazes de conferir, ao mesmo tempo, solidez construtiva e variação geométrica ao longo de todo o desenvolvimento da parede”, explica a empresa.

A versatilidade do projeto computacional “é possível na prática da construção graças à precisão e velocidade da tecnologia 3D, obtendo geometrias complexas e difíceis de replicar com os sistemas tradicionais de construção”.

Dentro de quatro paredes, a temperatura é mantida sem recurso a aquecedores ou ar condicionado, devido aos materiais utilizados. Além disso, a janela estrategicamente posicionada a sudeste permite o aproveitamento da luz natural ao máximo.

Tiziana Monterisi, CEO de RiceHouse, aponta ainda mais uma vantagem: “as propriedades antissísmicas” dos materiais utilizados.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde.
    OK – a casa, um espaço aberto, circular! E o resto?! Infraestruturas como canalização, electricidade, etc?
    Os meus PARABÉNS à iniciativa, mas já parece a música: “era uma casa muito engraçada… blá, blá, blá”

      • Em Portugal temos uma lei obsoleta de 1951 (RGEU) que ainda é o “pilar principal” que rege a construção neste país; para além de mais uma dezenas de leis e portarias que condicionam e burocratizam os licenciamentos, para além ainda dos burocratas que abundam pelas Câmara Municipais, gentinha que se especializou em dificultar toda e qualquer iniciativa urbanística que não seja do seu agrado o do seu interesse. Assim sendo, caríssimo, não é pois possível licenciar uma habitação com 30m2 de área bruta em Portugal…!!!!

RESPONDER

Estrelas K são os melhores lugares para procurar vida

Na busca por vida para lá da Terra, os astrónomos procuram planetas na "zona habitável" de uma estrela onde as temperaturas são ideais para que a água líquida exista à superfície de um planeta. Uma ideia …

NASA quer construir uma base lunar feita de cogumelos

Os cientistas da NASA estão a explorar uma estratégia peculiar para construir uma base lunar - e outras estruturas fora da Terra. A agência espacial norte-americana quer cultivar as bases no local com cogumelos vivos. Em …

Depois da polémica, Hank Azaria deixa de dar voz a Apu dos "Simpsons"

O ator que dá voz à personagem indiana Apu Nahasapeemapetilon, da série "Os Simpsons", anunciou que vai deixar de o fazer, depois de vários anos de polémica. Segundo a BBC, Hank Azaria anunciou, este fim-de-semana, que …

"Parasite" vence prémio principal do Sindicato dos Atores dos EUA

O filme do realizador sul-coreano Bong Joon-ho venceu, no domingo, o prémio mais importante do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG), tornando-se o primeiro filme em língua estrangeira a receber tal distinção. A comédia negra …

Cientistas criam método inovador para tratamento de lesões agudas da pele

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) de Coimbra desenvolveram um método “inovador e sensível à luz”, que poderá ser útil no tratamento de lesões agudas da pele. Um grupo de investigadores do CNC …

Elon Musk quer enviar 10 mil pessoas a Marte até 2050

O CEO da Space X, Elon Musk, quer construir cem naves por ano e levar pelo menos dez mil pessoas a Marte até 2050, embora os protótipos das naves espaciais Starship ainda estejam sujeitos a …

Como será um iPhone daqui a um milhão de anos? Artista mostra o impacto de lixo eletrónico

https://vimeo.com/386000590 A exposição The World After Us: Imaging techno-aestethic futures tem instalações onde se pode ver a natureza a tomar conta de telemóveis, computadores, tablets e outros dispositivos, mostrando que dificilmente se desintegrarão nos próximos anos. Os …

Marca japonesa acusada de apropriação cultural por perucas de modelos

A marca japonesa Comme Des Garçons foi acusada de apropriação cultural devido às perucas usadas pelos seus modelos caucasianos num desfile na Paris Fashion Week, em França. De acordo com a BBC, as perucas com tranças …

Índia suspende a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop

As autoridades estatais do estado indiano de Maharashtra decidiram suspender a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop, que iria ligar as movimentadas cidades de Bombaim e Pune. O Governo local decidiu não avançar para …

Regina Duarte inicia "período de testes" na Secretaria da Cultura do Brasil

A atriz brasileira afirmou, esta segunda-feira, que iniciou um "período de testes" na Secretaria Especial da Cultura, pasta que foi convidada a liderar após a exoneração de um governante que parafraseou um discurso nazi. "Nós vamos …