FC Porto: Federação de basquetebol não atribuiu derrota por falta de comparência

Pelo menos, para já. Classificação indica que FC Porto e Ovarense só realizaram dois jogos no campeonato.

O FC Porto não apareceu no Arena de Ovar para defrontar a Ovarense, no (suposto) terceiro jogo na Liga de basquetebol para ambas as equipas, mas ainda não há resultado oficial desse “encontro”.

O duelo estava marcado para sábado, em Ovar, onde realmente os portistas estiveram, mas não entraram em campo para jogar, como forma de protesto.

Em Junho, e ainda no rescaldo da polémica e muito contestada final do campeonato diante do Sporting, o FC Porto comunicou que iria continuar a jogar mas, se fosse nomeado alguns dos árbitros dessa final, não iria aparecer no pavilhão em causa.

Os árbitros que estiveram nesse Sporting-FC Porto foram: Fernando Rocha, Paulo Marques e Carlos Santos. Paulo Marques seria um dos árbitros neste Ovarense-FC Porto e, assim, a equipa do Dragão nem iniciou o jogo.

A Federação Portuguesa de Basquetebol, no seu portal, ainda não reagiu a esta atitude. No fim-de-semana publicou o habitual resumo da jornada da Liga e indicou que “a partida entre a Ovarense GAVEX e o FC Porto não se realizou dado que o FC Porto não compareceu na Arena de Ovar”.

Cinco dias depois, não há novidades. Olhando para a classificação oficial, verifica-se que Ovarense e FC Porto continuam com dois jogos realizados.

Manuel Fernandes, presidente da federação, tinha dito ao jornal O Jogo que a entidade “não interfere nem comenta as tomadas de decisão do FC Porto ou de outros clubes” e assegurou que este processo “irá seguir os trâmites normais previstos na regulamentação”.

As regras apontam para uma derrota por 20-0 para a equipa que não aparece para jogar. E seriam zero pontos para o FC Porto e dois para a Ovarense. Mas as contas destes dois clubes continuam como estavam antes do referido episódio.

A Ovarense comunicou que está à espera de uma decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Basquetebol.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.