Exames de código e de condução podem vir a ser filmados por câmaras de vigilância

k-ribou / Flickr

-

A proposta, lançada pela Associação Nacional dos Industriais de Ensino de Condução Automóvel, tem como objetivo acabar com a corrupção e consiste em implementar um sistema de vídeo para controlar os exames de código e de condução.

Em declarações ao Jornal de Notícias, a Associação Nacional dos Industriais de Ensino de Condução Automóvel (ANIECA) revelou que o Governo vai implementar a medida de controlar, através de câmaras de vigilância, os exames de código e de condução.

O projeto foi desenvolvido há seis meses pela Universidade do Minho e a medida, que está prevista na portaria 185/2015 de 23 de junho, entra em vigor já a 14 de setembro.

“Apresentámos o projeto ao secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, que gostou da ideia e, de seguida, ao Instituto da Mobilidade e Transportes que ficou de o desenvolver”, adiantou Fernando Santos, presidente da ANIECA, ao jornal.

Para prevenir eventuais objeções da Comissão Nacional de Proteção de Dados, as provas práticas irão ser gravadas através de um sistema de vídeo mas as identidades do examinador e do examinando serão preservadas.

Já nas salas onde decorrem os exames teóricos, a ANIECA também propôs a colocação das câmaras para impedir ajudas do examinador aos alunos em prova e combater assim a corrupção.

O presidente da ANIECA exige ainda que a identificação dos alunos se faça por métodos biométricos e não pela apresentação do bilhete de identidade ou do cartão do cidadão.

“Conseguimos que fosse proibida a mera apresentação de uma guia, que era facilmente falsificável, e que só fosse aceite o documento original, mas queremos reforçar a autenticidade da identificação do examinando”, explicou ao JN.

A associação já tem os equipamentos necessários mas continua a aguardar a autorização do Governo. Segundo o responsável, a monitorização dos exames deverá ser implementada até ao final do ano.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Que brincadeira gira! Depois vão ver todos os exames, de códugo e de condução, para ver se houve ” ajudas”. 🙂 Sérgio Monteiro gosta de todas as ideias, mesmo que não sejam aplicaveis!

  2. Com tanto corrupto e corrompido que há por aí penso que o melhor será mesmo montar uma câmara de vigilância em cada português mas que não venham estas também já viciadas!

  3. Mais uma palhaçada para nos fazer gastar mais dinheiro….
    Se se preocupassem em fiscalizar alguns centro de exame e escolas onde se diz descaradamente ao aluno que para passar à primeira tem que “comprar o bacalhau” é que era…

RESPONDER

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …

Cientistas russos querem criar a primeira vacina comestível contra a covid-19

O Instituto de Medicina Experimental de São Petersburgo, na Rússia, anunciou o seu plano de concluir dentro de um ano os testes pré-clínicos da primeira vacina comestível do mundo contra o novo coronavírus. Em entrevista à …

Em plena crise política, o país mais pobre das Américas ainda não recebeu nenhuma vacina

Numa altura em que a maior parte dos países já têm o processo de vacinação a decorrer, o governo do Haiti ainda não garantiu uma única dose da vacina contra o coronavírus. O país mais pobre …

Afinal, Leonardo da Vinci não esculpiu o busto de Flora

Está terminada a controvérsia que durou mais de cem anos após a aquisição do Busto de Flora em 1909, por Wilhelm von Bode. A datação por radiocarbono revelou, recentemente, que a obra não foi …

Crise climática "implacável" intensificou-se em 2020, diz relatório da ONU

Houve uma intensificação "implacável" da crise climática em 2020, com a queda temporária nas emissões de carbono devido ao confinamento a ter um impacto pouco significativo nas concentrações de gases de efeito de estufa, revelou …

Já se sabe o que causou a misteriosa "tempestade de asma", que vitimou dez pessoas em 2016

Em 2016, na cidade de Melbourne, aconteceu o evento de "tempestade de asma" mais grave do mundo. Os cientistas descobriram agora o culpado. No dia 21 de novembro de 2016, as urgências de um hospital em …

Carlos César reivindica papel do PS na construção da democracia e no combate à corrupção

O presidente do PS defendeu, esta segunda-feira, que se deveu ao seu partido o aprofundamento da democracia e os avanços no combate à corrupção, embora admitindo desvios", "erros" e "omissões num ou outro momento da …