Exames de código e de condução podem vir a ser filmados por câmaras de vigilância

k-ribou / Flickr

-

A proposta, lançada pela Associação Nacional dos Industriais de Ensino de Condução Automóvel, tem como objetivo acabar com a corrupção e consiste em implementar um sistema de vídeo para controlar os exames de código e de condução.

Em declarações ao Jornal de Notícias, a Associação Nacional dos Industriais de Ensino de Condução Automóvel (ANIECA) revelou que o Governo vai implementar a medida de controlar, através de câmaras de vigilância, os exames de código e de condução.

O projeto foi desenvolvido há seis meses pela Universidade do Minho e a medida, que está prevista na portaria 185/2015 de 23 de junho, entra em vigor já a 14 de setembro.

“Apresentámos o projeto ao secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, que gostou da ideia e, de seguida, ao Instituto da Mobilidade e Transportes que ficou de o desenvolver”, adiantou Fernando Santos, presidente da ANIECA, ao jornal.

Para prevenir eventuais objeções da Comissão Nacional de Proteção de Dados, as provas práticas irão ser gravadas através de um sistema de vídeo mas as identidades do examinador e do examinando serão preservadas.

Já nas salas onde decorrem os exames teóricos, a ANIECA também propôs a colocação das câmaras para impedir ajudas do examinador aos alunos em prova e combater assim a corrupção.

O presidente da ANIECA exige ainda que a identificação dos alunos se faça por métodos biométricos e não pela apresentação do bilhete de identidade ou do cartão do cidadão.

“Conseguimos que fosse proibida a mera apresentação de uma guia, que era facilmente falsificável, e que só fosse aceite o documento original, mas queremos reforçar a autenticidade da identificação do examinando”, explicou ao JN.

A associação já tem os equipamentos necessários mas continua a aguardar a autorização do Governo. Segundo o responsável, a monitorização dos exames deverá ser implementada até ao final do ano.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Que brincadeira gira! Depois vão ver todos os exames, de códugo e de condução, para ver se houve ” ajudas”. 🙂 Sérgio Monteiro gosta de todas as ideias, mesmo que não sejam aplicaveis!

  2. Com tanto corrupto e corrompido que há por aí penso que o melhor será mesmo montar uma câmara de vigilância em cada português mas que não venham estas também já viciadas!

  3. Mais uma palhaçada para nos fazer gastar mais dinheiro….
    Se se preocupassem em fiscalizar alguns centro de exame e escolas onde se diz descaradamente ao aluno que para passar à primeira tem que “comprar o bacalhau” é que era…

RESPONDER

Segurança Social baixa apoios a Recibos Verdes. Maioria só vai receber 219 euros

A fórmula de cálculo definida pelo Governo para o "apoio extraordinário à redução da actividade económica", que é concedido a trabalhadores independentes, os chamados Recibos Verdes, devido ao novo confinamento geral, leva a que muitos …

No primeiro telefonema com um líder estrangeiro, Biden liga a Trudeau

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, falou na sexta-feira com o seu homólogo canadiano, Justin Trudeau, na primeira conversa telefónica com um líder estrangeiro desde que tomou posse na quarta-feira, anunciou a Casa Branca. Os …

PS alarga vantagem sobre PSD. Chega recupera terceiro lugar (mas apenas 1% das mulheres apoia o partido)

Segundo uma sondagem da Pitagórica para o Observador e para a TVI, se as eleições legislativas fossem hoje, o PS teria a preferência de 42,6% dos portugueses. O partido de António Costa continua com grande …

Caso de nova variante é de uma pessoa sul-africana residente em Lisboa

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul detetado ontem em Portugal é de uma pessoa sul-africana, residente em Lisboa, anunciaram as autoridades de saúde “O caso reporta-se a uma pessoa …

Na Rússia, dezenas de pessoas foram presas durante manifestações de apoio a Navalny

Dezenas de pessoas foram presas hoje durante manifestações organizadas na Rússia para exigir a libertação do opositor Alexei Navalny, que está em prisão preventiva, apesar das múltiplas ameaças das autoridades contra os protestos. De Moscovo a …

Arqueólogos egípcios encontram cópia de capítulo do "Livro dos Mortos"

Arqueólogos egípcios encontraram, em Sacara, uma cópia do Capítulo 17 do "Livro dos Mortos" numa zona de túmulos próximos da pirâmide do faraó Teti. De acordo com o site Live Science, que cita um comunicado do …

Senado avalia processo de destituição de Trump na semana de 8 de fevereiro

O Senado norte-americano irá ouvir na semana de 8 de fevereiro os argumentos iniciais do processo de destituição de Donald Trump por incitamento dos recentes motins do Capitólio, anunciou o senador democrata Chuck Schumer. "Todos queremos …

Portugal é o país do mundo com mais mortes. Vacinas da AstraZeneca vão chegar com atraso

Pela primeira vez, desde o início da pandemia da covid-19, Portugal é o país com maior número de vítimas mortais e mais casos de infeção por milhão de habitantes em todo o mundo. Más notícias, …

Fóssil de dinossauro dá novas pistas sobre como estes animais acasalavam

É verdade que já sabemos muitas coisas sobre dinossauros – como eram, o que comiam e a causa da sua extinção. Mas nenhum fóssil nos permitiu ainda perceber coisas tão simples como, por exemplo, em que …

Itália bloqueia TikTok após morte de menina de 10 anos em desafio na rede social

A rede social TikTok foi hoje bloqueada temporariamente em Itália, para utilizadores cuja idade não está confirmada, na sequência da morte de uma menina de 10 anos que participava num desafio naquela plataforma. A Autoridade para …