Exames de código e de condução podem vir a ser filmados por câmaras de vigilância

4

k-ribou / Flickr

-

A proposta, lançada pela Associação Nacional dos Industriais de Ensino de Condução Automóvel, tem como objetivo acabar com a corrupção e consiste em implementar um sistema de vídeo para controlar os exames de código e de condução.

Em declarações ao Jornal de Notícias, a Associação Nacional dos Industriais de Ensino de Condução Automóvel (ANIECA) revelou que o Governo vai implementar a medida de controlar, através de câmaras de vigilância, os exames de código e de condução.

O projeto foi desenvolvido há seis meses pela Universidade do Minho e a medida, que está prevista na portaria 185/2015 de 23 de junho, entra em vigor já a 14 de setembro.

“Apresentámos o projeto ao secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, que gostou da ideia e, de seguida, ao Instituto da Mobilidade e Transportes que ficou de o desenvolver”, adiantou Fernando Santos, presidente da ANIECA, ao jornal.

Para prevenir eventuais objeções da Comissão Nacional de Proteção de Dados, as provas práticas irão ser gravadas através de um sistema de vídeo mas as identidades do examinador e do examinando serão preservadas.

Já nas salas onde decorrem os exames teóricos, a ANIECA também propôs a colocação das câmaras para impedir ajudas do examinador aos alunos em prova e combater assim a corrupção.

O presidente da ANIECA exige ainda que a identificação dos alunos se faça por métodos biométricos e não pela apresentação do bilhete de identidade ou do cartão do cidadão.

“Conseguimos que fosse proibida a mera apresentação de uma guia, que era facilmente falsificável, e que só fosse aceite o documento original, mas queremos reforçar a autenticidade da identificação do examinando”, explicou ao JN.

A associação já tem os equipamentos necessários mas continua a aguardar a autorização do Governo. Segundo o responsável, a monitorização dos exames deverá ser implementada até ao final do ano.

ZAP

4 Comments

  1. Que brincadeira gira! Depois vão ver todos os exames, de códugo e de condução, para ver se houve ” ajudas”. 🙂 Sérgio Monteiro gosta de todas as ideias, mesmo que não sejam aplicaveis!

  2. Com tanto corrupto e corrompido que há por aí penso que o melhor será mesmo montar uma câmara de vigilância em cada português mas que não venham estas também já viciadas!

  3. Mais uma palhaçada para nos fazer gastar mais dinheiro….
    Se se preocupassem em fiscalizar alguns centro de exame e escolas onde se diz descaradamente ao aluno que para passar à primeira tem que “comprar o bacalhau” é que era…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.