/

EUA preparam-se para vacinar crianças a partir dos cinco anos em novembro

1

Michael Reynolds / EPA

Joe Biden, Presidente dos EUA

A Casa Branca pediu aos governadores estaduais dos EUA para se prepararem para vacinar crianças com idades entre os 5 e os 11 anos contra a covid-19. O plano pode começar a ser executado já no próximo mês de novembro.

A indicação surge numa altura em que é previsível que as autoridades farmacológicas dos EUA anunciem a aprovação da vacina da Pfizer para utilização em crianças nessa faixa etária.

A aprovação deve surgir nas próximas semanas, disse fonte da Casa Branca ao NBC News.

A administração Biden já negociou a compra de 65 milhões de doses da vacina que a Pfizer e BioNTech fizeram especificamente para ser dada a crianças, uma espécie de versão pediátrica da vacina.

“Asseguramos o abastecimento e colocaremos em prática um sistema de alocação, pedido e distribuição semelhante ao que usamos para as restantes vacinas”, referiu o coordenador da covid-19 da Casa Branca, Jeff Zients.

Os 65 milhões de vacinas seriam mais do que suficientes para vacinar os 28 milhões de crianças que se calcula serem elegíveis para a vacina, neste grupo etário dos 5 – 11 anos.

As doses, que equivalem a cerca de um terço das que foram administradas a adultos, serão enviadas para milhares de locais, incluindo clínicas pediátricas, médicos de família, hospitais, clínicas de saúde e farmácias inscritas no programa que garante o fornecimento gratuito de vacinas.

Segundo o ABC News, alguns estados também estão a pensar administrar a vacina através das escolas.

Apesar do país mostrar uma grande preocupação em vacinar as crianças, estas ainda são consideradas significativamente menos propensas a apresentar sintomas graves de covid-19.

De acordo com uma pesquisa da American Academy of Pediatrics e da Children’s Hospital Association, menos de 2% dos casos de covid-19 de crianças resultaram em hospitalização.

Ainda assim, as autoridades de saúde alertaram que o aumento repentino de casos nos últimos meses resultou num número alarmante de internamentos entre crianças.

Desde o final de agosto, os EUA relataram mais de 1,1 milhões de casos pediátricos.

Ana Isabel Moura, ZAP //

1 Comment

  1. Que se lixe os direitos das crianças.
    Se não se consegue convencer os adultos a protegerem-se por si mesmo, vamos vacinar as crianças para proteger os adultos da sociedade!!!

    Como uma pandemia e um medo (com algum fundamento, mas não tando quanto nos fazem acreditar) faz com que o bom senso seja posto de lado.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.