Estátua removida. Indígena mexicana no lugar de Colombo

7

Randal Sheppard / Flickr

Estátua de Cristóvão Colombo, no Paseo de la Reforma, na Cidade do México

Uma estátua de Cristóvão Colombo, que foi removida no ano passado da sua posição na via principal da Cidade do México, não será devolvida ao local, informaram as autoridades municipais.

De acordo com a CNN, que cita a presidente da câmara da Cidade do México, Claudia Sheinbaum, a mesma será substituída por uma estátua de uma mulher indígena, em reconhecimento às contribuições dos povos nativos do México.

Sheinbaum, que fez o anúncio no domingo, no Dia da Mulher Indígena, disse que o legado de Colombo tem “duas visões”: uma eurocêntrica e outra que reconhece que existiam civilizações nas Américas antes da sua chegada.

“Devemos-lhes [indígenas] isso e existimos por sua causa. É a história do nosso país e da nossa pátria”, disse a responsável.

A estátua de Colombo encontrava-se no Paseo de la Reforma, a principal avenida da Cidade do México, desde o final do século 19. Em outubro de 2020, foi removida para restauro. Sheinbaum e o Presidente do México, Andres Manuel Lopez Obrador, indicaram na época que foi removida para evitar que os manifestantes a vandalizassem.

Ao invés do “Dia de Colombo”, o país celebra a 12 de outubro o “Dia de la Raza”, feriado no qual os mexicanos reconhecem “a herança mista indígena e europeia do México”, lê-se na Enciclopédia Britânica.

O escultor Pedro Reyes criará uma estátua de uma mulher olmeca. O povo olmeca é considerado uma das primeiras grandes civilizações do que se tornaria o México.

“É muito importante dedicar um monumento às mulheres indígenas e à Terra, porque se alguém pode nos ensinar como cuidar deste planeta, são os nossos povos nativos, e é precisamente isso que devemos aprender novamente”, indicou Reyes, citado pelo mexicano El Universal.

A estátua de Colombo será transferida para o Parque América, um parque no bairro de Polanco, na Cidade do México, informou o mesmo jornal.

ZAP //

7 Comments

  1. Que triste. Os heróis dos países estão a ser ostracizados, não sei em nome de quê… Esta mulher indígena, terá que ver com o México ou com o que era antes de ser México? Que contribuiu ela para o desenvolvimento e modernização do México actual? Não sei se concordo com estas decisões… sinceramente. Seria o mesmo que retirar o D. Afonso Henriques e ir colocar no seu lugar um qualquer visigodo ou outro de povos anteriores ou posteriores da península ibérica, que na realidade não têm a ver com a Portugalidade. Adoro o México, é um país maravilhoso, onde já vivi 2 anos e adorei, mas… não posso concordar com estas decisões…

    • Concordo totalmente.
      Falta cultura e visão histórica.
      Estátuas e outros monumentos nos recordam de pessoas e fatos importantes da história, dificilmente perfeitos mas sempre importantes.
      Cabe aos pais, professores e pessoas em geral apontar os efeitos benéficos e os defeitos em cada caso.
      Uma estátua não é uma aprovação nem a negação de eventuais pontos negativos.
      Os ativistas do momento revelam intolerância e desrespeito para com qualquer pessoa ou fato que os desagrade. Demonstram ser intolerantes, preconceituosos e discriminatórios, tudo o que condenam nos outros.

  2. Isto é apenas uma forma de abafar a história de um país e de um certo racismo contra a mesma, nada impediria de erigirem uma estátua ou milhares delas em homenagem à mulher mexicana se assim o entendem, sem estarem a procurar encobrir o passado do país. Será que se amanhã um jovem indígena perguntar a razão por que existem tantos brancos no país alguém lhes responderá que caíram do céu? Será que os índios são todos boa gente e os brancos o contrário?

  3. Com estas atitudes estúpidas e sem qualquer nexo, esta gente mal formada e a pensar que são os maiores, querem “lavar” a história.
    Nunca o conseguirão. Teriam que queimar todos os livros do mundo e…
    Há que respeitar o passado para se poder seguir em frente.

  4. Concordo com tudo o que foi escrito, mas porquê a mulher indígena tem o dia da mulher num dia diferente das outras mulheres ? a minha opinião é que o mundo está a tornar-se intolerante e radical, e os moderados porque o são, não estão a impor-se, e os radicais estão a ganhar força, é a escola que tem que tratar do assunto, mas, com quem?.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.