Esqueça o Verão. Vem aí trovoada, aguaceiros e até granizo

1

Os próximos dias serão marcados por aguaceiros e trovoadas em Portugal Continental, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) avançou este domingo que a previsão para os próximos dias é de menos calor e mais chuva, com possibilidade de ocorrência de granizo e trovoada.

Em declarações à TSF, a meteorologista Maria João Frada adiantou que “já a partir deste domingo há condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoadas. Hoje ficarão confinados às regiões de norte e centro. Para amanhã, um pouco em todo o território. Na quarta-feira ficarão mais confinados às regiões de centro sul“.

A partir da tarde desta altura, começarão a surgir períodos de céu muito nublado, com possibilidade de aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoada, em especial no interior das regiões Norte e Centro.

Até quarta-feira vai registar-se alguma nebulosidade, sobretudo no território do continente, com abertas, explicou a meteorologista, segundo a qual há condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros que podem ser intensos, eventualmente granizo, acompanhados de trovoada.

O mau tempo pode atingir áreas variadas. Em alguns locais pode até “haver dias razoáveis e sem precipitação, mas em outros locais pode mesmo cair um aguaceiro intenso, eventualmente com granizo e trovoada“.

11 distritos sob aviso amarelo

Onze distritos do norte e centro de Portugal continental estão esta segunda-feira sob aviso ‘amarelo’ devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes, trovoada e granizo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso entre as 11:00 e as 20:00 de hoje. O ‘aviso amarelo’ é o terceiro menos grave de uma escala de três e indica uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da meteorologia.

De acordo com informação disponível no ‘site’, o IPMA prevê para hoje aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoada e granizo, mais prováveis durante a tarde nas regiões do Norte e Centro

As temperaturas não sofrerão alterações significativas, apenas uma “pequena descida” dos valores máximos, que vão oscilar entre os 21ºC na Guarda e os 29º em Santarém.

O vento soprará fraco e haverá neblina ou nevoeiro matinal.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.