Erros de português na lista negra do Fisco encobrem dívidas

Muitos dos nomes que compõem a lista de devedores ao Fisco estão mal escritos, o que faz com que sejam quase impossíveis de encontrar.

A “lista negra” do Fisco foi criada em 2006 por Teixeira dos Santos, então ministro das Finanças, na sequência de uma proposta do CDS-PP, para tentar dissuadir os contribuintes incumpridores.

O objectivo da lista é o de expor publicamente as situações de dívida ao fisco, no pressuposto de que a “vergonha pela exposição pública” estimula o contribuinte a acelerar o pagamento da sua dívida.

No entanto, na prática, a forma errada (e errática) como a Autoridade Tributária regista os nomes na lista ajuda a ocultar os devedores.

Com efeito, basta por exemplo o mesmo nome ser escrito com ou sem acento ou cedilha, para aparecer em posições diferentes na lista.

“É uma falta de cuidado, o que é grave, já que se trata do Estado”, lamenta Edviges Antunes Ferreira, presidente da Associação de Professores de Português, ao Jornal de Notícias.

A Associação de Professores de Português afirma já ter solicitado uma audiência ao presidente da República para denunciar este e outros erros cometidos por entidades públicas.

O Diário Económico ressalva que, apesar dos erros, a pesquisa na lista de devedores ao Fisco não é afetada pela ausência de acentos ou cedilhas. Mais difícil de pesquisar na lista de devedores são as entidades coletivas, já que o nome fiscal das sociedades nem sempre coincide com a marca comercial.

Para que o nome dos devedores seja divulgado no Portal das Finanças, é necessário ter uma dívida ao Fisco de, pelo menos, 7.500 euros.

Em fevereiro de 2016, havia 18 mil gestores na lista negra de devedores às Finanças. Estes administradores e gerentes de empresas representam 68,4% dos contribuintes individuais, num total de 37.042 nomes.

O total de dívidas ao Estado destes 37 mil particulares ascende a 3,79 mil milhões de euros.

Em causa estão, sobretudo, situações de sociedades que não possuem património passível de ser penhorado e que possa pagar dívidas fiscais, coimas e juros acumulados. No mesmo campo, há também casos de sociedades fictícias criadas apenas para encobrir esquemas de evasão fiscal.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério das Finanças, entre 2014 e 2015 a lista de devedores permitiu recuperar cerca de 500 milhões de euros de dívidas fiscais.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. estamos num país da república das bananas .Isto é inadmissível .Empresas, grandes gestores sem pagarem impostos, a dever dinheiro ao Estado e a fazerem grandes vidas .O pobre se dever 200 € de IRS ou outro coisa, vê a sua pobre casa penhorada em menos nada . A mim já me aconteceu ,penhorarem-me a casa e um carro , por ter pago a prestação do IRS , adiantado um mes , ou seja, no penultimo mês paguei a desse mes e do mês seguinte.Até aqui tudo bem, mas no mês seguinte fui penalizada por ter pago antes de tempo…..Isto é ridiculo……só neste país . Agora até parece que os bancos não vão mais fechar as suas portas….não é preciso…. não tememos que os ladrões roubem o pouco dinheirinho que temos,pois eles já moram lá dentro.

  2. São é burros porque o nome não é um bom identificador. E que tal identificarem pelo NIF ou BI? Aí é único.

  3. AAAAhhhhhhh mijo-me a rirrrrr….
    Se o governo é quem ensina e so la trabalham e roubam quem la trabalha, pois são LIÇENÇIADOS.AS,DIPLOMADOS.AS,CATEDRTICOS.AS etcetce pois eles e elas são os.as melhores professores.asççççççççç…
    vai dai,que mais queriam!!????….õ.õiiiiiiiiii-
    Na -CASA ONDE não há PÃO,todos.as RALHAM e ninguem tem RAZÃO–risssssssssss -Em -TERRA de CEGOS.AS, quem tem OLHO é REI-RAINHA –eeheheee….
    Como somos um PAÌS de desenrascas,agora ahahahaha,ii -DESENRASQUEM-SE saahahaiiiiiiiiiiii…. vai-la vai até as BARRACAS CUBATAS ABANAM iiiiiiiiiiiiii……..
    a.g.p.

RESPONDER

Venezuelanos acordam com menos zeros nas suas contas e o país paralisado

Os venezuelanos acordaram hoje com menos zeros nas suas contas bancárias devido à reconversão monetária que se iniciou esta segunda-feira por ordem do Governo, que também decretou o dia como não laboral, razão pela qual …

Pelo menos 13 mortos em sismo nas ilhas indonésias de Lombok e Sumbawa

Pelo menos 13 pessoas morreram na sequência de vários sismos que abalaram as ilhas indonésias de Lombok e Sumbawa, indicou um novo balanço das autoridades locais. O sismo de magnitude 6,9 na escala Richter foi um …

"Vergonha e arrependimento". Papa escreve carta a condenar abusos sexuais

O Papa Francisco publicou, esta segunda-feira, uma carta dirigida a todos os católicos do mundo, condenando o crime de abuso sexual por parte de padres e o seu encobrimento e exigindo responsabilidades. A carta do Papa …

Autópsia confirma que Pedro Queiroz Pereira sofreu um enfarte

A autópsia realizada a Pedro Queiroz Pereira confirma que terá sido um ataque cardíaco que fez o empresário português cair de uma escada com oito degraus. A autópsia realizada esta segunda-feira  que Pedro Queiroz Pereira sofreu …

"Propaganda norte-coreana". Varoufakis, Galamba, PSD e Bloco criticam vídeo de Centeno

O ministro das Finanças e presidente do Eurogrupo está a ser fortemente criticado, da esquerda à direita, pelo vídeo, partilhado esta segunda-feira, no qual aborda a saída da troika da Grécia, depois de oito anos …

Polícias de elite da PSP convocados para trabalhar nas obras

Operacionais da Unidade Especial de Polícia (UEP) da PSP estão a ser chamados para colaborarem como voluntários nas obras de remodelação da messe localizada na Quinta das Águas Livres, em Belas, Sintra. Segundo o Correio da …

Portugueses são dos que menos gastam em viagens turísticas

Os portugueses são dos cidadãos europeus que menos gastam em deslocações de turismo, ao desembolsar em média 136 euros por viagem turística, menos de metade da média da União Europeia, de 336 euros, revelam dados …

Ex-diretor da CIA admite recorrer à Justiça contra Donald Trump

O ex-diretor da CIA John Brennan admitiu neste domingo recorrer à Justiça, depois de o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lhe ter cancelado o acesso a informação confidencial e à Casa Branca. “Se esse é …

Trabalhadores da CGD em greve contra a perda de privilégios

O novo Acordo de Empresa que a Administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD) pretende implementar está a gerar revolta entre os trabalhadores e já levou à convocação de uma greve para sexta-feira, 24 de …

Asia Argento terá pago a jovem ator que a acusou de assédio sexual

A atriz e realizadora italiana terá pago 380 mil dólares para silenciar um jovem ator e músico que a acusa de assédio sexual quando tinha apenas 17 anos. Asia Argento foi uma das primeiras mulheres da …