/

Um erro burocrático tornou traficantes suecos milionários na prisão

As autoridades suecas têm de pagar a três traficantes de droga condenados quase 1,5 milhões de dólares depois de o valor das suas bitcoins ter disparado enquanto estavam na prisão.

A polícia apreendeu 36 bitcoins dos três homens, que foram condenados por vender grandes quantidades de drogas ilegais online em abril de 2019.

O problema começou quando a procuradora Tove Kullberg converteu o montante apreendido em coroas suecas, explica a VICE. Na altura, isso equivalia a cerca de 150 mil dólares. Dois anos depois, o Estado sueco leiloou as bitcoins, após serem avaliadas em 1,5 milhões de dólares.

Como as autoridades multaram os criminosos em coroas suecas, foram necessárias apenas três das 36 bitcoins para cobrir o custo. Agora, o Governo tem que devolver as 33 bitcoins restantes aos traficantes.

Em declarações à Sveriges Radio, a procuradora do caso admitiu que o seu conhecimento sobre Bitcoin era inexistente na altura e que as apreensões de Bitcoin eram um território desconhecido no sistema jurídico sueco.

“Isto levou a consequências que vejo agora, mas não previ na altura”, disse Kullberg. “É uma pena que tenha corrido assim”.

Face a isto, as autoridades suecas anunciaram que vai haver novas orientações legais sobre como lidar com a criptomoeda ainda este outono.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.