/

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

1

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite.

Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um “domingo gordo” no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos do que outros, mas todos interessantes. Eis o programa para este domingo, dia 24 de Outubro.

Ao meio-dia, em França: Nice-Lyon. Duas das melhores equipas francesas actuais em campo. Nice no quarto lugar, com os mesmos pontos do Lyon, sexto classificado.

Meia hora depois, na Bélgica, há um Antuérpia-Brugge. A equipa que está na terceira posição defronta o líder.

À uma hora da tarde, duelo entre “grandes” da Dinamarca: Brondby e Copenhaga. Sexto e segundo classificados em campo.

Às 14 horas, um dérbi de Londres: West Ham-Tottenham. Duas equipas que andam pela Europa nesta época e que lutam por lugares europeus na Premier League: West Ham é sétimo, com os mesmos pontos do sexto Manchester United, logo atrás do Tottenham, quinto classificado.

Centramo-nos na Grécia, à mesma hora: o Volos-AEK não é o duelo mais “atractivo” deste dia mas envolverá duas formações que estão na luta pela liderança – ambas têm menos um ponto do que o líder Olympiacos (que também terá um jogo complicado neste dia, já lá vamos).

Às 14h30, Colónia-Bayer Leverkusen. O Bayer liderava a liga alemã até à jornada passada; é terceiro classificado e vai ao terreno do sétimo, que luta por lugares europeus.

Depois começará um dos três jogos mais aguardados: Barcelona-Real Madrid, a partir das 15h15. O Barcelona pode estar em sétimo (Real é segundo) no campeonato espanhol mas este é sempre um Barcelona-Real Madrid. Mesmo que não haja Messi nem Cristiano.

Pouco depois, às 15h45, arrancará o grande jogo dos Países Baixos: Ajax-PSV. Duas equipas com dezenas de títulos e os dois primeiros classificados do campeonato.

Às 16h30 começa outro dos três jogos mais esperados: Manchester United-Liverpool. Os dois maiores clubes ingleses juntos e dois dos maiores do mundo. United está no sexto lugar, Liverpool no segundo.

José Mourinho entra nestas contas às 17h, quando se iniciar o Roma-Nápoles. O grande da capital italiana está na quarta posição e recebe o líder.

Vizela-Benfica. Pode ser estranho colocar aqui o jogo das 18h; mas este será um momento histórico para o Vizela, que não recebe um “grande” do futebol português, no campeonato, há mais de 30 anos.

Regressamos à Grécia para nos focarmos no Olympiacos: o campeão e líder recebe o PAOK, que (tal como Volos e AEK) tem menos um ponto do que o rival deste domingo.

Mais ao fim da tarde, às 19h45 começa um dos jogos mais aguardados do ano em França: Marselha-PSG. Um histórico do futebol francês, e actual terceiro classificado, recebe o líder do campeonato.

À mesma hora, o terceiro e último dos maiores jogos de domingo: Inter Milão-Juventus. O Inter é terceiro, a Juventus é sétima. Vão encontrar-se os dois últimos campeões nacionais em Itália. Aliás, desde 2005 só numa temporada o campeão não foi, nem o Inter, nem a Juventus.

Voltamos a Espanha para mais um grande jogo: o campeão recebe o líder, ou seja, o Atlético Madrid recebe a Real Sociedad. O duelo vai começar às 20h.

Fechamos o dia com dois grandes jogos no outro lado do Oceano Atlântico. Igualmente às 20h arrancará o Internacional-Corinthians. Dois dos grandes emblemas do Brasil e que estão a tentar finalizar o Brasileirão no top-4, que garante entrada na fase de grupos da Taça Libertadores.

Para fechar, o Chile. Às 20h30 o jantar pode ser acompanhado com uma partida “escaldante” entre Colo-Colo e Universidad Católica. Primeiro e segundo em campo; e quase 50 campeonatos conquistados por estes dois clubes.

Nuno Teixeira, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.