Direcção do PS insiste nas primárias e na legitimidade total do líder

A presidente do PS, Maria de Belém Roseira

A presidente do PS, Maria de Belém Roseira

O secretário nacional do PS para a Organização, Miguel Laranjeiro, frisou hoje que estão marcadas e aprovadas eleições primárias para 28 de setembro e advertiu que um congresso extraordinário, pelos estatutos, não elege nova liderança.

Miguel Laranjeiro falava aos jornalistas, depois de um grupo de 45 deputados do PS ter subscrito um abaixo-assinado a pedir eleições diretas para a escolha do secretário-geral e um congresso extraordinário.

“O que foi aprovado, quer na Comissão Nacional, quer na Comissão Política do PS, foram eleições primárias para o dia 28 de setembro. Estão marcadas e vão ocorrer, aliás com o voto favorável do dr. António Costa”, reagiu Miguel Laranjeiro.

MiguelLaranjeiro / Facebook

O secretário nacional do PS para a Organização, Miguel Laranjeiro

O secretário nacional do PS para a Organização, Miguel Laranjeiro

Nas suas declarações aos jornalistas, o dirigente socialista disse que o seu partido está agora na fase “do debate de ideias”, tendo em vista o processo de escolha do candidato do PS a primeiro-ministro em eleições primárias abertas a simpatizantes.

“Por isso, até estranho que a candidatura de António Costa tenha recusado debates que as televisões já pediram”, declarou, numa alusão à proposta de linhas gerais de regulamento para as eleições primárias.

Mais de metade da bancada do PS pede congresso e eleições

Confrontado novamente pelos jornalistas com o teor do abaixo-assinado subscrito por 45 deputados, pedindo um congresso extraordinário e eleições diretas, Miguel Laranjeiro contrapôs: “O PS decidiu, através da sua Comissão Política, eleições primárias para a escolha do candidato a primeiro-ministro”.

“É isso que vai acontecer”, repetiu o secretário nacional do PS para as questões de Organização, antes de deixar um recado à bancada socialista.

“A bancada do PS deve estar concentrada na oposição ao Governo, que ainda hoje apresentou aqui no parlamento propostas para aumento de impostos no IVA e na taxa social única”, afirmou.

Já sobre a ideia da corrente de António Costa de defender um congresso extraordinário, Miguel Laranjeiro recorreu aos estatutos do seu partido.

“O cargo de secretário-geral é uninominal, sendo eleito por voto direto dos militantes. Portanto, um congresso ordinário ou extraordinário – sendo extraordinário nem sequer é eletivo -, não elege o secretário-geral, que tem toda a legitimidade no exercício do seu cargo”, defendeu o membro da direção do PS.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Porto eleito uma das melhores cidades pequenas do mundo pela Monocle

O Porto foi considerada a nona melhor cidade pequena do mundo para se viver pela revista Monocle. O centro histórico, a gastronomia e as praias foram características destacadas. A revista Monocle elegeu o Porto como uma …

Teoria sugere que os OVNIs são pilotados por humanos que viajam no tempo

https://vimeo.com/386497718 Objetos voadores não identificados (OVNIs) capturaram a atenção do público ao longo das décadas. Uma teoria defende que os pilotos dos OVNIs podem ser os descendentes dos humanos que viajam para o passado para estudar …

Vitória SC 1-2 FC Porto | "Dragão" vence com final louco

O FC Porto venceu o Vitória de Guimarães na Pedreira por 2-1 e é finalista da Taça da Liga portuguesa, marcando encontro com o Sporting de Braga (que venceu o Sporting na terça-feira) na final …

Empresa norte-americana quer recuperar o transmissor do Titanic que lançou as chamadas de socorro

A empresa privada norte-americana RMS Titanic Inc quer remover o equipamento de rádio da empresa Marconi que está entre os destroços do Titanic. A empresa pretende levar a cabo a "remoção cirúrgica" dos aparelhos de …

Luigi di Maio deixa liderança do Movimento 5 Estrelas

O líder do Movimento 5 Estrelas (M5S) demitiu-se da liderança, esta quarta-feira, e apelou a uma refundação do partido italiano, que atravessa uma crise interna e uma série de maus resultados em eleições regionais. Luigi Di …

Nova técnica combina injeções geladas e salgadas para combater a gordura

Uma equipa de cientistas, da Universidade de Harvard e do Hospital Geral de Massachusetts, testou um novo tratamento que derrete a gordura da barriga. A nova técnica, desenvolvida por investigadores da Universidade de Harvard e do Hospital …

Jogadores "imploraram pela vida" em Alcochete

O lateral esquerdo Lumor e o guarda-redes Salin foram ouvidos, esta quarta-feira, na 21.ª sessão do julgamento da invasão à academia leonina. Lumor, que está emprestado pelo Sporting ao Maiorca, de Espanha, foi ouvido através do …

Mais de metade dos jovens escolhe os mesmos empregos

Mais de metade dos adolescentes portugueses querem ter os mesmos empregos e, a nível internacional, muitos jovens escolhem carreiras que exigem qualificações académicas, mas para as quais não pretendem estudar. O maior inquérito que avalia o …

Salvador Sobral entra no filme de Will Ferrell sobre a Eurovisão

Salvador Sobral vai aparecer no filme "Eurovision" e já gravou uma cena com Will Ferrell. O vencedor da Eurovisão em 2017 vai cantar uma canção no filme da Netflix e ainda contracenar com o ator …

Para evitar a desertificação, há uma cidade a vender casas a 1 euro

A cidade de Bisaccia, em Itália, está a vender 90 imóveis por apenas um euro. O compromisso é que os compradores renovem as habitações. A cidade italiana de Bisaccia, no sul da Campânia, em Itália, está …