Direcção do PS insiste nas primárias e na legitimidade total do líder

A presidente do PS, Maria de Belém Roseira

A presidente do PS, Maria de Belém Roseira

O secretário nacional do PS para a Organização, Miguel Laranjeiro, frisou hoje que estão marcadas e aprovadas eleições primárias para 28 de setembro e advertiu que um congresso extraordinário, pelos estatutos, não elege nova liderança.

Miguel Laranjeiro falava aos jornalistas, depois de um grupo de 45 deputados do PS ter subscrito um abaixo-assinado a pedir eleições diretas para a escolha do secretário-geral e um congresso extraordinário.

“O que foi aprovado, quer na Comissão Nacional, quer na Comissão Política do PS, foram eleições primárias para o dia 28 de setembro. Estão marcadas e vão ocorrer, aliás com o voto favorável do dr. António Costa”, reagiu Miguel Laranjeiro.

MiguelLaranjeiro / Facebook

O secretário nacional do PS para a Organização, Miguel Laranjeiro

O secretário nacional do PS para a Organização, Miguel Laranjeiro

Nas suas declarações aos jornalistas, o dirigente socialista disse que o seu partido está agora na fase “do debate de ideias”, tendo em vista o processo de escolha do candidato do PS a primeiro-ministro em eleições primárias abertas a simpatizantes.

“Por isso, até estranho que a candidatura de António Costa tenha recusado debates que as televisões já pediram”, declarou, numa alusão à proposta de linhas gerais de regulamento para as eleições primárias.

Mais de metade da bancada do PS pede congresso e eleições

Confrontado novamente pelos jornalistas com o teor do abaixo-assinado subscrito por 45 deputados, pedindo um congresso extraordinário e eleições diretas, Miguel Laranjeiro contrapôs: “O PS decidiu, através da sua Comissão Política, eleições primárias para a escolha do candidato a primeiro-ministro”.

“É isso que vai acontecer”, repetiu o secretário nacional do PS para as questões de Organização, antes de deixar um recado à bancada socialista.

“A bancada do PS deve estar concentrada na oposição ao Governo, que ainda hoje apresentou aqui no parlamento propostas para aumento de impostos no IVA e na taxa social única”, afirmou.

Já sobre a ideia da corrente de António Costa de defender um congresso extraordinário, Miguel Laranjeiro recorreu aos estatutos do seu partido.

“O cargo de secretário-geral é uninominal, sendo eleito por voto direto dos militantes. Portanto, um congresso ordinário ou extraordinário – sendo extraordinário nem sequer é eletivo -, não elege o secretário-geral, que tem toda a legitimidade no exercício do seu cargo”, defendeu o membro da direção do PS.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Oceanbird: O navio movido a energia eólica que vai revolucionar a indústria da navegação

A transportadora Oceanbird deverá transportar 7 mil carros e será movido a energia eólica, e por isso deverá tornar o processo de deslocação de veículos mais sustentável. De acordo com um relatório do The Driven, um …

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …

Histórico: Filipe Albuquerque vence 24 Horas de Le Mans e sagra-se campeão mundial de LMP2

O português Filipe Albuquerque, da United Autosports, venceu este domingo as 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2, a segunda mais importante, e sagrou-se campeão mundial de resistência a uma corrida do …

Convenção do Chega chumba (duas vezes) lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TikTok anuncia acordo com Oracle e Walmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …