/

Dinamarca 1-2 Bélgica | Magia colectiva anula furacão nórdico

Andreas Skov Olsen, da seleção da Dinamarca, e Thorgan Hazard, da Bélgica

A Bélgica somou hoje o segundo triunfo no Euro2020 de futebol, ao bater a Dinamarca por 2-1, com reviravolta, em encontro da segunda jornada do Grupo B, e juntou-se à Itália nos oitavos de final.

Em Copenhaga, num jogo em que se homenageou Christian Eriksen, Yussuf Poulsen adiantou os anfitriões, aos dois minutos, mas, na segunda parte, os belgas deram a volta ao resultado, com tentos de Thorgen Hazard, aos 54 minutos, e Kevin De Bruyne, aos 70.

Os belgas passaram a contar seis pontos, contra três de Rússia e Finlândia, depois de na quarta-feira os russos terem vencido os finlandeses por 1-0, e nenhum dos dinamarqueses.

“Arrastão” viking surpreende “diabos “vermelhos”

A Dinamarca protagonizou uma entrada em jogo absolutamente arrasadora, com Poulsen a marcar logo aos dois minutos, aquele que foi o golo mais rápido desta edição do Europeu até ao momento e segundo mais rápido de sempre.

Apanhados de surpresa, os belgas perderam de forma clara em todos os aspectos na primeira parte (menos nos cantos e na posse de bola, ainda que com vantagem residual), destacando-se os nove desarmes sofridos, quatro deles no seu meio-campo, e as também nove posses perdidas no seu terço defensivo.

A tendência manteve-se nos segundos 45 minutos, mas um aspecto acima de todos os outros fez a diferença: as mexidas operadas por Roberto Martínez.

De Bruyne, Witsel e Eden Hazard trouxeram a magia e, principalmente, a eficácia ofensiva que estava a faltar aos belgas, que voltaram a ser cilindrados em termos estatísticos (seis remates contra 21, oito acções na área adversária contra 33 ou quatro acções defensivas no meio-campo contrário para 17 dos dinamarqueses), mas foram mais competentes no parâmetro essencial do futebol: o golo.

Melhor em Campo

Só fez 45 minutos… que valeram por 180. A recuperar de lesão, Kevin de Bruyne entrou ao intervalo para dar à Bélgica a acutilância e mestria técnica que lhe estava a faltar no primeiro tempo e cumpriu o objectivo na perfeição: às duas ocasiões flagrantes criadas (uma das quais resultou na assistência para o golo que iniciou a reviravolta belga) juntou dois remates enquadrados (um deles o golo da vitória) e ainda uma eficácia de drible de 100 por cento (cinco tentativas, todas bem sucedidas), resultando num GoalPoint Rating de 7.9.

Destaques da Dinamarca

Højbjerg 7.8 – A assistência para o segundo golo mais rápido da história dos Europeus foi apenas o primeiro de quatro passes para finalização do médio, que se destacou igualmente nas tentativas de drible (cinco, todas bem sucedidas) e nas recuperações de posse (oito). Foi ainda quem somou mais acções com bola (98).

Maehle 6.8 – O lateral-esquerdo dinamarquês destacou-se pela apetência ofensiva, somando três remates (dois enquadrados) e quatro passes para finalização, sendo igualmente o jogador com mais cruzamentos da partida (quatro, dois eficazes) e recuperações de posse (dez).

Damsgaard 5.9 – O menino de 20 anos foi um verdadeiro quebra-cabeças para a defesa belga, totalizando sete tentativas de drible (cinco bem sucedidas) e três remates, mas também quatro acções defensivas no meio-campo adversário.

Destaques da Bélgica

Courtois 6.9 – Com quatro defesas, três das quais a remates desferidos dentro da área belga (e dois a menos de oito metros), o guarda-redes do Real Madrid foi um dos principais responsáveis pela vitória dos “diabos vermelhos”.

Vertonghen 5.9 – O central do Benfica e capitão da Bélgica foi o atleta com mais duelos aéreos defensivos ganhos em todo o jogo (três), registando ainda seis alívios e dois bloqueios de remate.

Eden Hazard 5.4 – A outra arma secreta lançada no segundo tempo: 33 minutos em campo chegaram para fazer a assistência para o golo da vitória, a sua quinta em Europeus – no ranking absoluto já só perde para o lendário chego Karel Poborsky, com seis.

Resumo

 


CLASSIFICAÇÃO DO GRUPOCalendário de Jogos patrocinado por Solverde

Calendário de jogos no Especial ZAP Euro 2020


Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.