Descoberto raptor gigante com penas e asas que era o Ferrari dos dinossauros

DR Kansas University

Ilustração do Dakotarraptor, novo tipo de raptor com asas e penas.

Paleontólogos da Universidade do Kansas, nos EUA, descobriram um novo tipo de dinossauro raptor que tinha penas e asas. O “Ferrari” dos predadores, absolutamente letal, tinha cerca de 6 metros de comprimento.

Os fósseis deste novo espécimen, considerando um dos maiores Raptores encontrados até agora, foram descobertos na zona geológica de Hell Creek, no Dakota do Sul, nos EUA, que é considerada a “casa” dos famosos Tiranossauros rex e dos Triceratops.

Foi a partir desta localidade que os investigadores o baptizaram como Dakotarraptor.

Este novo dinossauro gigante teria cerca de 6 metros de comprimento, conforme explicam os paleontólogos da Universidade do Kansas num artigo publicado na revista científica Paleontological Contributions.

“Era, na verdade, o Ferrari dos competidores“, explica o líder da investigação, Robert DePalma, em declarações divulgadas pelo jornal The Guardian.

“Podia correr muito depressa, podia saltar incrivelmente bem, era ágil e tinha, essencialmente, ganchos de combate nos membros da frente e de trás. Estas garras podiam agarrar-se a qualquer coisa e simplesmente cortá-la em pedaços. Era absolutamente letal“, acrescenta o investigador que encontrou os fósseis e que é curador da colecção de paleontologia do Museu de História Natural de Palm Beach.

“Este raptor do período Cretácico deve ter tido uma morfologia muito leve e, provavelmente, era tão ágil como os terópodes mais pequenos, como o Velociraptor“, explica ainda Robert DePalma no site da Universidade do Kansas.

DR Robert DePalma

“Este novo dinossauro predador também preenche a lacuna do tamanho corporal entre os terópodes pequenos e os grandes tiranossauros que viveram nesta altura”, acrescenta o co-autor do estudo, David Burnham, também em declarações divulgadas pelo mesmo site.

O Dakotarraptor seria demasiado grande para voar e as suas penas de grande dimensão serviriam para proteger os ovos, para se exibir, para intimidar os inimigos e até para manter o equilíbrio.

As penas deste novo tipo de raptor estariam unidas ao nível do antebraço do dinossauro, o que, segundo os investigadores, é um indício de que a incapacidade de voar nesta espécie foi evoluindo até resultar nas aves modernas que voam.

SV, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.