/

Cientistas estão a dar vida ao holodeck, um holograma que você pode tocar

Os cientistas estão cada vez mais perto de tornar o holodeck uma realidade. Investigadores estão a criar um holograma que você pode tocar.

A série Star Trek: The Next Generation apresentou a milhões de pessoas a ideia de um holodeck: uma projeção holográfica 3D realista e imersiva de um ambiente completo com o qual você pode interagir e até tocar.

No século XXI, os hologramas já estão a ser usados de várias maneiras, como sistemas médicos, educação, arte, segurança e defesa. Os cientistas ainda estão a desenvolver maneiras de usar lasers, processadores digitais modernos e tecnologias de deteção de movimento para criar vários tipos diferentes de hologramas que podem mudar a maneira como interagimos.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Glasgow desenvolveu agora um sistema de hologramas através de uma nova tecnologia conhecida como Aerohaptics, criando sensações de toque com jatos de ar. Esses jatos de ar proporcionam uma sensação de toque nos dedos, mãos e pulsos das pessoas.

Com o tempo, isto poderia ser desenvolvido para permitir que você conhecesse um avatar virtual de um colega de trabalho do outro lado do mundo e sentisse o seu aperto de mão. Pode até ser o primeiro passo para construir algo como um holodeck.

Para criar esta sensação de toque, os cientistas usaram peças acessíveis e disponíveis comercialmente para emparelhar gráficos gerados por computador com jatos de ar cuidadosamente direcionados e controlados.

De certa forma, é um passo além da geração atual de realidade virtual, que geralmente requer um dispositivo para fornecer gráficos 3D e luvas inteligentes ou controladores de mão para fornecer feedback tátil, uma estimulação que parece um toque. A maioria das abordagens baseadas em dispositivos vestíveis limita-se a controlar o objeto virtual que está a ser exibido.

Controlar um objeto virtual não dá a sensação que você sente quando duas pessoas se tocam. A adição de uma sensação de toque artificial pode fornecer uma dimensão adicional sem a necessidade de usar luvas para sentir os objetos e, portanto, é muito mais natural.

Usando vidro e espelhos

Este novo estudo usa gráficos que fornecem a ilusão de uma imagem virtual 3D. É uma variação moderna de uma técnica de ilusão do século XIX conhecida como Pepper’s Ghost, que emocionou os espectadores de teatro vitoriano com visões do sobrenatural no palco.

O sistema usa vidro e espelhos para fazer uma imagem bidimensional parecer pairar no espaço sem a necessidade de qualquer equipamento adicional. E o feedback tátil é criado com nada além de ar.

Os espelhos que compõem o sistema são dispostos em forma de pirâmide com um lado aberto. Os utilizadores colocam as mãos pelo lado aberto e interagem com objetos gerados por computador que parecem estar a flutuar no espaço livre dentro da pirâmide. Os objetos são gráficos criados e controlados por um programa de software chamado Unity Game Engine, que costuma ser usado para criar objetos e mundos 3D em videojogos.

Uma das maneiras pelas quais os seus criadores demonstraram as capacidades do sistema Aerohaptic é com uma projeção interativa de uma bola de basquetebol, que pode ser tocada, rolada e driblada de maneira convincente. O feedback de toque dos jatos de ar do sistema também é modulado com base na superfície virtual da bola de basquetebol.

Um vislumbre do futuro

Embora não esperem oferecer uma experiência completa de holodeck de Star Trek num futuro próximo, os cientistas já estão a ir corajosamente em novas direções para adicionar funções adicionais ao sistema.

Em breve, eles esperam ser capazes de modificar a temperatura do fluxo de ar para permitir que os utilizadores sintam as superfícies quentes ou frias. Também estão a explorar a possibilidade de adicionar aromas ao fluxo de ar.

À medida que o sistema se expande e se desenvolve, espera-se que ele encontre usos numa ampla gama de setores. Proporcionar experiências de videojogos mais imersivas sem ter que usar equipamentos pesados é óbvio, mas também poderia permitir videoconferências mais convincentes.

Também pode ajudar os médicos a colaborar no tratamento dos pacientes e fazer com que os pacientes se sintam mais envolvidos e informados no processo. Os médicos podiam ver, sentir e discutir as características das células tumorais e mostrar aos pacientes os planos de um procedimento médico.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.