Cidade perdida na Etiópia pertencia a império rival do de Roma

Ioana Dumitru

Foi encontrada na Etiópia uma cidade perdida há mais de um milénio. Beta Samati pertencia ao Império de Axum, que rivalizava com Império Romano.

Escavações feitas por arqueólogos na Etiópia desvendaram uma antiga cidade que esteve inabitada durante mais de 1400 anos. A cidade pertencia ao poderoso Império de Axum, um reino que dominava o leste do continente africano e que rivalizou com o Império Romano.

“Esta é uma das civilizações antigas mais importantes, mas as pessoas não sabem disso”, diz Michael Harrower, da Universidade Johns Hopkins. “Para além do Egito e do Sudão, é a primeira sociedade complexa ou grande civilização de África“, acrescentou. O estudo foi publicado em dezembro na revista científica Antiquity.

Os especialistas ainda não sabem ao certo como é que esta civilização evoluiu desta forma. O Império de Axum é dono da mais antiga escrita e arquitetura da África Subsariana. Por isso mesmo, os arqueólogos acharam que Yeha, no norte da Etiópia, onde acreditam que a civilização cresceu, guardasse segredos ainda por conhecer.

Harrower e a sua equipa provaram estar certos. Durante as escavações encontraram uma rede de paredes de pedra que restava dos edifícios. Ao contrário do Império Grego e Romano, onde muitos sítios foram explorados e estudados, o Império de Axum ainda tem muito por explorar e descobrir.

Segundo o New Scientist, os investigadores batizaram a cidade de Beta Samati. Jacke Phillips, um dos autores do estudo, realça que é uma descoberta altamente significante. “A maioria dos sítios arqueológicos conhecidos de Axum são escavações antigas, feitas à pressa e mal publicadas segundo os padrões de hoje”, reconhece o arqueólogo.

Os autores do estudo concluíram que Beta Samati existiu num período pré-Axum e esteve inabitada durante a ascensão do Império. Foram encontrados restos de vários edifícios da cidade, nomeadamente aquilo que se pensa ser uma basílica. Axum começou por ter uma religião politeísta, mas durante o século IV foi convertido ao Cristianismo.

Destaque ainda para um anel encontrado, feito de liga de cobre e coberto com uma folha de ouro. No centro, tem uma pedra vermelha com a imagem da cabeça de um touro gravada. “Parece-se muito com um anel romano, exceto pelo estilo da insígnia do touro”, realça Harrower.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “Axum começou por ter uma religião poliglota, mas durante o século IV foi convertido ao Cristianismo.” ???

    Algo de errado não está muito certo nesse contexto…

    -Não seria Politeísta?

RESPONDER

Um escape online. Hotel tailandês oferece excursões virtuais para que crianças possam ver elefantes de perto

Os museus virtuais são uma boa forma de manter as crianças entretidas durante o confinamento. Se essa transmissão em tempo real envolver elefantes em vez de obras de arte, melhor ainda. O Anantara Golden Triangle Elephant …

FBI investiga ligações entre assaltantes do Capitólio e pessoa próxima de Trump

Uma pessoa próxima à presidência norte-americana de Donald Trump terá estado em contacto com o grupo de extrema-direita "Proud Boys" dias antes do ataque ao Capitólio. O FBI concluiu que uma pessoa ligada à presidência norte-americana …

"O terrorismo nunca tem a última palavra." Papa Francisco visita Qaraqosh, a maior cidade cristã do Iraque

A viagem do Papa Francisco pelo Iraque continua. No terceiro dia, Francisco orou pelas vítimas da guerra no Médio Oriente. O Papa Francisco viajou este domingo até Qaraqosh, a maior cidade cristã do Iraque, alvo da …

Pedro Pichardo conquista ouro no triplo salto

O português Pedro Pichardo conquistou, este domingo, o ouro no triplo salto. A medalha foi-lhe garantida no primeiro salto, mas qualquer um dos que se seguiram lhe garantiriam o primeiro lugar. Pedro Pichardo conquistou este domingo …

Inteligência Artificial dá vida a fotos antigas dos seus familiares

Um novo serviço de Inteligência Artificial permite animar fotografias antigas. Pode dar vida a tudo, desde fotos antigas de um familiar a um retrato de uma figura histórica. A empresa MyHeritage lançou um novo serviço chamado …

De "velho" a "enternecedor". As reações dos partidos às críticas de Cavaco Silva

O antigo Presidente da República Aníbal Cavaco Silva teceu duras críticas, este sábado, ao Governo português. PS, PCP e Bloco de Esquerda reagiram. Este sábado, Cavaco Silva deixou duras críticas ao Executivo de António Costa, sublinhando …

Descoberto dinossauro carnívoro que viveu nos Pirenéus há 66 milhões de anos

Cientistas identificaram uma nova espécie de dinossauro carnívoro, que viveu nos Pirenéus há cerca de 66 milhões de anos. De acordo com o canal estatal russo RT, a partir de alguns fósseis encontrados em Conca Dellà, …

Lisboa escolhia aleatoriamente quem vacinar. Task force obrigou-a a usar critério da idade

A Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo era a única do país a chamar utentes para a vacinação contra a covid-19 de forma automática e aleatória. Há cerca de 15 dias, …

Bife criado em laboratório pode resolver um grande problema com a carne

Cientistas criaram um bife em laboratório com a mesma textura que um bife real e com uma maior resistência microbial. O único problema é que não é comestível. Através de ciência regenerativa usada no desenvolvimento de …

"Love in on my side." The Black Mamba vencem o Festival da Canção

Love is on my side, dos The Black Mamba, vai representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em maio, nos Países Baixos. Este sábado, os The Black Mamba venceram a 55.ª edição do Festival da Canção, …