Cidade perdida na Etiópia pertencia a império rival do de Roma

Ioana Dumitru

Foi encontrada na Etiópia uma cidade perdida há mais de um milénio. Beta Samati pertencia ao Império de Axum, que rivalizava com Império Romano.

Escavações feitas por arqueólogos na Etiópia desvendaram uma antiga cidade que esteve inabitada durante mais de 1400 anos. A cidade pertencia ao poderoso Império de Axum, um reino que dominava o leste do continente africano e que rivalizou com o Império Romano.

“Esta é uma das civilizações antigas mais importantes, mas as pessoas não sabem disso”, diz Michael Harrower, da Universidade Johns Hopkins. “Para além do Egito e do Sudão, é a primeira sociedade complexa ou grande civilização de África“, acrescentou. O estudo foi publicado em dezembro na revista científica Antiquity.

Os especialistas ainda não sabem ao certo como é que esta civilização evoluiu desta forma. O Império de Axum é dono da mais antiga escrita e arquitetura da África Subsariana. Por isso mesmo, os arqueólogos acharam que Yeha, no norte da Etiópia, onde acreditam que a civilização cresceu, guardasse segredos ainda por conhecer.

Harrower e a sua equipa provaram estar certos. Durante as escavações encontraram uma rede de paredes de pedra que restava dos edifícios. Ao contrário do Império Grego e Romano, onde muitos sítios foram explorados e estudados, o Império de Axum ainda tem muito por explorar e descobrir.

Segundo o New Scientist, os investigadores batizaram a cidade de Beta Samati. Jacke Phillips, um dos autores do estudo, realça que é uma descoberta altamente significante. “A maioria dos sítios arqueológicos conhecidos de Axum são escavações antigas, feitas à pressa e mal publicadas segundo os padrões de hoje”, reconhece o arqueólogo.

Os autores do estudo concluíram que Beta Samati existiu num período pré-Axum e esteve inabitada durante a ascensão do Império. Foram encontrados restos de vários edifícios da cidade, nomeadamente aquilo que se pensa ser uma basílica. Axum começou por ter uma religião politeísta, mas durante o século IV foi convertido ao Cristianismo.

Destaque ainda para um anel encontrado, feito de liga de cobre e coberto com uma folha de ouro. No centro, tem uma pedra vermelha com a imagem da cabeça de um touro gravada. “Parece-se muito com um anel romano, exceto pelo estilo da insígnia do touro”, realça Harrower.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “Axum começou por ter uma religião poliglota, mas durante o século IV foi convertido ao Cristianismo.” ???

    Algo de errado não está muito certo nesse contexto…

    -Não seria Politeísta?

RESPONDER

Alemanha tem provas materiais de que Maddie está morta

As autoridades alemãs têm provas materiais de que Madeleine McCann está morta, garante o porta-voz da Procuradoria de Braunschweig, Hans Christian Wolters, à RTP. Apenas está por provar o envolvimento de Christian Brueckner no homicídio …

BE quer que direito das grávidas a acompanhante seja respeitado

O Bloco de Esquerda (BE) quer que as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre gravidez e parto no âmbito da covid-19 sejam revistas para que o direito das mulheres grávidas a estarem acompanhadas seja …

Proposta do PCP para passar Novo Banco para esfera pública foi chumbada

A recomendação ao Governo proposta pelo PCP para reverter da venda do Novo Banco, transferindo-o para a esfera pública, foi hoje chumbada no parlamento com os votos contra de PS, PSD, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal …

Trump ataca voto por correspondência. Resultados podem não ser "determinados de forma precisa"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou na quinta-feira no Twitter os ataques ao voto por correspondência nas eleições de novembro, ao que a rede social reagiu ligando duas das suas mensagens a informação verificada …

Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras. Segundo noticiou esta …

Recomendação do PS para tarifa social de Internet sem oposição (mas partidos querem mais)

A recomendação do PS ao Governo para que crie uma tarifa social de acesso à Internet não mereceu esta quinta-feira oposição de nenhuma bancada, mas foram vários os partidos que defenderam a necessidade de “ir …

Ex-deputado PS acusado de uso abusivo de viaturas da Câmara de Barcelos

O Ministério Público acusou de peculato e abuso de poderes o ex-deputado socialista Domingos Pereira, pela alegada utilização de viaturas do município de Barcelos para deslocações de e para a Assembleia da República. Segundo nota publicada …

Quim Torra acusa Governo espanhol de tentar "excluir um presidente no meio de uma pandemia"

Um recurso do presidente separatista catalão Quim Torra contra uma condenação por desobediência que pode afastá-lo do exercício de cargos públicos durante ano e meio foi analisado na quinta-feira pelo Supremo Tribunal de Espanha. Antes …

Cinco anos depois, Volkswagen nega reembolso a 125 mil portugueses lesados

A marca alemã Volkswagen respondeu à Deco Proteste, cinco anos após o caso "dieselgate", informando que não irá indemnizar mais consumidores, tendo em vista os processos judiciais em curso. Segundo noticiou esta sexta-feira a Madremedia, em …

Novo recorde em cinco meses. Mais 780 casos por covid-19 em Portugal

Portugal regista mais seis mortos e 780 casos de infeção por covid-19 esta sexta-feira, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Os números revelados no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde …