António Cotrim / Lusa

Uma sondagem da Aximage, a primeira depois do congresso do CDS, mostra uma queda na popularidade de António Costa e do PS e o maior resultado para os democratas-cristãos desde 2014.
De acordo com a mais recente sondagem da Aximage para o Negócios, nas próximas legislativas António Costa vai conseguir continuar a liderar, mas ainda não sem o apoio de outras forças parlamentares, situando-se agora mais longe da maioria absoluta.
Nas intenções de voto, o PS está pior do que há um ano, com a situação a piorar nos últimos dois meses: 38% têm agora intenção de votar PS, contra 39,2% em março e 40,6% em fevereiro. Há um ano, as intenções de voto chegavam aos 42%.
Por outro lado, o deslize do partido que encabeça o Governo foi mal aproveitado pelo principal partido da oposição, já que o PSD escorregou para os 26,7%.
Quem se tem assumido como um verdadeiro partido de oposição e aproveitado os momentos fracos, quer do PS, quer do PSD, é o CDS.
Depois de, no congresso, a líder Assunção Cristas ter assumido a ambição de transformar os democratas-cristãos no maior partido da direita em Portugal, as intenções de voto no CDS subiram de 5,4% para 7%, o configura o valor mais alto dos últimos quatro anos.
Apesar desta trajetória, o CDS continua a ocupar o quinto lugar na lista das forças políticas portuguesas.
Segundo o Negócios, quanto aos partidos de esquerda que suportam o Governo de António Costa, pouco ou nada mudou no último mês. O barómetro da Aximage aponta que o Bloco mantém-se como a terceira força política com 10% dos votos, um valor igual ao score de março, ao passo que o PCP sobe 0,3 pontos para 7,7%.
Governo perde força
Para o Governo, os dados também são desanimadores, com o registo de um aumento no número de portugueses que se mostra desapontado com o desempenho do Executivo – aumento de 8,6% em abril do ano passado para 11,2%.
Há um ano, metade dos inquiridos (48%) dizia que o Governo estava a governar acima das expectativas. Agora, o número baixa para os 44%.
A combinação destes efeitos reflete-se no índice de expectativas calculado pela Aximage que caiu em abril para 56 pontos e que contrasta com os 62 pontos de há um ano. Esta quebra em abril pôs fim a uma tendência de recuperação que se verificava desde o início do ano, depois de em dezembro ter atingido o valor mais baixo dos últimos tempos.
A nível individual, o primeiro-ministro António Costa também acusa comportamento idêntico. De 0 a 20, este mês, o líder dos socialistas é avaliado com 13,7, nota inferior aos 14,9 registados há um ano e aos 15,6 registados em junho – a classificação mais elevada de António Costa.
Os portugueses mostram-se menos confiantes em António Costa como primeiro-ministro. É verdade que continua, de longe, a ser o político preferido para ocupar o cargo de primeiro-ministro e não perde para o líder do maior partido da oposição, Rui Rio, que também cai na confiança dos inquiridos.
Agora, são 61,8% os portugueses que dizem confiar mais em António Costa para chefe do Governo, uma percentagem que era de 64,1% há dois meses e de 67,5% em Abril de 2017.
Rui Rio também perde pontos no barómetro de confiança dos eleitores, somando apenas 26,4%.
Como o próprio CDS diz: As sondagens valem o que valem… Eu acrescento: NADA!
Sondagens e eleições servem para enganar papalvos, se as eleições mudassem fosse o que fosse já teriam sido há muito proibidas
Ahahahahahah o CDS? mas esta malta julga que pessoal como gelados com a testa?
Tu deves comer. Pela forma como escreves é provável que não os comas só com a testa. Alguns também devem entrar por outros orifícios.
Amigo, não esperava um insulto pessoal a este comentario. No entanto, se distribuir insultos servir para poupar os seus orificios de algum tipo de sofrimento, força,
O CDS é o partido da comédia… muito bom!!!
E a senhora a Palhaça…
E a Bea… A crente!
Antes isto do que ser o partido do saque. Passe bem sua palonsa!
E o CDS é o quê? Se acusa um de saque (seja ele qual for) não se esqueça de acusar os outros, pois TODOS têm responsabilidades!!!… Palonso…
CDS só 7%? As pessoas gostam de ser exploradas só pode. Foi a Assunção Cristas a fazer o contrato danoso de um SIRESP que nao funcionava por 450 milhoes de euros?
Realmente, Joaquim… Seria imensamente preferível ter como primeira-ministra a “santinha” que assinou de cruz a resolução do BES que já custou aos portugueses 17 MIL milhões de euros (e pode chegar aos 25 mil milhões)! Cinquenta vezes melhor!
E também foi Ministra da Agricultura por isso o SIRESPO também lhe passou pelas mãos…
Sim. E foi o Costa a fazer o contrato inicial com o SIRESP. Ahhh e foi igualmente o Costa a comprar os KAMOV contra todas as opiniões técnicas na altura. Passa bem ó palonso
Parece que tens razão relativamente ao SIRESP, mas… Os Kamov serão SEMPRE uma boa opção porque são os melhores veiculos aéreos para combate a incêndios. Fez muito bem! “contra todas as opiniões técnicas na altura” Deviam ser engenheiros com curso tirado ao domingo…
Esta sondagem encomendada pelo Negócios e, mais do que isso, as “interpretações” e os “bold´s” usados pelo artigo acima parecem anunciar uma “grande subida” das intenções de voto no CDS.
É, de facto, pois passa de 5.4% para 7%, ou seja, a continuação de um “excelente” 5º lugar, abaixo do Bloco de Esquerda!!!
Por outras palavras, quer gostem ou não, o CDS continua a pesar menos do que o PCP e o BE nas preferências dos portugueses…
Cds???? A única coisa boa que saiu de lá foi a birra do amuado do Portas.
Tradução : “o PS afunda” = desce 1,2, “o CDS dispara” = sobe 1,6 …
O “disparo” do CDS deve ser um tiro nos pés (para quem ambiciona ser primeira ministra) e o “afundanço” do PS fica 13% acima do PSD . Raios partam este jornalismo dos exageros …
hahahahahahahahahaha
Grande resposta! Muito bom!
Grande afundanço!!!! 🙂
Tudo bem menos o tiro que não foi nos pés foi mais acima ali à altura das virilhas.
Pobre CDS!
Este partido só serve para ser muleta do PSD, este partido não ganha eleições!
Os portugueses devem fazer o voto útil, e o voto útil é votar no PSD para podermos derrotar a esquerda!
Vamos todos votar PSD.
O voto útil é votar em branco. Isso sim é que é útil à democracia.
No dia em que a maioria dos Portugueses decidirem ir às urnas votar em Branco os políticos finalmente vão perceber a mensagem.
Tem a noção que disse uma grande parvoíce, não?
Davas bem para humorista
Vamos todos votar no PSD?.. Só quem tiver memória curta, ou aqueles, que têm alguma ligação ao partido e ainda esperam arranjar um tacho.
PSD, nunca mais, já era!!!
Sim, eu vou votar no PSD, tal como votei nas últimas eleições. Perante a realidade portuguesa é sem sombra de dúvidas a melhor opção e a mais equilibrada. Aliás, nas últimas eleições, das opções existentes, foi precisamente a representada pelo PSD/CDS que obteve o maior número de votos dos portugueses.
O que os portugueses nunca mais esquecerão é o maior ladrão que a política teve, o famoso 44, e também jamais esquecerão o tempo perdido com esta geringonça, que mais parece uma extensão de um sindicato da função pública.
Uiiii, se vamos falar de ladrões, não é apenas o Sócrates com toda a certeza.
É transversal a todos os partidos, essencialmente os chamados do arco do poder!!!
Sim, concordo.
Infelizmente esta é uma realidade transversal a todo o espectro político. E até vou mais longe: quer aos partidos do arco do poder quer aos outros (a diferença é que os outros ainda não tiveram oportunidade de roubar…).
O que quis dizer é que, até ao momento, o LADRÃO 44 foi aquele que sabemos que mais roubou. Pode ser que no futuro venhamos a saber mais coisas.
“O que quis dizer é que, até ao momento, o LADRÃO 44 foi aquele que sabemos que mais roubou.” Mas como raio sabe isso? Sabe quanto roubou o Cavaco? O Durão? O Guterres?… O Passos/Portas?
Vote no PSD ou onde quiser. Mas vote!… Mas deixe de dizer disparates.
Por isso é que o indiano Costa e o palhaço ministro da saúde, foram hoje para o terreno, dar alguns sorrisos e beijocas ! Mas o Ministro da Saúde foi surpreendido com contestação popular.
Já é tempo de ser ministro ou ir para a rua.
Estes geringonceiros estão a tornar o país num Portugal estrangulado, um Portugal de mínimos, sobretudo na saúde (onde o caos está instalado) e também na educação, onde os professores manifestam já um estado de esgotamento. No espaço de 1 mês são cerca de 7000 atestados médicos apresentados. Que caminho de estrangulamento é este ? Para onde nos levam esta seita gizada no Parlamento ?
E esses cromos não foram limpar matas??
Onde estava durante os 4 anos e meio de Casamento Passo/Portas? Deve ter estado a dormir. Se calhar esqueceu-se da saída em massa de portugueses para o estrangeiro… Se calhar sairam porque a vida em Portugal era excelnete, não?
Eh, pá… Esqueci-me que não devo “dialogar” com racistas de mer…
Memória curta é daqueles que tentam encobrir que o que desgraçou este país foi a bancarrota socialista (Sócrates) que ainda hoje se manifesta. E Costa fez parte desse governo. Aliás, esta foi a 3ª bancarrota socialista !
Ao governo que se seguiu calhou-lhe a fava deste desastre, um país hipotecado a quem nos emprestou, rapidamente, 80 mil milhões de euros, para o podermos salvar. É esta amnésia que tanto nos condena !
Foi ó palhaço? E anteriormente? O partido dos teu amiguinhos laranjinhas é sem dúvida um exemplo de governação. Parece que só governou uma vez e com a troika. A fava do BPN e BES foi criada por eles próprios mas não comeram a fava….
Desaparece!Faccioso ridículo!
Derrotar a esquerda… Sim, porque vimos bem o que a direita fez… Mas estou de acordo consigo quanto ao voto útil. Melhor ainda! Ir votar!
Isto – título da ” notícia” – é INFORMAÇÃO ???
Realmente, grande “disparado”!!
Hahahahaa!…
Os portugueses são um pouco distraídos, mas não exageremos (ainda não estamos como na América do Trampa)…
O CDS está muito bem em 5º lugar; já lhe basta o 1º lugar na retórica e na demagogia!!
O que se pode esperar do partido da igreja e dos advogados?!
Pois, boa coisa não é!…
Esperem pela sondagem da eurosondagens (do PS) e vão ver como o dito cujo está nos píncaros!!
Já nas últimas eleições legislativas a Eurosondagem dava a vitória ao indiano Costa e este acabou derrotado. É inacreditável um partido ter uma pseudo empresa de sondagens que iludem o povo a seu belo prazer. Nisto e bancarrotas são especialistas.
A eurosondagens só serve para enganar parolos. Quando o pateta de candidatou a presidente punham sempre o bochechas à frente. E quando se está muito longe de eleições é tudo cozinhado à maneira deles. Nas vésperas é que já não têm essa lata, porque dava muito nas vistas!!! Quem não os conhecer…
Só um reaparo: O Costa é português e não indiano.
“Nascido na freguesia de São Sebastião da Pedreira em Lisboa” Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_Costa
O senhor… é português?
Mas quem confia em gente dessa que só têm inteligência para roubar o. Pão da boca de quem trabalha para vender os amigos por 7% do valor como fizeram comigo mesmo depois de nos ter dito que não precisa fazer mais sacrifício governamos com as gorduras , mentirosos filhos do diabo arradense endemoniados da maçonaria santanica fanáticos por dinheiro nem mais os podemos aceitar
Não será mais uma sondagem da Universidade Católica? CDS – Católica – Cristas – Crentes … Só pode. Acho que as pessoas não terão memória curta, pois essa senhora quando esteve no governo era das que mais mandava cortar, e que tínhamos de ir de encontro da tróica … Agora quer que a tróica volte?
Uau, subiu o rating do CDS. Estava abaixo de lixo, e finalmente, agora é lixo!
Parece afastada a hipótese de uma maioria absoluta do PS o que é bom, porque o PS com maioria absoluta é igual ao PSD. O CDS não “dispara” coisa nenhuma: para “disparar” teria pelo menos que ultrapassar o BE ou o PCP. Falta afastar o fantasma de um novo Bloco Central: com os eleitores fartos de políticas neoliberais, seria o suicídio do PS, mas nada garante que o instinto de sobrevivência esteja a funcionar bem por essas bandas.
…algumas sondagens valem do que valem.
“as intenções de voto no CDS subiram de 5,4% para 7%, o configura o valor mais alto dos últimos quatro anos.”
É curioso ver que aproximadamente um ano depois os resultados “subiram” de 5,4% para 4.25%.
Só contaram para você, conhecia muitos CDS, agora nem um, não é na maternidade que o chega está a crescer, a bota tem de bater com a Perdigota, mas para estes inventores ou criadores de sonhos a gente passou a andar aos encontroes aos CDS são como a chuva.