Sondagem. CDS dispara enquanto Governo se afunda

António Cotrim / Lusa

Uma sondagem da Aximage, a primeira depois do congresso do CDS, mostra uma queda na popularidade de António Costa e do PS e o maior resultado para os democratas-cristãos desde 2014.

De acordo com a mais recente sondagem da Aximage para o Negócios, nas próximas legislativas António Costa vai conseguir continuar a liderar, mas ainda não sem o apoio de outras forças parlamentares, situando-se agora mais longe da maioria absoluta.

Nas intenções de voto, o PS está pior do que há um ano, com a situação a piorar nos últimos dois meses: 38% têm agora intenção de votar PS, contra 39,2% em março e 40,6% em fevereiro. Há um ano, as intenções de voto chegavam aos 42%.

Por outro lado, o deslize do partido que encabeça o Governo foi mal aproveitado pelo principal partido da oposição, já que o PSD escorregou para os 26,7%.

Quem se tem assumido como um verdadeiro partido de oposição e aproveitado os momentos fracos, quer do PS, quer do PSD, é o CDS.

Depois de, no congresso, a líder Assunção Cristas ter assumido a ambição de transformar os democratas-cristãos no maior partido da direita em Portugal, as intenções de voto no CDS subiram de 5,4% para 7%, o configura o valor mais alto dos últimos quatro anos.

Apesar desta trajetória, o CDS continua a ocupar o quinto lugar na lista das forças políticas portuguesas.

Segundo o Negócios, quanto aos partidos de esquerda que suportam o Governo de António Costa, pouco ou nada mudou no último mês. O barómetro da Aximage aponta que o Bloco mantém-se como a terceira força política com 10% dos votos, um valor igual ao score de março, ao passo que o PCP sobe 0,3 pontos para 7,7%.

Governo perde força

Para o Governo, os dados também são desanimadores, com o registo de um aumento no número de portugueses que se mostra desapontado com o desempenho do Executivo – aumento de 8,6% em abril do ano passado para 11,2%.

Há um ano, metade dos inquiridos (48%) dizia que o Governo estava a governar acima das expectativas. Agora, o número baixa para os 44%.

A combinação destes efeitos reflete-se no índice de expectativas calculado pela Aximage que caiu em abril para 56 pontos e que contrasta com os 62 pontos de há um ano. Esta quebra em abril pôs fim a uma tendência de recuperação que se verificava desde o início do ano, depois de em dezembro ter atingido o valor mais baixo dos últimos tempos.

A nível individual, o primeiro-ministro António Costa também acusa comportamento idêntico. De 0 a 20, este mês, o líder dos socialistas é avaliado com 13,7, nota inferior aos 14,9 registados há um ano e aos 15,6 registados em junho – a classificação mais elevada de António Costa.

Os portugueses mostram-se menos confiantes em António Costa como primeiro-ministro. É verdade que continua, de longe, a ser o político preferido para ocupar o cargo de primeiro-ministro e não perde para o líder do maior partido da oposição, Rui Rio, que também cai na confiança dos inquiridos.

Agora, são 61,8% os portugueses que dizem confiar mais em António Costa para chefe do Governo, uma percentagem que era de 64,1% há dois meses e de 67,5% em Abril de 2017.

Rui Rio também perde pontos no barómetro de confiança dos eleitores, somando apenas 26,4%.

CF, ZAP //

PARTILHAR

44 COMENTÁRIOS

    • Tu deves comer. Pela forma como escreves é provável que não os comas só com a testa. Alguns também devem entrar por outros orifícios.

      • Amigo, não esperava um insulto pessoal a este comentario. No entanto, se distribuir insultos servir para poupar os seus orificios de algum tipo de sofrimento, força,

  1. CDS só 7%? As pessoas gostam de ser exploradas só pode. Foi a Assunção Cristas a fazer o contrato danoso de um SIRESP que nao funcionava por 450 milhoes de euros?

    • Realmente, Joaquim… Seria imensamente preferível ter como primeira-ministra a “santinha” que assinou de cruz a resolução do BES que já custou aos portugueses 17 MIL milhões de euros (e pode chegar aos 25 mil milhões)! Cinquenta vezes melhor!

    • Sim. E foi o Costa a fazer o contrato inicial com o SIRESP. Ahhh e foi igualmente o Costa a comprar os KAMOV contra todas as opiniões técnicas na altura. Passa bem ó palonso

      • Parece que tens razão relativamente ao SIRESP, mas… Os Kamov serão SEMPRE uma boa opção porque são os melhores veiculos aéreos para combate a incêndios. Fez muito bem! “contra todas as opiniões técnicas na altura” Deviam ser engenheiros com curso tirado ao domingo…

  2. Esta sondagem encomendada pelo Negócios e, mais do que isso, as “interpretações” e os “bold´s” usados pelo artigo acima parecem anunciar uma “grande subida” das intenções de voto no CDS.
    É, de facto, pois passa de 5.4% para 7%, ou seja, a continuação de um “excelente” 5º lugar, abaixo do Bloco de Esquerda!!!
    Por outras palavras, quer gostem ou não, o CDS continua a pesar menos do que o PCP e o BE nas preferências dos portugueses…

  3. Tradução : “o PS afunda” = desce 1,2, “o CDS dispara” = sobe 1,6 …
    O “disparo” do CDS deve ser um tiro nos pés (para quem ambiciona ser primeira ministra) e o “afundanço” do PS fica 13% acima do PSD . Raios partam este jornalismo dos exageros …

  4. Pobre CDS!
    Este partido só serve para ser muleta do PSD, este partido não ganha eleições!
    Os portugueses devem fazer o voto útil, e o voto útil é votar no PSD para podermos derrotar a esquerda!
    Vamos todos votar PSD.

    • O voto útil é votar em branco. Isso sim é que é útil à democracia.
      No dia em que a maioria dos Portugueses decidirem ir às urnas votar em Branco os políticos finalmente vão perceber a mensagem.

    • Vamos todos votar no PSD?.. Só quem tiver memória curta, ou aqueles, que têm alguma ligação ao partido e ainda esperam arranjar um tacho.
      PSD, nunca mais, já era!!!

      • Sim, eu vou votar no PSD, tal como votei nas últimas eleições. Perante a realidade portuguesa é sem sombra de dúvidas a melhor opção e a mais equilibrada. Aliás, nas últimas eleições, das opções existentes, foi precisamente a representada pelo PSD/CDS que obteve o maior número de votos dos portugueses.
        O que os portugueses nunca mais esquecerão é o maior ladrão que a política teve, o famoso 44, e também jamais esquecerão o tempo perdido com esta geringonça, que mais parece uma extensão de um sindicato da função pública.

        • Uiiii, se vamos falar de ladrões, não é apenas o Sócrates com toda a certeza.
          É transversal a todos os partidos, essencialmente os chamados do arco do poder!!!

          • Sim, concordo.
            Infelizmente esta é uma realidade transversal a todo o espectro político. E até vou mais longe: quer aos partidos do arco do poder quer aos outros (a diferença é que os outros ainda não tiveram oportunidade de roubar…).
            O que quis dizer é que, até ao momento, o LADRÃO 44 foi aquele que sabemos que mais roubou. Pode ser que no futuro venhamos a saber mais coisas.

            • “O que quis dizer é que, até ao momento, o LADRÃO 44 foi aquele que sabemos que mais roubou.” Mas como raio sabe isso? Sabe quanto roubou o Cavaco? O Durão? O Guterres?… O Passos/Portas?
              Vote no PSD ou onde quiser. Mas vote!… Mas deixe de dizer disparates.

        • Por isso é que o indiano Costa e o palhaço ministro da saúde, foram hoje para o terreno, dar alguns sorrisos e beijocas ! Mas o Ministro da Saúde foi surpreendido com contestação popular.
          Já é tempo de ser ministro ou ir para a rua.
          Estes geringonceiros estão a tornar o país num Portugal estrangulado, um Portugal de mínimos, sobretudo na saúde (onde o caos está instalado) e também na educação, onde os professores manifestam já um estado de esgotamento. No espaço de 1 mês são cerca de 7000 atestados médicos apresentados. Que caminho de estrangulamento é este ? Para onde nos levam esta seita gizada no Parlamento ?

          • Onde estava durante os 4 anos e meio de Casamento Passo/Portas? Deve ter estado a dormir. Se calhar esqueceu-se da saída em massa de portugueses para o estrangeiro… Se calhar sairam porque a vida em Portugal era excelnete, não?

            Eh, pá… Esqueci-me que não devo “dialogar” com racistas de mer…

      • Memória curta é daqueles que tentam encobrir que o que desgraçou este país foi a bancarrota socialista (Sócrates) que ainda hoje se manifesta. E Costa fez parte desse governo. Aliás, esta foi a 3ª bancarrota socialista !
        Ao governo que se seguiu calhou-lhe a fava deste desastre, um país hipotecado a quem nos emprestou, rapidamente, 80 mil milhões de euros, para o podermos salvar. É esta amnésia que tanto nos condena !

        • Foi ó palhaço? E anteriormente? O partido dos teu amiguinhos laranjinhas é sem dúvida um exemplo de governação. Parece que só governou uma vez e com a troika. A fava do BPN e BES foi criada por eles próprios mas não comeram a fava….
          Desaparece!Faccioso ridículo!

    • Derrotar a esquerda… Sim, porque vimos bem o que a direita fez… Mas estou de acordo consigo quanto ao voto útil. Melhor ainda! Ir votar!

  5. Realmente, grande “disparado”!!
    Hahahahaa!…
    Os portugueses são um pouco distraídos, mas não exageremos (ainda não estamos como na América do Trampa)…
    O CDS está muito bem em 5º lugar; já lhe basta o 1º lugar na retórica e na demagogia!!
    O que se pode esperar do partido da igreja e dos advogados?!
    Pois, boa coisa não é!…

    • Já nas últimas eleições legislativas a Eurosondagem dava a vitória ao indiano Costa e este acabou derrotado. É inacreditável um partido ter uma pseudo empresa de sondagens que iludem o povo a seu belo prazer. Nisto e bancarrotas são especialistas.

      • A eurosondagens só serve para enganar parolos. Quando o pateta de candidatou a presidente punham sempre o bochechas à frente. E quando se está muito longe de eleições é tudo cozinhado à maneira deles. Nas vésperas é que já não têm essa lata, porque dava muito nas vistas!!! Quem não os conhecer…

  6. Mas quem confia em gente dessa que só têm inteligência para roubar o. Pão da boca de quem trabalha para vender os amigos por 7% do valor como fizeram comigo mesmo depois de nos ter dito que não precisa fazer mais sacrifício governamos com as gorduras , mentirosos filhos do diabo arradense endemoniados da maçonaria santanica fanáticos por dinheiro nem mais os podemos aceitar

  7. Não será mais uma sondagem da Universidade Católica? CDS – Católica – Cristas – Crentes … Só pode. Acho que as pessoas não terão memória curta, pois essa senhora quando esteve no governo era das que mais mandava cortar, e que tínhamos de ir de encontro da tróica … Agora quer que a tróica volte?

  8. Parece afastada a hipótese de uma maioria absoluta do PS o que é bom, porque o PS com maioria absoluta é igual ao PSD. O CDS não “dispara” coisa nenhuma: para “disparar” teria pelo menos que ultrapassar o BE ou o PCP. Falta afastar o fantasma de um novo Bloco Central: com os eleitores fartos de políticas neoliberais, seria o suicídio do PS, mas nada garante que o instinto de sobrevivência esteja a funcionar bem por essas bandas.

RESPONDER

Marcelo Rebelo de Sousa promulgou a nova lei da paridade (mas com alguns parêntesis)

O Presidente da República promulgou a nova Lei da Paridade. A lei estabelece que as listas para a Assembleia da República, para o Parlamento Europeu e para as autarquias locais têm de assegurar a representação …

Cientistas descobrem o que provocou três eras glaciais na Terra

Cientistas estadunidenses calcularam que um evento geológico repetido deu origem às três últimas eras glaciais no nosso planeta, a última das quais ainda mantém o seu gelo nas regiões polares. Segundo a revista Science, a responsável …

A Terra pode guardar um Oumuamua no seu interior

Uma parte da terra que pisamos poderia vir, literalmente, de outras regiões da galáxia - áreas muito distantes do local onde o planeta está localizado e que para chegar até aqui teriam que viajar anos-luz …

Há um planeta mais próximo da Terra do que Vénus

A partir do Sol, a ordem dos primeiros planetas começa com Mercúrio, depois Vénus e depois a Terra. Então, Vénus é o planeta mais próximo do nosso? A resposta é: depende. Uma equipa de cientistas acaba …

O fim das consolas está à vista. Google lança serviço de videojogos na "nuvem"

A Google apresentou o seu novo serviço de jogos na "nuvem", Stadia, na Game Developers Conference (GDC), em São Francisco. O serviço não precisa de nenhuma consola e pode ser jogado em qualquer plataforma. O CEO …

Câmaras escondidas em hotéis filmavam hóspedes sem consentimento

O escândalo foi revelado na Coreia do Sul, onde dois homens foram presos por esconder câmaras em hotéis, que transmitiam as imagens em direto para um site, onde havia quem pagasse dinheiro para ver as …

Mesquita Nunes quer ser feliz (e que haja espaço nos partidos para quem tem vida profissional)

Adolfo Mesquita Nunes defende que "tem de haver espaço nos partidos para quem tem vida profissional". O antigo vice-presidente do CDS/PP apresentou a sua demissão do partido para assumir funções na administração da Galp. "Tem a …

Finlandeses são o povo mais feliz do mundo

A Finlândia lidera, pelo segundo ano consecutivo, um ranking da ONU das populações mais felizes, onde os investigadores dizem que os níveis de felicidade no mundo estão a diminuir. O Relatório Mundial sobre a Felicidade de …

Condenado por homicídio com provas semeadas pela Polícia vai receber 13 milhões de dólares

O Conselho de Supervisores de San Francisco, nos Estados Unidos (EUA), aprovou na terça-feira uma indemnização de 13,1 milhões de dólares (cerca de 11,5 milhões de euros) a um homem que passou mais de seis …

Manhattan vai crescer para se proteger das mudanças climáticas

O responsável de Manhattan, Bill de Blasio, anunciou o seu plano de expandir o litoral de Manhattan até o East River para proteger a parte baixa de Manhattan, centro dos mercados financeiros da cidade, dos …