Casal britânico encontra tesouro medieval com 1000 anos. Vale 5 milhões

(dr) Divulgação

Recorrendo a detetores de metal, um casal encontrou num terreno não cultivado numa herdade no Condado de Somerset, no Reino Unido, um tesouro medieval que valerá até cinco milhões de libras, de acordo com a imprensa britânica.

Em janeiro passado, Adam Staples e Lisa Grace encontraram 2.571 moedas de prata com mil anos. Contudo, escreve o Daily Express, a descoberta não foi divulgada até que uma análise levada a cabo pelo Museu Britânico fosse concluída.

Os especialistas determinaram que as peças encontradas pelo casal, muitas das quais conservadas em perfeitas condições, são centavos da época do rei Harold II.

O monarca, o último inglês de origem anglo-saxónica, morreu em 1066 depois de Governar a Inglaterra durante nove meses. Sucedeu-lhe o normando William, o conquistador.

O facto de o reinado de Harold II ter sido muito curto faz com que estas moedas sejam muito cobiças e valiosas – podem valer entre 1000 a 5000 libras cada.

Acredita-se que algum proprietário de terras tenha escondido as moedas entre 1066 e 1072 durante as invasões, de acordo com o jornal Metro.

Caso os objetos sejam classificados tesouros para o país, o museu terá de compensar financeiramente o casal e o proprietário do terreno onde foram encontrados. Caso contrário, o casal poderá vender o achado.

O casal, natural de Derby, permaneceu quase totalmente em silêncio sobre o achado. Mas, em entrevista à revista Treasure Hunting Magazine, descreveram o tesouro como “incrível” e “absolutamente alucinante”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.