Cães também ganham cabelos brancos com o stress

-

As situações de stress e de ansiedade podem levar ao crescimento prematuro de cabelos brancos nos seres humanos e um estudo agora divulgado constatou que o mesmo acontece com os cães.

Esta investigação, publicada na edição deste mês de Dezembro do jornal científico Applied Animal Behaviour Science, aponta que os comportamentos impulsivos e ansiosos “foram associados significativamente com o envelhecimento prematuro” de cães jovens.

A pesquisa centrou-se em 400 cães com idades entre 1 e 4 anos, já que os mais velhos poderiam ter cabelos grisalhos fruto do processo natural de envelhecimento.

Os investigadores da Universidade do Norte do Illinois (NIU na sigla original em inglês), nos EUA, apuraram os níveis de ansiedade e de impulsividade dos animais elaborando inquéritos aos respectivos donos sobre os seus comportamentos e hábitos.

Perguntaram, entre outras questões, se eles destruíam coisas quando ficavam sozinhos, se perdiam pêlo durante exames veterinários ou quando se deslocavam a lugares novos, se saltavam para cima das pessoas e se eram hiperactivos após fazerem exercício.

Depois, compararam fotos dos animais, classificando os seus níveis de pêlos grisalhos relativamente aos índices de ansiedade e de impulsividade.

“Os resultados mostraram que os cães que exibiram sinais mais elevados de ansiedade, reportados pelos donos, revelaram uma maior extensão de cinza prematura no focinho do que os seus cães pares menos ansiosos”, aponta-se num comunicado divulgado pela NIU.

O mesmo aumento de pêlos brancos foi detectado nos cães que revelaram sintomas de impulsividade.

Os investigadores detectaram ainda que as cadelas tendem a ter níveis mais elevados de pêlos grisalhos do que os cães machos.

Aqueles animais que mostram medo relativamente a ruídos altos e a animais e pessoas desconhecidas tendem também a ter mais cabelos brancos.

Várias pesquisas, no passado, já associaram o stress ao aparecimento de cabelos brancos nos humanos e agora, este “estudo único e original” pode ter importantes “implicações para o bem-estar dos cães”, destaca o co-autor do estudo, Temple Grandin, professor de Ciência Animal na Universidade do Estado do Colorado, nos EUA, em declarações divulgadas pela NIU.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Siza Vieira admite aulas por canais "estilo youtube" ou TV por cabo

O Governo está a estudar soluções que garantam que todos os alunos têm acesso aos conteúdos educativos no terceiro período, adiantou o ministro da Economia. O Governo está a estudar soluções que garantam que todos os …

Retificação ao diploma do lay-off simplificado trava despedimentos

Uma retificação ao diploma inicial do ‘lay-off’ simplificado, hoje publicada, vem acautelar que nenhum trabalhador de empresas que recorra a este apoio pode ser alvo de despedimento coletivo ou extinção de posto de trabalho. O decreto-lei …

Rocha desafia teoria da escassez de oxigénio na Terra primitiva

Uma rocha sedimentar única rica em carbono, depositada há dois mil milhões de anos, deu aos cientistas novas pistas sobre as concentrações de oxigénio na superfície da Terra nessa época. De acordo com a agência Europa Press, …

As bactérias formam comunidades na nossa língua (e uma imagem revela como)

Cientistas norte-americanos descobriram que as bactérias que vivem na nossa língua têm uma organização complexa e altamente estruturada. Os micro-organismos estão em toda a parte - até no interior da nossa boca. Um novo estudo revela …

Como sobreviver ao isolamento? Astronautas explicam

Em todo o mundo, cidades e até países inteiros estão em quarentena como forma de travar a propagação do novo coronavírus, Covid-19. Alguns astronautas deixaram conselhos sobre como sobreviver ao isolamento. Para alguns, o auto isolamento …

"Indiana Jones do mundo da arte" recupera manuscrito do poeta persa Hafez

Uma das primeiras cópias do reverenciado Divan do autor do século XIV Hafez, iluminado com ouro, será leiloado no início de abril. O famoso poeta persa do século XIV, Hafez, escreveu uma coleção de versos místicos …

O palco onde os Beatles atuaram pela primeira vez está à venda

O palco de madeira onde os Beatles atuaram pela primeira vez está à venda. Agora, alguém poderá replicar o primeiro concerto da famosa banda. A 10 de abril, em comemoração dos 50 anos da separação da …

Células estaminais podem ajudar a proteger os astronautas da radiação espacial

Assim que os astronautas deixam a proteção do campo magnético da Terra, ficam automaticamente expostos a níveis elevados de radiação cósmica. A Agência Espacial Europeia (ESA) está cada vez mais focada em investigações para reduzir …

Pandemia pode trazer nova geração de robôs capazes de realizarem tarefas perigosas

A pandemia de Covid-19 pode trazer uma nova geração de robôs capazes de realizarem tarefas perigosas como limpeza de superfícies infetadas ou vigiar pessoas em quarentena, afirmam esta quarta-feira alguns dos principais investigadores internacionais em …

Multimilionários refugiam-se da Covid-19 a bordo de iates

Vários multimilionários têm procurado refugiar-se da pandemia de Covid-19, que nasceu em dezembro passado na China, em alto mar, a bordo de iates de luxo. Em declarações ao jornal The Telegraph, Jonathan Beckett, executivo da …