Cães também ganham cabelos brancos com o stress

-

As situações de stress e de ansiedade podem levar ao crescimento prematuro de cabelos brancos nos seres humanos e um estudo agora divulgado constatou que o mesmo acontece com os cães.

Esta investigação, publicada na edição deste mês de Dezembro do jornal científico Applied Animal Behaviour Science, aponta que os comportamentos impulsivos e ansiosos “foram associados significativamente com o envelhecimento prematuro” de cães jovens.

A pesquisa centrou-se em 400 cães com idades entre 1 e 4 anos, já que os mais velhos poderiam ter cabelos grisalhos fruto do processo natural de envelhecimento.

Os investigadores da Universidade do Norte do Illinois (NIU na sigla original em inglês), nos EUA, apuraram os níveis de ansiedade e de impulsividade dos animais elaborando inquéritos aos respectivos donos sobre os seus comportamentos e hábitos.

Perguntaram, entre outras questões, se eles destruíam coisas quando ficavam sozinhos, se perdiam pêlo durante exames veterinários ou quando se deslocavam a lugares novos, se saltavam para cima das pessoas e se eram hiperactivos após fazerem exercício.

Depois, compararam fotos dos animais, classificando os seus níveis de pêlos grisalhos relativamente aos índices de ansiedade e de impulsividade.

“Os resultados mostraram que os cães que exibiram sinais mais elevados de ansiedade, reportados pelos donos, revelaram uma maior extensão de cinza prematura no focinho do que os seus cães pares menos ansiosos”, aponta-se num comunicado divulgado pela NIU.

O mesmo aumento de pêlos brancos foi detectado nos cães que revelaram sintomas de impulsividade.

Os investigadores detectaram ainda que as cadelas tendem a ter níveis mais elevados de pêlos grisalhos do que os cães machos.

Aqueles animais que mostram medo relativamente a ruídos altos e a animais e pessoas desconhecidas tendem também a ter mais cabelos brancos.

Várias pesquisas, no passado, já associaram o stress ao aparecimento de cabelos brancos nos humanos e agora, este “estudo único e original” pode ter importantes “implicações para o bem-estar dos cães”, destaca o co-autor do estudo, Temple Grandin, professor de Ciência Animal na Universidade do Estado do Colorado, nos EUA, em declarações divulgadas pela NIU.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …

Certificados de vacinação emitidos por países terceiros reconhecidos para viagens aéreas

Os certificados de vacinação e de recuperação emitidos por países terceiros passam a ser reconhecidos para viagens aéreas, deixando de ser exigido teste negativo e quarentena quando esta seja aplicável em função da respetiva origem, …

Rui Costa, Benfica

Acções do Benfica com comissão milionária a Carlos Janela. Em AG muito quente, sócios gritaram, mas não puderam votar

A Assembleia-Geral (AG) Extraordinária do Benfica de sexta-feira à noite foi muito quente, com cânticos, protestos e pedidos de demissão dos sócios. Enquanto isso há novos dados sobre o negócio de venda das acções do …

"Não tem passado de figurante". Fenprof diz que sistema educativo bloqueava se dependesse do ministro

O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, considerou, esta sexta-feira, que sistema educativo em Portugal já tinha bloqueado se dependesse do trabalho do ministro da Educação e do Governo, realçando que o …

País "esqueceu-se de que existe engenharia". Especialistas criticam recomendação da DGS para ventilação nas escolas

Recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a ventilação nas escolas ficam aquém do que seria necessário, dizem especialistas. Tendo em conta que a covid-19 se transmite por aerossóis, é importante que exista uma boa ventilação …

O "ar salazarento" dos ministros na campanha do PS. Temido usou carro do Governo e pode ter cometido crime

A presença de ministros na campanha dos candidatos socialistas às autárquicas está a causar polémica, sobretudo no Porto, com Rui Moreira a criticar "o ar salazarento de chapelada" do PS. Marta Temido, ministra da Saúde, …

Ataques aéreos dos EUA mataram até 48 mil civis em 20 anos. Pentágono admite morte de civis em Cabul

Uma investigação independente concluiu que entre 22 mil e 48 mil civis morreram vítimas de ataques aéreos das forças dos EUA desde o 11 de Setembro. O Pentágono admitiu também que o ataque a um …