/

Brasileira casada com americano foi presa durante entrevista para “green card”

Elza Fiuza/ABr

-

Uma mulher brasileira foi presa na semana passada na cidade de Lawrence, em Massachusetts, nos Estados Unidos, enquanto estava numa entrevista para legalizar a sua situação no país e obter o visto de residência permanente.

À BBC, o advogado da mulher afirmou que, após 45 minutos de entrevista no departamento de imigração as autoridades entraram na sala com uma ordem de deportação.

A mulher, que tem 40 anos e vive ilegalmente nos EUA há 16 anos, foi levada para uma cadeia local, onde está presa desde a semana passada.

“Eles namoravam há 8 anos e casaram-se no ano passado. Ela tinha um trabalho fixo e nenhum histórico de criminalidade. Estamos a tentar conseguir uma reabertura do processo de deportação”, disse o advogado Brian Doyle.

Segundo a imprensa local, a brasileira já tinha recebido uma ordem de deportação e não compareceu em tribunal. Apesar das autoridades não considerarem essa atitude como ato criminoso, o não comparecimento à audiência é uma irregularidade passível de prisão.

A lei americana permite que pessoas em situação ilegal se regularizem dentro do território americano, especialmente em casos sem antecedentes criminais e de casamento com cidadãos locais.

Por outro lado, também permite que as pessoas em situação irregular sejam detidas através de deportação expedidas por juízes, como foi o caso da mulher brasileira.

“Nunca vi algo parecido em toda a minha vida. Normalmente isto acontece com pessoas que causam alguma ameaça à segurança nacional. Ela tem marido, três filhos e trabalho. Ao mesmo tempo, os polícias estavam no direito de prendê-la e não podem ser acusados de abuso”, disse Doyle à BBC.

Susan Church, diretora do escritório local da Associação Americana de Advogados de Imigração, disse à radio W-Bur FM que a detenção reforça a mudança de postura implementada por Donald Trump na relação do governo americano com imigrantes.

“A detenção de um indivíduo nestas circunstâncias é algo definitivamente novo. O governo Obama tinha dito aos polícias para não prenderem indivíduos em processo de legalização, sem antecedentes criminais”, afirma Susan.

Segundo Susan, as novas ações de Trump poderão estimular pessoas que pretendem a legalização a continuar ilegais. “As pessoas que são elegíveis ao green card [visto americano de residência e trabalho] e que estão a fazer tudo o que o governo recomenda, vão ficar com medo e vão esconder-se“, disse.

Segundo o advogado da brasileira, não há previsão para a deportação nem para um eventual reinício do processo de naturalização da mulher.

Esta situação provocou debates entre os cidadãos americanos. Muitos indivíduos expressaram uma opinião a favor da detenção e deportação, enquanto outros disseram que, apesar de estar ilegal no país, a brasileira pretendia obter o visto americano de residência e trabalho.

ZAP // BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.