Avião russo invade espaço aéreo da Estónia pela sexta vez este ano

A Estónia informou na quinta-feira que um avião da força aérea russa violou o seu espaço aéreo, sendo o sexto incidente do género este ano.

A intrusão terá ocorrido ao meio-dia de quarta-feira, quando o avião Beriev A-50 entrou no espaço aéreo da Estónia, perto da ilha de Vaindloo, no Mar Báltico, onde permaneceu por menos de um minuto, disseram os militares em comunicado, citado pela ABC News.

Segundo a mesma nota, a tripulação do avião russo apresentou um plano de voo, mas não conseguiu manter contacto por rádio com os Serviços de Navegação Aérea da Estónia, tendo desligado o serviço de comunicação.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Estónia entregou ao embaixador russo Alexander Petrov uma nota para Moscovo, na qual classificou o incidente como “muito sério”. “Essa série de violações repetidas [por aeronaves russas] não é de forma alguma aceitável”, acrescentou o ministério.

Vaindloo, que pertence à Estónia, se localiza perto de um corredor aéreo onde aviões russos realizam voos que ligam São Petersburgo e Caliningrado, o enclave russo do Mar Báltico, localizado entre a Polónia e a Lituânia.

A Estónia registou inúmeras violações aéreas por aeronaves russas – civis e militares – nos últimos anos, enviando para Moscovo repetidos protestos.

Taísa Pagno //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.