/

As mulheres sentem mais frio que os homens (e há explicação para isso)

1

jquiz / Flickr

As mulheres sentem mais frio do que os homens? Sim. E a explicação é científica – tudo se resume à vasoconstrição.

“Quando o homem e a mulher comum são observados, percebemos que as mulheres realmente sentem mais frio. Há vários recetores pelo nosso corpo que respondem ao calor e ao frio”, esclarece a fisiologista Clare Eglin.

“Os mais sensíveis estão localizados na nossa pele. Se medirmos as temperaturas internas do homem e da mulher, percebemos são parecidas. Mas são as diferenças na temperatura da pele, especialmente nas mãos e nos pés, que realmente explicam o nosso grau de conforto com o ambiente que nos cerca”, acrescenta, citada pela BBC.

Eglin explica que “em ambientes frios, as mulheres apresentam maior vasoconstrição. Ou seja, as veias estreitam-se para reduzir o fluxo de sangue e evitar a perda de calor. É essa a razão que explica o facto de as mulheres terem tendência para ter sempre as mãos e os pés mais frios”, conta.

“Portanto, para ambos terem o mesmo nível de conforto, precisam de um ambiente ligeiramente mais quente”, acrescenta. Fatores como as hormonas e gordura corporal também podem afetar.

Mas porque é que os homens não apresentam tanta vasoconstrição? “Porque os homens são geralmente maiores e têm maior massa muscular. Por isso, produzem mais calor e, assim, não precisam de reduzir o fluxo de sangue à pele para manter a temperatura interna”, conclui Eglin.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.