Apoiantes de António Costa venceram em 10 das 19 federações

(dr) PSocialista / Flickr

António José Seguro com António Costa em Lisboa, Setembro de 2013

António José Seguro com António Costa em Lisboa, Setembro de 2013

As eleições para as federações do PS concluíram-se no sábado, com os candidatos que apoiam António Costa às eleições primárias socialistas a vencerem em 10 das 19 estruturas.

As votações concluíram-se em oito federações este sábado, juntando-se aos resultados das federações que realizaram as eleições na sexta-feira, perfazendo o total das 19 estruturas socialistas.

No sábado, decorreram as votações em Braga, Coimbra, Castelo Branco, Viseu, Santarém (começou na sexta-feira), Porto, Vila Real e Algarve.

Os candidatos que apoiam o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, nas primárias socialistas de 28 de setembro venceram em Lisboa, Aveiro, Federação Regional do Oeste, Leiria, Setúbal, Braga, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Algarve.

Os candidatos que apoiam nas primárias o secretário-geral do PS, António José Seguro, venceram em Bragança, Viana do Castelo, Coimbra, Viseu, Santarém, Baixo Alentejo, Guarda, Porto e Vila Real.

Em Braga, Joaquim Barreto, apoiante de António Costa, venceu as eleições por “cerca de 500 votos” a Maria José Gonçalves, apoiante de António José Seguro, mas manteve a intenção de impugnar o ato eleitoral por querer uma vitória com “verdade democrática”.

“Vou manter o que disse no voto de protesto. Ganhei, mas estes resultados são falseados. Por exemplo, em Cabeceiras de Basto fui confrontado com gente que pertenceu nas últimas autárquicas a lista adversárias do PS a votar, isto a juntar à vergonha que se verificou com os cadernos eleitorais e com a própria convocatória das eleições”, declarou Joaquim Barreto à Lusa, após conhecidos os resultados que lhe davam a vitória com 2.240 votos contra 1.669 de Maria José Gonçalves.

O atual presidente da Federação Distrital de Coimbra, Pedro Coimbra, apoiante de António José Seguro, foi reeleito para o cargo, que disputou com Mário Ruivo, apoiante de António Costa nas primárias do PS, e que anunciou a impugnação do ato eleitoral e para os delegados ao congresso federativo.

Mário Ruivo acusou a Comissão Organizadora do Congresso de não ter cumprido os prazos na emissão dos cadernos eleitorais e de não lhe ter sido dado acesso a este documento, ao contrário do seu opositor e das duas candidatas às Mulheres Socialistas.

Em Viseu, venceu o antigo presidente da Câmara de Resende António Borges, apoiante de Seguro, com 72,53% dos votos, enquanto Acácio Pinto, apoiante de Costa, obteve 27,47%.

Em Santarém, foi reeleito o atual presidente da Federação, António Gameiro, apoiante de Seguro, contra Maria do Céu Albuquerque, apoiante de Costa, conseguindo 507 dos 807 votos de militantes do distrito.

Hortense Martins, apoiante de António Costa, venceu a distrital de Castelo Branco, com 57% dos votos, contra 43% de João Paulo Catarino.

No sábado, votaram três federações em que existia um único candidato: José Luís Carneiro, no Porto, apoiante de Seguro nas primárias, Francisco Rocha, em Vila Real, que também apoia o secretário-geral socialista, e António Eusébio, recandidato à presidência da Federação do Algarve, apoiante de Costa.

Na votação de sexta-feira, os eleitos que tinham declarado apoio a António Costa foram Marcos Perestrello (Lisboa), Ana Catarina Mendes (Setúbal), Pedro Nuon Santos (Aveiro), José Miguel Medeiros (Leiria), Carlos Miguel (Oeste), Luís Testa (Portalegre) e Capoulas Santos (Évora).

Já os eleitos Mota Andrade (Bragança), José Carpinteiro (Viana do Castelo), José Albano Marques (Guarda) e Pedro do Carmo (Baixo Alentejo) tinham declaracado o apoio a António José Seguro nas primárias para escolher o candidato do PS a primeiro-ministro.

Os universos eleitorais das eleições para as federações e das eleições primárias de 28 de setembro são distintos.

Para as federações podiam votar 46.229 militantes socialistas (com quotas em dia), segundo dados oficiais do PS, enquanto para as primárias poderão votar todos os militantes socialistas (mesmo sem as quotas em dia) e todos os cidadãos que se inscreverem como simpatizantes até dia 12 de setembro (mais de 55 mil estavam registados até à passada quarta-feira).

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Liveblog ZAP. "Há muita gente que tem medo de votar em quem quer"

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Arqueólogos desenterram (acidentalmente) ossadas com 800 anos no Peru

Os restos mortais de oito pessoas, com aproximadamente 800 anos de idade e enterrados com alimentos e instrumentos musicais na mesma câmara funerária, foram encontrados ao sul de Lima, no Peru, durante a instalação de …

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …

Onde e como? Um guia para votar nas eleições autárquicas

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos. Nos Açores, as urnas abrem …

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …

Pessoas mais pobres são vistas como menos suscetíveis à dor

Um novo estudo indica que os indivíduos de classe baixa são estereotipados como insensíveis à dor física, o que pode impactar os seus cuidados médicos. “As estatísticas de saúde indicam que as pessoas ricas recebem um …

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …