António Costa diz que ninguém pode pensar que “é dono do PS”

TD luismiguelmartins / Flickr

António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa

António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa

O candidato à primárias socialistas António Costa disse hoje que ninguém pode pensar que “é dono do PS”, considerando que as propostas do partido são as do conjunto do PS e não apenas as propostas do secretário-geral.

“Ninguém pode ter a ideia de que é dono do PS. Acha que as proposta do PS são as propostas do secretário-geral do PS? A propostas do PS são as propostas do conjunto do partido e não só as propostas do secretário-geral do PS”, afirmou António Costa, quando questionado sobre as acusações do seu adversário nas primárias socialistas, António José Seguro, de que as suas propostas são apenas uma “imitação” daquilo que já foi apresentado.

Sublinhando que o PS “tem de se diferenciar do atual Governo e não de si próprio”, o também presidente da Câmara de Lisboa disse não querer entrar no “campeonato de quem propôs o quê”, mas recordou que a proposta socialista de aumento do salário mínimo resultou precisamente de uma proposta sua.

“A minha preocupação não é diferenciar-me do PS, a minha ambição é representar o PS“, acrescentou, lamentando que algumas pessoas concentrem mais energias em combatê-lo a si do que ao próprio Governo de maioria PSD/CDS-PP.

António Costa lembrou também que existem muitas diferenças entre o que o PS tem proposto e a prática, sustentando que “infelizmente o PS nos últimos anos diferenciou-se do atual Governo sobretudo por propor que o Governo fosse mais devagar ou que a dose fosse menor”.

“Isso fragilizou a apresentação do PS como uma alternativa na sociedade portuguesa”, referiu, sublinhando que “apresentar uma alternativa não é apresentar 80 medidas, apresentar uma alternativa é ter uma visão estratégica, é ter um programa, não é só falar em crescimento e emprego, é apresentar um programa para alterar o ciclo económico e para ser capaz de se gerar emprego”.

António Costa criticou a postura da atual direção do PS, considerando que apenas se conformou com o resultado que teve as eleições europeias “porque verdadeiramente não tem a ambição de ser uma alternativa, tem simplesmente a ambição de ser uma alternância fazendo ligeiramente diferente daquilo que tem sido feito até agora”.

“Essa grande maioria de 73% dos portugueses que já se formou contra o atual governo, o que pede ao PS é que o PS seja capaz de agregar esta maioria do contra numa maioria do Governo e que seja capaz de uma criar alternativa”, disse.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Cá por mim não me importo que sejam donos do PS ou de outro partido qualquer, o que eu quero é que deixem de se arvorar em donos deste país.
    Portugal é dos portugueses e não dos partidos da governação.
    Quero um governo que governe para os portugueses e não para o seu partido e apaniguados.
    Estou farta do:
    Ora agora danças tu
    Ora agora danço eu
    Ora agora danças tu,
    danças tu mais eu
    Os partidos dançam debaixo de um chapéu com todos os seus apaniguados deixando à chuva e à tempestade todo o resto do povo.
    Estou farta

RESPONDER

Farmácias já estão a aceitar reservas de vacinas contra a gripe

Este ano, as farmácias portuguesas vão voltar a administrar gratuitamente a vacina contra a gripe a pessoas com mais de 65 anos. Para já, ainda não há data para o início da venda e imunização, mas …

Golo de Taremi foi bem anulado? Especialistas esclarecem decisão

Muitos contestam a anulação do golo de Taremi já perto do fim da partida. Especialistas em arbitragem defendem que a decisão foi bem tomada. Atlético de Madrid e FC Porto empataram a zero na primeira jornada …

Nova espécie massiva de há 500 milhões de anos descoberta no Canadá

Espécie terá sido uma gigante dos oceanos, amedrontando presas com a sua carapaça, situada na zona da cabeça, que cobria dois terços do seu corpo. Uma equipa de cientistas descobriu na última semana um fóssil de …

Porque morrem tantos americanos?

Nos últimos 30 anos a esperança média de vida nos Estados Unidos da América não acompanhou as melhorias verificadas na Europa. "A América tem um problema relacionado com a morte". Assim começa uma análise, em espécie …

Já há turmas inteiras em casa devido a casos positivos de covid-19

As aulas da maioria das escolas arrancaram esta semana e já há turmas inteiras em casa, devido a casos positivos de covid-19. Tema será discutido na reunião do Infarmed, que acontece esta quinta-feira. Com o início …

Novo estudo indica que comer em excesso não é a principal causa da obesidade

A obesidade afeta grande parte da população e já é considerada umas das maiores epidemias do século XXI. Contudo, a ideia de quanto mais se come, mais propenso se está a ganhar peso pode ser …

Jogador do Santos foi ameaçado e perseguido (e filmou)

Saída da Taça do Brasil originou protestos e cenas de vandalismo. A última vitória do Santos foi no dia 13 de Agosto. O Santos não vive uma fase positiva. 13.º classificado no Brasileirão, foi afastado da …

Esta tarde, discute-se a "ampla abertura". Máscaras em espaços fechados são para manter

As restrições impostas na sequência do combate à pandemia de covid-19 deverão deixar de ser obrigatórias a partir do final do mês. Esta tarde, na reunião do Infarmed, os peritos vão propor a libertação. Esta quinta-feira, …

Eletricidade vai ficar mais cara a partir de outubro

A fatura da eletricidade vai voltar a subir 3% no dia 1 de outubro, depois de ter subido outros 3% a 1 de julho. O preço da eletricidade vai voltar a aumentar, a partir de 1 …

As vacas podem aprender a ir à casa de banho - e assim ajudar a salvar o Planeta

Os excrementos largados pelas vacas podem ser bastante prejudiciais para o Planeta, mas esta situação pode ser controlada se estes animais aprenderem a usar algo inesperado para a espécie de quatro patas - uma casa …