António Costa diz que ninguém pode pensar que “é dono do PS”

TD luismiguelmartins / Flickr

António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa

António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa

O candidato à primárias socialistas António Costa disse hoje que ninguém pode pensar que “é dono do PS”, considerando que as propostas do partido são as do conjunto do PS e não apenas as propostas do secretário-geral.

“Ninguém pode ter a ideia de que é dono do PS. Acha que as proposta do PS são as propostas do secretário-geral do PS? A propostas do PS são as propostas do conjunto do partido e não só as propostas do secretário-geral do PS”, afirmou António Costa, quando questionado sobre as acusações do seu adversário nas primárias socialistas, António José Seguro, de que as suas propostas são apenas uma “imitação” daquilo que já foi apresentado.

Sublinhando que o PS “tem de se diferenciar do atual Governo e não de si próprio”, o também presidente da Câmara de Lisboa disse não querer entrar no “campeonato de quem propôs o quê”, mas recordou que a proposta socialista de aumento do salário mínimo resultou precisamente de uma proposta sua.

“A minha preocupação não é diferenciar-me do PS, a minha ambição é representar o PS“, acrescentou, lamentando que algumas pessoas concentrem mais energias em combatê-lo a si do que ao próprio Governo de maioria PSD/CDS-PP.

António Costa lembrou também que existem muitas diferenças entre o que o PS tem proposto e a prática, sustentando que “infelizmente o PS nos últimos anos diferenciou-se do atual Governo sobretudo por propor que o Governo fosse mais devagar ou que a dose fosse menor”.

“Isso fragilizou a apresentação do PS como uma alternativa na sociedade portuguesa”, referiu, sublinhando que “apresentar uma alternativa não é apresentar 80 medidas, apresentar uma alternativa é ter uma visão estratégica, é ter um programa, não é só falar em crescimento e emprego, é apresentar um programa para alterar o ciclo económico e para ser capaz de se gerar emprego”.

António Costa criticou a postura da atual direção do PS, considerando que apenas se conformou com o resultado que teve as eleições europeias “porque verdadeiramente não tem a ambição de ser uma alternativa, tem simplesmente a ambição de ser uma alternância fazendo ligeiramente diferente daquilo que tem sido feito até agora”.

“Essa grande maioria de 73% dos portugueses que já se formou contra o atual governo, o que pede ao PS é que o PS seja capaz de agregar esta maioria do contra numa maioria do Governo e que seja capaz de uma criar alternativa”, disse.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Cá por mim não me importo que sejam donos do PS ou de outro partido qualquer, o que eu quero é que deixem de se arvorar em donos deste país.
    Portugal é dos portugueses e não dos partidos da governação.
    Quero um governo que governe para os portugueses e não para o seu partido e apaniguados.
    Estou farta do:
    Ora agora danças tu
    Ora agora danço eu
    Ora agora danças tu,
    danças tu mais eu
    Os partidos dançam debaixo de um chapéu com todos os seus apaniguados deixando à chuva e à tempestade todo o resto do povo.
    Estou farta

RESPONDER

Relatório alerta que parte da produção de painéis solares depende da exploração de uigures

A região de Xinjiang, na China, evoluiu nas últimas duas décadas e tornou-se num importante centro de produção para muitas das empresas que fornecem ao mundo as peças necessárias para a construção de painéis solares. No …

Morreu a atriz brasileira Eva Wilma. Tinha 87 anos

A atriz de brasileira Eva Wilma morreu este sábado aos 87 anos no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internada desde abril devido a um cancro de ovário. A artista tinha sido internada a …

Marcelo quer descentralizar poder para regionalizar bazuca europeia

Marcelo Rebelo de Sousa quer desconcentrar poderes do Estado central para as comissões de coordenação e desenvolvimento regio­nal (CCDR), já a pensar na execução dos milhões que vão chegar de Bruxelas. A perspetiva do Chefe de …

Humanos mudam os ecossistemas com fogo há quase 100 mil anos

Um novo estudo mostra que os humanos têm mudado o ambiente em que vivem recorrendo ao fogo há pelo menos 92 mil anos. Ao chegar a novas terras, os humanos usaram o fogo para as mudar …

Catarina Martins considera “absurda” proposta de reforma das Forças Armadas

A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou a proposta de reforma das Forças Armadas feita pelo Governo “absurda” e de “absoluta submissão à NATO”. “A proposta do Governo é absurda, é uma proposta que centraliza decisões, …

Egito abre fronteira com Gaza. EUA deixam aviso a Israel (e UE reúne de emergência)

O Egito abriu este sábado a fronteira terrestre com Gaza e enviou 10 ambulâncias para o enclave palestiniano para transportar para os hospitais egípcios palestinianos que ficaram feridos nos bombardeamentos israelitas, indicaram responsáveis médicos. Segundo o …

Cientistas identificam novo tipo de resposta ao stress desencadeada pela condução

Toda a gente conhece a sensação física de quando estamos num carro a acelerar. Mas poucos sabem o que isso pode estar a fazer ao nosso corpo. De acordo com o site Science Alert, cientistas investigaram …

Portugal regista recorde diário de 125 mil pessoas vacinadas. DGS põe de lado dispensa de máscara

No sábado foram administradas em Portugal 125 mil vacinas contra a covid-19, um novo recorde diário no país, segundo informação divulgada pela task force que coordena o programa de vacinação. "Ao todo foram administradas, durante o …

Estar com cães de terapia pode trazer benefícios que duram semanas

Um novo estudo mostra que os efeitos positivos associados a passar tempo com cães de terapia podem durar até seis semanas. Em muitas universidades norte-americanas, os alunos têm a possibilidade de frequentar programas específicos para reduzir …

A poluição do ar impacta mais umas pessoas do que outras. Depende da cor da pele

Vários estudos mostram que as pessoas de cor estão desproporcionalmente expostas à poluição do ar nos Estados Unidos. No entanto, não é claro se essa exposição desigual se deve principalmente a alguns tipos de fontes …