António Costa diz que ninguém pode pensar que “é dono do PS”

TD luismiguelmartins / Flickr

António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa

António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa

O candidato à primárias socialistas António Costa disse hoje que ninguém pode pensar que “é dono do PS”, considerando que as propostas do partido são as do conjunto do PS e não apenas as propostas do secretário-geral.

“Ninguém pode ter a ideia de que é dono do PS. Acha que as proposta do PS são as propostas do secretário-geral do PS? A propostas do PS são as propostas do conjunto do partido e não só as propostas do secretário-geral do PS”, afirmou António Costa, quando questionado sobre as acusações do seu adversário nas primárias socialistas, António José Seguro, de que as suas propostas são apenas uma “imitação” daquilo que já foi apresentado.

Sublinhando que o PS “tem de se diferenciar do atual Governo e não de si próprio”, o também presidente da Câmara de Lisboa disse não querer entrar no “campeonato de quem propôs o quê”, mas recordou que a proposta socialista de aumento do salário mínimo resultou precisamente de uma proposta sua.

“A minha preocupação não é diferenciar-me do PS, a minha ambição é representar o PS“, acrescentou, lamentando que algumas pessoas concentrem mais energias em combatê-lo a si do que ao próprio Governo de maioria PSD/CDS-PP.

António Costa lembrou também que existem muitas diferenças entre o que o PS tem proposto e a prática, sustentando que “infelizmente o PS nos últimos anos diferenciou-se do atual Governo sobretudo por propor que o Governo fosse mais devagar ou que a dose fosse menor”.

“Isso fragilizou a apresentação do PS como uma alternativa na sociedade portuguesa”, referiu, sublinhando que “apresentar uma alternativa não é apresentar 80 medidas, apresentar uma alternativa é ter uma visão estratégica, é ter um programa, não é só falar em crescimento e emprego, é apresentar um programa para alterar o ciclo económico e para ser capaz de se gerar emprego”.

António Costa criticou a postura da atual direção do PS, considerando que apenas se conformou com o resultado que teve as eleições europeias “porque verdadeiramente não tem a ambição de ser uma alternativa, tem simplesmente a ambição de ser uma alternância fazendo ligeiramente diferente daquilo que tem sido feito até agora”.

“Essa grande maioria de 73% dos portugueses que já se formou contra o atual governo, o que pede ao PS é que o PS seja capaz de agregar esta maioria do contra numa maioria do Governo e que seja capaz de uma criar alternativa”, disse.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Cá por mim não me importo que sejam donos do PS ou de outro partido qualquer, o que eu quero é que deixem de se arvorar em donos deste país.
    Portugal é dos portugueses e não dos partidos da governação.
    Quero um governo que governe para os portugueses e não para o seu partido e apaniguados.
    Estou farta do:
    Ora agora danças tu
    Ora agora danço eu
    Ora agora danças tu,
    danças tu mais eu
    Os partidos dançam debaixo de um chapéu com todos os seus apaniguados deixando à chuva e à tempestade todo o resto do povo.
    Estou farta

RESPONDER

"Década perdida". Novo Banco com prejuízos de 1.058,8 milhões em 2019

O presidente executivo do Novo Banco disse esta sexta-feira que os últimos dez anos foram uma "década perdida" para a empresa que começou por ser BES e passou em 2014 a Novo Banco, mas …

Estados Unidos assinam acordo de paz com os talibãs no Afeganistão

O presidente norte-americano, Donald Trump, pediu esta sexta-feira aos afegãos para "aproveitar a oportunidade de paz", ao abrigo do acordo de paz que os Estados Unidos vão assinar no sábado com os rebeldes talibãs. A …

Portugal poderá ter um milhão de infetados (e ser decretada quarentena obrigatória)

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, admite que poderá haver um milhão de portugueses infetados pelo Covid-19, 21.000 na semana mais crítica, assegurando que as autoridades de saúde estão a preparar-se para esta possibilidade. “Estamos a …

Descobertos na Sibéria vestígios do Evento de Tunguska, um dos maiores impactos na Terra

Um grupo de investigadores russos que investigam o fenómeno de Tunguska de 1908, o maior impacto terrestre registado na história moderna, descobriu camadas em sedimentos locais que podem conter substâncias de origem extraterrestre. A 30 de …

Exoplaneta gigante pode ter as condições ideais para abrigar vida

Uma equipa de cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, descobriu que o enorme exoplaneta K2-18b - tem duas vezes o tamanho da Terra - pode reunir as condições ideais para abrigar vida. Depois de …

A Terra pode ter uma nova (e temporária) mini-lua

A Terra pode ter um novo vizinho, ainda que temporário. Astrónomos do Catalina Sky Survey, programa financiado pela NASA, acreditam ter identificado um asteróide que ficou preso na gravidade da Terra - pode ser a …

Príncipe italiano vende massa fresca numa roulote nos Estados Unidos

O príncipe italiano Emanuele Filiberto é dono da "Princípe de Veneza", a única roulote que vende massa fresca em Los Angeles, nos Estados Unidos. Harry e Meghan Markle podem bem pôr os olhos neste exemplo de …

Há 140 anos, "choveu" carne nos Estados Unidos (e ainda não se sabe porquê)

Há 140 anos, em 1876, uma quinta no estado norte-americano de Kentucky testemunhou uma "chuva" de carne cuja origem permanece um mistério. Tudo começou quando, em 3 de março de 1876, a mulher do agricultor Allen …

"Posso sempre confiar" nos americanos. Coleção de cartas manuscritas da princesa Diana vai a leilão

Em 25 de junho de 1997, alguns meses antes da morte da princesa Diana em agosto, dezenas dos seus vestidos foram leiloados na Christie's, em Nova Iorque. Agora, algumas das suas cartas manuscritas sobre esse …

Governos desligaram a Internet centenas de vezes em 2019

Dezenas de Governos de todo o mundo desligaram os seus países da Internet de forma intencional mais de 200 vezes durante o ano passado, afetando milhões de utilizadores, revela um novo relatório do grupo de …