António Costa defende salário mínimo de 522 euros

d.r. Tim De Backer / European Union

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa

O candidato às primárias do PS António Costa defendeu este sábado o aumento e actualização do salário mínimo em 522 euros, para travar a austeridade, considerando essencial que o Governo não impeça o acordo que existe entre sindicatos e patrões.

No encerramento da convenção “Mobilizar Portugal”, em Aveiro, António Costa considerou que a resposta para um novo Governo do PS inverter o ciclo económico, sem comprometer a sustentabilidade do futuro, passa por um programa de recuperação económica e social, sendo um dos eixos “travar a austeridade, para devolver a confiança aos agentes económicos”.

“É necessário aumentar o salário mínimo nacional. Houve um acordo na concertação social, pela primeira vez, que previa que, em 2011, o salário mínimo tivesse atingido os 500 euros. A crise económica levou ao congelamento do salário mínimo e à interrupção desta trajectória”, recordou.

O candidato às primárias do PS fez as contas: “Se tivesse chegado, em 2011, à meta prevista e tivesse sido entretanto actualizado de acordo com a inflação, deveríamos chegar a 01 de Janeiro de 2015 com um salário mínimo de 522 euros”.

Para António Costa, “é necessário que a concertação social desbloqueie este congelamento”, sendo “fundamental para travar a austeridade, aumentar e actualizar o salário mínimo”.

 

Estratégia em 3 eixos

O presidente da Câmara de Lisboa afirmou ainda que o “primeiro factor para devolver confiança, é dirigido aos pensionistas”, com a garantia de “estabilidade das pensões já formadas”, porque essa é a prova para “os actuais e futuros pensionistas que o Estado é uma pessoa de bem”.

Além de travar a austeridade, os dois outros eixos do programa de recuperação económica e social, elencados por António Costa passam por “desbloquear as necessidades de capitalização e financiamento das empresas” e “adoptar políticas activas de emprego que sejam consentâneas com a nossa estratégia de desenvolvimento”.

Criação de emprego, recuperação do investimento abandonado, redução da dependência económica, reforço da equidade territorial no todo nacional e um efeito virtuoso na estratégia de consolidação orçamental e da dívida pública são os cinco objectivos traçados pelo candidato às primárias do PS, para o programa de recuperação económica e social.

António Costa garantiu ainda total empenho numa “estratégia nacional de combate à pobreza infantil e à pobreza juvenil”.

“É preciso, de uma vez por todas, resolver esta trapalhada que o Governo criou com um novo Banco do Fomento de que acaba de se demitir o presidente indigitado para a sua constituição. Parem e utilizem a Caixa Geral de Depósitos de uma vez por todas, como banco público nacional, para apoiar as empresas e o investimento”, disse ainda.

Considerando que o visto gold tem sido “uma medida de sucesso”, o socialista diz ser “imperdoável” que este seja utilizado “sobretudo para escoar o imobiliário acumulado nos balanços dos bancos e não para financiar empresas novas, inovadoras e novos investimentos que criem emprego e riqueza em Portugal”.

Defendendo uma nova atitude de Portugal na Europa, Costa quer que o euro seja uma moeda de todos e não só de alguns, garantindo que o PS não está arrependido e tem orgulho do que fez no passado pela Europa.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Dez rinocerontes brancos assassinados por caçadores furtivos em reserva queniana

Dez rinocerontes brancos foram assassinados por caçadores furtivos na reserva queniana de Lewa, no condado de Neru, segundo um comunicado publicado na segunda-feira pelo parque. Os caçadores furtivos atacaram na noite do passado sábado a reserva …

Inscrições nas pinturas rupestres de Foz Côa custam 125 mil euros a ciclistas

O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra dois indivíduos que fizeram várias inscrições numa rocha do Parque Arqueológico do Vale do Côa classificado como Património Mundial pela UNESCO. O caso aconteceu durante um passeio de BTT …

Governo lança em 2020 campanha de sensibilização para o consumo de "informação séria"

O Governo anunciou na segunda-feira o lançamento, no início de 2020, de uma campanha de sensibilização que visa a convivência democrática entre uma "comunicação social livre e uma população formada e capaz de exigir e …

Novo Star Wars pode causar ataques epilépticos

A Walt Disney Studios e Epilepsy Foundation publicaram na sexta-feira passada um aviso a dar conta de que Star Wars: Rise of Skywalker contém "várias sequências de imagens com luzes intermitentes que podem afetar quem …

Arqueólogos ativaram (acidentalmente) as "bombas de mau cheiro" mais antigas do mundo

Arqueólogos do Reino Unido lançaram acidentalmente as "bombas de cheiro mais antigas do mundo" quando descobriram ovos de galinha com cerca de 1.700 anos. Durante o longo trabalho de escavação na cidade de Aylesbury, no condado …

Timor atribui nacionalidade a Max Stahl. Jornalista é reconhecido por luta pela libertação do país

O Parlamento Nacional timorense deliberou esta terça-feira, por unanimidade, atribuir a nacionalidade ao jornalista britânico Max Stahl, que filmou o massacre de Santa Cruz, em reconhecimento pelo seu papel na luta pela libertação de Timor-Leste. "É …

Benfica 3 - 0 Zenit | “Pizzão” aos russos vale Liga Europa

O Benfica garantiu o apuramento para a Liga Europa. A formação “encarnada” precisava de um enquadramento especial de resultados e tal acabou por acontecer. O Lyon empatou em casa com o Leipzig, enquanto a formação portuguesa …

Aldeia francesa proíbe habitantes de "morrer em suas casas aos sábados, domingos e feriados"

A presidente da junta de La Gresle, Isabelle Dugelet, assinou um decreto improvável que impede que os habitantes da aldeia francesa de morrer em casa aos fins de semana e feriados. "É proibido que os habitantes …

Lisboa-Porto por cinco euros. CP oferece 80% de desconto no Natal

A CP - Comboios de Portugal está a oferecer descontos de 80% em mais de 4.500 viagens de comboio até 15 de janeiro. Quem viajar de comboio no período de Natal e Ano Novo terá …

Transformer da vida real. Aquanaut é o robô que se transforma em submarino debaixo de água

https://vimeo.com/378556715 Um transformer da vida real: o novo robô autónomo Aquanaut consegue mudar de fisionomia num abrir e fechar de olhos. Num momento assume uma forma humanóide, semelhante a uma sereia, e no outro uma forma …