Acionista do Santa Clara suspeito de corrupção no Mundial do Qatar

(h) FIFA

O maior acionista da SAD do Santa Clara está a ser investigado devido ao envolvimento de uma empresa em que era administrador num esquema de corrupção que terá atribuído a organização do Mundial de 2022 ao Qatar.

Glen Lau tem preparado os últimos orçamentos da SAD do emblema açoriano, na qual detém uma participação de 47,6% desde abril de 2017.

A notícia avançada este domingo pelo jornal Público dá conta que o singapuriano é um velho parceiro de negócios de Ghanim Bin Saad Al Saad Al Kuwari, um dos homens mais poderosos do Qatar e um dos principais focos de investigação das autoridades.

Lau tornou-se CEO da Amedeo Resources, em 2012, contando com Ghanim Bin Saad Al Saad como presidente não executivo desta sociedade de investimento em setores de recursos e infraestruturas de recursos.

Em 2017, a justiça francesa e brasileira acreditavam existir uma ligação entre a compra de ações da Veolia Environnement SA, uma multinacional francesa de gestão de água, energia e resíduos, pela Qatari Diar Estate Investment Company, uma subsidiária da qual Ghanim Al Saad era diretor executivo, e o escândalo dos subornos pagos a elementos do comité executivo da FIFA para a compra de votos que valeram a atribuição do Mundial de 2022 ao Qatar.

A compra de uma participação de 5% resultou num negócio de 624 milhões de euros, dos quais 182 milhões terão servido para pagar comissões ocultas.

As autoridades estava também a investigar uma transferência de 18,2 milhões de euros da holding GSSG, detida por Ghanim Al Saad, para uma conta de Ricardo Teixeira, o então presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O dinheiro terá sido relativo ao pagamento de um suborno a Teixeira e a outros 22 membros do comité executivo da FIFA, escreve o Público.

As autoridades francesas acreditam que a Suria Group PTE Limited, sociedade em que Glen Lau era administrador, terá sido uma das plataformas para esses pagamentos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

FC Porto "pesca" em Paços de Ferreira. Há dois reforços a caminho do Dragão

O FC Porto já prepara a próxima época e há dois jogadores do Paços de Ferreira na órbita do Dragão. Bruno Costa e Eustáquio, a dupla que brilhou no meio-campo dos pacenses nesta temporada, vão …

Para já só 180 trabalhadores aceitaram acordo com a TAP. Discórdia pode levar a despedimento coletivo

A TAP já chegou a acordo com 180 pessoas na última fase do programa de medidas voluntárias. A expectativa da companhia é que saiam cerca de 500 trabalhadores, que se irão juntar às adesões contabilizadas …

Número de nascimentos em janeiro e fevereiro foi o mais baixo desde que há registos

Janeiro e fevereiro de 2021 tiveram os números mensais de nascimentos mais baixos desde que há registos, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE). Em janeiro nasceram com vida 5912 crianças (menos 19,3% que em janeiro …

China pousa pela primeira vez uma nave em Marte

A China anunciou este sábado que pousou com sucesso a sua primeira nave espacial na superfície de Marte, avançou a agência estatal Xinhua citando a Administração Espacial Nacional da China. Ao pousar na planície Utopia, no …

Garrafas de água, sumo e latas de cerveja podem vir a ter uma taxa até 15 cêntimos

O preço de embalagens de água, sumos ou cerveja vai passar, em 2023, a vir acompanhado de uma taxa de depósito. O valor da tara deve variar entre os 5 e os 15 cêntimos. Como noticia …

Banco Montepio passa de lucros a prejuízos de 15,9 milhões no primeiro trimestre

O Banco Montepio registou prejuízos de 15,9 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano em comparação com lucros de 5,4 milhões no mesmo período do ano passado, foi divulgado esta sexta-feira ao mercado. De acordo …

Aviso da PSP a negar festejos em Alvalade andou “perdido” na CML. Medina sacode responsabilidades

O Sindicato dos Oficiais da PSP garante que município foi “redundantemente alertado” para entendimento de que devia ser recusada colocação de ecrãs gigantes junto a Alvalade. Contudo, a autarquia diz não ter informado os promotores …

Metrópole no Camboja medieval. Estudo mostra quantas pessoas viveram no Império de Angkor

Um novo estudo arqueológico mostra quantas pessoas viveram no antigo Império de Angkor ao longo do tempo. A população era comparável à da Roma antiga. Quão grandes eram as antigas cidades? No seu auge, há cerca …

Prazo para limpar terrenos termina hoje. Proprietários voltam a arriscar coimas

O prazo para a limpeza de terrenos florestais termina hoje, após ter sido prorrogado devido à pandemia e às condições climatéricas, pelo que os proprietários em incumprimento ficam sujeitos a contraordenações, com coimas entre 280 …

Entre indiretas a Rui Moreira e farpas a Costa, Rio acusa PS de ter desistido de ganhar o Porto

O Presidente do PSD participou na apresentação da candidatura de Vladimiro Feliz, que considera "competente" e "trabalhador" à Câmara do Porto. Por outro lado, Rio usou a ocasião para acusar o PS de ir a …