/

Linha de Fundo: Benfica reforça liderança, mais recados de Conceição, um jardim de infância especial e João “rosa” Almeida

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Era uma vez um Clássico…

Deu empate o primeiro clássico da época 2020/21. Em Alvalade, Sporting e FC Porto igualaram-se a duas bolas, num jogo que valeu pelas mudanças de resultado, mas que nem sempre foi bem jogado. O jogo não teve muito brilho.

Na primeira parte o campeão foi surpreendido, mas soube dar a volta e sair para intervalo em vantagem. Depois do descanso, esperava-se mais azul, o Sporting foi resistindo e acabou por chegar à igualdade, traduzindo alguma coerência no resultado final.

Sérgio Conceição voltou a enviar recados para dentro do balneário. A equipa revela dificuldades de crescimento e adaptação a uma nova realidade, sendo que a equipa terá que render mais, ser mais autoritária e apresentar outros argumentos.

O FC Porto teve coragem para contrariar o golo madrugador dos leões, tarefa conseguida antes do fecho do primeiro tempo.

Na segunda parte, o clássico revelou um FC Porto mais conservador, tendo o Sporting aproveitado e arriscado na procura do empate… tarefa conseguida.

Quanto aos leões fica a ideia que é equipa para rendar mais, possui jogadores talentosos, com coragem, sendo de esperar que reúna condições de apresentar um futebol positivo e capaz de não se distanciar da luta pelo título.

O FC Porto voltou a perder pontos num Clássico, o que não aconteceu na época passada. 7 pontos após 4 jornadas: o pior arranque do FC Porto na Liga desde 2004/05 e ainda 6 golos sofridos após 4 jogos na Liga (pior registo do FC Porto desde 1969/70).
Sporting 2 (Nuno Santos, 9′ e Luciano Vietto, 87′) – FC Porto 2 (Uribe, 25′ e Corona, 45′).

O Benfica reforçou liderança com triunfo categórico em Vila do Conde

Os encarnados venceu o Rio Ave por 3-0, em jogo relativo à quarta jornada da Liga Portuguesa. Luca Waldschmidt foi o grande protagonista do encontro ao bisar, com Gabriel – outra excelente exibição – a marcar o terceiro golo, perto do final do jogo, reforçando a liderança encarnada aproveitando da melhor maneira o empate entre Sporting e FC Porto no clássico de sábado à noite.

À quarta jornada, o Benfica está na frente da liga com doze pontos, somando por vitórias os quatro jogos já disputados, com cinco pontos de vantagem sobre FC Porto, Santa Clara e Sporting, ainda que com um jogo a mais do que os leões.

Registo imaculado da equipa treinada por Jorge Jesus, que voltou a apresentar-se de forma convincente, chegando a ser brilhante, principalmente na primeira parte, sufocando o adversário, não deixando o Rio Ave pensar, nem sequer tentar começar a construir o que trazia planeado para o jogo.

Benfica a mais para um Rio Ave a cometer demasiados erros, não aguentando a alta pressão a que esteve sujeito. Desta vez, a juntar ao intenso volume ofensivo, os encarnados estiveram rigorosos defensivamente. A vitória não sofre qualquer reparo.

Jogo dominado e controlado pelo Benfica, sempre mais confortável, perante um Rio Ave em noite desastrada, insegura, com erros que merecem análise futura. Depois de 3 empates, surge a primeira derrota… com o Rio Ave a registar o pior arranque dos últimos 9 anos.

Se como diz Jorge Jesus, “o Benfica é ainda uma equipa em fase de aprendizagem”… bem podem ficar tranquilos os adeptos encarnados. 4 jogos, outras tantas vitórias para os encarnados na Liga NOS, a única equipa a conseguir o pleno de triunfos.

Há 18 anos que o Benfica não vencia os quatro primeiros jogos do campeonato
Nos últimos 60 anos o Benfica não tinha 5 pontos de vantagem para o FC Porto à 4.ª jornada da Liga Portuguesa. Rio Ave 0 – Benfica 3 (Waldschmidt, 6′, 45′ e Gabriel, 84′).

Manuel Fernando Araújo / Lusa

Frase(s) da Semana

Quem não entender a identidade do FC Porto não pode estar aqui. Há jogadores que têm de perceber que têm de jogar no limite”, Sérgio Conceição após o empate no clássico com o Sporting, em Alvalade. “Olho para muitos jogadores hoje em dia e falta-lhes paixão”, Sérgio Conceição sobre os reforços que chegaram nos últimos dias de mercado.

Hoje o Sporting está triste porque perdeu dois pontos e acho que o futebol português também está triste porque teima em não mudar. Já vi o lance várias vezes, e só faço uma pergunta: este mesmo lance, este possível penálti, sabem quando é que era revertido no Estádio do Dragão ou na Luz? Nunca, nunca”, Frederico Varandas, presidente do Sporting, revoltado após o empate em Alvalade frente ao FC Porto, deixando o reparo sobre ao lance entre Zaidu e Pote, de um possível penálti que o árbitro Luís Godinho reverteu após consultar o VAR.

Qualquer indivíduo que queira ser presidente do Benfica a primeira coisa que tem de dizer é mal de mim. Surgiu agora um dos hambúrgueres, o Noronha Lopes, meteu-se comigo, mas nem vi. Algum dia os benfiquistas vão votar num indivíduo destes? Só se quiserem descontos no McDonalds”, Pinto da Costa sobre João Noronha Lopes, candidato à presidência do SL Benfica.

Não saio do Benfica sem um título europeu e nestes quatro anos vou lá chegar” – a promessa de Luís Filipe Vieira, presidente do SL Benfica, durante a entrevista ao programa Trio d’Ataque, na RTP 3.

Foi um festival de sofrimento até ao final para aguentar a camisola rosa” – João Almeida (Deceuninck – Quick Step) , líder do Giro, depois da 15.ª etapa, disputada no domingo, 18 de outubro, que terminou na montanha de Piancavallo com vitória do britânico Tao Geoghegan Hart (INEOS Grenadiers)

Isso não me incomoda. Faz parte da personagem de provocação permanente. Parece que estamos no jardim de infância” – Depois de José Mourinho ter dito que Wenger não se refere a ele na autobiografia porque nunca o venceu, Arsène Wenger garante que a provocação do treinador do Tottenham não o surpreende e deu a resposta ao treinador português. Aguardam-se os próximos capítulos.

Números da Semana

  • 400Os jogos de André Villas Boas em 11 anos de carreira. “Um sem fim de experiências, um carrossel de emoções, um universo de amizades. Uma vida em movimento sustentada por uma família sólida e uma equipa técnica unida. ⁣
    Tantos lugares, tanta cultura, tantas pessoas. Um privilégio. ⁣A todos os que me permitiram chegar a este marco com o orgulho que tenho na minha carreira muito obrigado. Devo-o a vocês”, exprimiu o treinador nas redes sociais.O treinador de 42 anos regista passagens pela Académica de Coimbra, FC Porto, Chelsea, Tottenham, Zenit, Shanghai SIPG e Marselha. Pelos “dragões” venceu Campeonato, Supertaça, Taça de Portugal e Liga Europa.Foi também campeão na Rússia.André Villas-Boas festejou o jogo 400 da carreira de treinador com uma vitória: o Marselha recebeu e venceu o Bordéus por 3-1 em jogo da sétima jornada da Ligue 1, a coincidir com o seu 43.ª aniversário.
  • 100Número de jogos de Odysseas Vlachodimos com a camisola do SL Benfica. Número redondo alcançado em Vila do Conde, no jogo da última jornada da Liga NOS.
  • 64 – Ao 103.º jogo pela ‘canarinha’, Neymar passou a contar 64 golos, isolando-se no segundo lugar dos marcadores, à frente de Ronaldo Nazário de Lima (62, em 98 encontros) e apenas atrás do ‘rei’ Pelé (77, em 92).
    Neymar faz “hat-trick” pelo Brasil e ultrapassa Ronaldo “fenómeno”
    Após ter ultrapassado Ronaldo na lista dos melhores marcadores da seleção brasileira, Neymar deixou-lhe uma mensagem nas redes sociais. “Todo o meu respeito por ti, Fenómeno”, escreveu o jogador do Paris Saint Germain.
  • 24Número de presenças do FC Porto na fase de grupos da Liga dos Campeões, tantas como o campeão europeu Bayern de Munique. Registo só superado por Real Madrid e Barcelona, as equipas espanholas estão presenças nesta fase da prova milionária pela 25.ª vez.

Jogador da Semana

Diogo Jota… “é disto que o meu povo gosta”

Lutador incansável, instinto predador, talentoso… uma máquina.
Faz lembrar um cowboy. Entra destemido em qualquer “saloon”, olhar desafiante e capaz de resolver a situação mais complicada, saindo de cena vitorioso… o chapéu não se desvia um milímetro, mantendo a classe e sempre pronto para novo duelo.

Pelo Wolverhampton destacou-se num exigente campeonato. Deu o salto para Liverpool e logo na estreia encantou um treinador que tem por hábito deixar encantados os adeptos do futebol. “Diogo Jota foi titular pela primeira vez e ele esteve realmente muito bem em vários momentos. A sua capacidade física misturada com a sua técnica é realmente algo muito agradável de ver. Nunca vai esquecer e eu também não.” Palavras de Jurgen Klopp sobre a estreia de Diogo Jota com a camisola do Liverpool na Premier League.

O avançado português foi lançado por Klopp na parte final do encontro com o Arsenal, mas ainda teve tempo para fazer um golo, fechando as contas em Anfield (3-1). No final do jogo, no início de outubro, acabaram abraçados e ambos com um sorriso que ilustra a felicidade de ambos.

Mais recentemente, com a camisola da Seleção voltou a destacar-se no jogo frente à Suécia com uma grande exibição. Fernando Santos apostou no jogador do Liverpool para ocupar a vaga de Cristiano Ronaldo e a resposta não poderia ter sido melhor: dois golos e uma assistência… para mais tarde recordar.

Portugal venceu a Suécia por 3×0, mantém a liderança do Grupo 3, em igualdade pontual com a França, que venceu na Croácia (1×2).

José Sena Goulão / Lusa

Voltando às considerações de Klopp, o treinador dos campeões ingleses, que o contratou ao Wolverhampton por 50 milhões de euros, destaca a polivalência do internacional luso, explicando os motivos da contratação.

“Meu Deus, são tantas razões! Dá-nos muitas opções. Tem 23 anos e está longe de ser um produto acabado, tem ainda muito potencial. Faz parte desta geração inacreditável de jogadores portugueses, com muitos futebolistas bastante talentosos.”

Conformado quanto à transferência, Nuno Espírito Santo, sublinhou que “o Diogo é espetacular. O que ele fez por nós foi absolutamente fantástico. As coisas acontecem naturalmente, quando devem acontecer. Ele vai para o sítio certo e nunca será esquecido pelos nossos adeptos”, referiu o técnico português. Em Inglaterra desde 2017/18, Diogo Jota marcou 44 golos nos 131 jogos que realizou ao serviço dos Wolves. Agora a história continua com a mítica camisola do Liverpool.

“É o momento mais alto da minha carreira. Dei um grande passo em frente, agora também no segundo jogo a titular na seleção dei continuidade. E o importante é dar o meu melhor e ir crescendo.” Tem 23 anos. É um encantador de plateias.

Surpresa da Semana

Vasco da Gama descobre Sá Pinto

Depois de Jorge Jesus e Jesualdo Ferreira, Ricardo Sá Pinto também vai treinar na primeira divisão do Brasil. O treinador português assinou pelo Vasco da Gama.

É o um regresso ao ativo de Sá Pinto, que na temporada passada esteve ao comando do Sporting de Braga e que na sua ainda curta carreira enquanto treinador já passou também pelo UD Leiria – enquanto treinador adjunto -, Sporting, Estrela Vermelha, OFI, Atromitos, Belenenses, Al Fateh, Standard Liège e ainda Legia Warszawa.

Depois de um início de campeonato promissor, o Vasco da Gama leva já seis jogos sem vencer. O clube é o atual 10.º classificado do Brasileirão. 
O treinador português assinou com o “Gigante da Colina” até o final do Brasileirão e faz-se acompanhar do adjunto Rui Mota, o preparador físico João Moreira e o analista de desempenho Igor Dias.

Momento da Semana

Helton está de volta… quatro anos e cinco meses depois!!!

Aos 42 anos, antigo guarda-redes do FC Porto foi titular da União de Leiria no Campeonato de Portugal. No dia 2 de outubro, a União de Leiria anunciou o regresso de Helton ao clube, mas sem revelar as funções que lhe seriam atribuídas. Para surpresa geral… é para a baliza do clube que o deu a conhecer ao futebol português.

O último jogo oficial disputado por Helton aconteceu no dia 22 de maio de 2016. O FC Porto perdeu nessa tarde a final da Taça de Portugal contra o Sporting de Braga, com o brasileiro na baliza: 2-2 no final do prolongamento e 4-2 no desempate por penáltis.

Por essa altura, Helton já tinha perdido o estatuto de titular da baliza do FC Porto para Iker Casillas, depois de oito temporadas consecutivas com o dono do lugar.

Helton chegou a Portugal em janeiro de 2003 e fez dois anos e meio em Leiria, até ser contratado pelos dragões no verão de 2005, clube pelo qual jogou 12 épocas e conquistou sete campeonatos, seis Taças de Portugal, seis Supertaças e uma Liga Europa.

O guarda-redes voltou, no sábado passado aos relvados pelo União de Leiria no duelo frente ao Oleiros, para o Campeonato de Portugal, que terminou com um empate (1-1).

Liga dos Campeões 2020/2021

Vai começar o “Jogo da Glória”

O Futebol Clube do Porto, que falhou a edição do ano passado, vai cumprir a sua 24.ª participação na fase de grupos da Liga dos Campeões, tal como o campeão europeu Bayern Munique. Melhor, só os dois gigantes espanhóis, o Real Madrid e o FC Barcelona, que vão para a 25.ª presença na Champions.

Manchester City, Olympiakos e Marselha são os adversários do FC Porto, campeão nacional e único representante português na Liga dos Campeões, no grupo C. Para começar os “dragões jogam em Inglaterra frente ao City.

Fica a análise análise para perceber quem são os opositores europeus, com os principais destaques de cada uma das equipas.

UEFA

Manchester City

Na teoria o Manchester City estava na lista dos adversários mais complicados que o FC Porto poderia encontrar no grupo vindo do pote 2.

A equipa treinada por Pep Guardiola acabou a última época tendo falhado os principais objetivos na Premier League – ficou em segundo lugar -, mas especialmente na Liga dos Campeões. Desde que o técnico espanhol chegou a Inglaterra, o City nunca ultrapassou os quartos de final da prova sob o seu comando em quatro tentativas.

Para a nova temporada a defesa, gastou mais de 100 milhões de euros em centrais. 68 milhões em Rúben Dias e cerca de 45 milhões em Aké .

No plantel destacam-se De Bruyne, Sterling e Aguero, sendo que este último tem vivido uma via sacra por causa de problemas físicos, estando há mais de três meses lesionado no joelho. Outras das baixas é Gabriel Jesus, o brasileiro lesionou-se recentemente.

Olympiakos

Treinados por Pedro Martins, a equipa grega do Olympiakos conta no plantel com os portugueses Rúben Semedo e José Sá.

A equipa do ex-treinador do Vitória SC apresenta-se na maioria dos jogos no sistema 4x3x3. Rafinha, lateral ex-Bayern de Munique e Flamengo, o médio Mady Camara e o goleador El-Arabi, são os destaques da formação helénica.

Marselha

Vindo de uma temporada onde não participou nas competições europeias, o Marselha alcançou a qualificação direta para a fase de grupos da Liga dos Campeões ficando em segundo lugar na Ligue 1, dominada em absoluto pelo PSG.
 Este é um reencontro entre um treinador que já assumiu publicamente que gostaria de ser presidente do FC Porto, mas que nos próximos tempos terá como missão derrotar o clube do seu coração.

Os avançados Payet e Thauvin são os destaques na equipa orientada pelo técnico português André Villas Boas, num reencontro muito especial. O clube do coração, onde ambiciona um dia ser presidente, por agora é adversário.

Grupos da Liga dos Campeões

  • Grupo A: Bayern, Atlético Madrid, Salzburg, Lokomotiv
  • Grupo B: Real Madrid, Shakhtar, Inter, Borussia M´gladbach
  • Grupo C: FC Porto, Manchester City, Olympiakos, Marseille
  • Grupo D: Liverpool, Ajax, Atalanta, Midtjylland
  • 
Grupo E: Sevilla, Chelsea, Krasnodar, Rennes
  • 
Grupo F: Zenit, Dortmund, Lazio, Brugge
  • Grupo G: Juventus, Barcelona, Dynamo Kiev, Ferencvaros
  • Grupo H: Paris SG, Manchester United, Leipzig, Basaksehir

Jornada 1

20 outubro

  • Zenit – Brugge (17h55)
  • Dinamo Kiev – Juventus (17h55)
  • Leipzig – Basaksehir (20h00)
  • Barcelona – Ferencvaros (20h00)
  • Lazio – Dortmund (20h00)
  • Chelsea – Sevilla (20h00)
  • Rennes – Kraskodar (20h00)
  • PSG – Manchester United (20h00)

21 outubro

  • Salzburg – Lokomotiv (17h55)
  • Real Madrid – Shakhtar (17h55)
  • Olympiakos – Marseille (20h00)
  • Inter – Borussia M´gladbach (20h00)
  • Ajax – Liverpool (20h00)
  • Midtjylland – Atalanta (20h00)
  • Borussia M´gladbach – Atlético de Madrid (20h00)
  • Manchester City – FC Porto (20h00)

Giro 2020 – continua a sonho do “duro das Caldas”

João Almeida veste a camisola rosa há 13 dias (em 15 etapas) na 103.ª edição do Giro. Nunca visto no ciclismo português. Há 31 anos que Portugal não tinha um ciclista a liderar uma das três grandes voltas da Europa (Tour, Vuelta e Giro).

É apenas o segundo português a consegui-lo, aos 22 anos, depois de Acácio da Silva, que, além da rosa, ainda vestiu a amarela na Volta a França.

Ao fim de duas semanas de competição, e quando ainda falta uma semana para chegar a Milão, João Almeida já ganhou reconhecimento de um país. Tem sido capa de jornais, está destaque nas televisões, merece honras de aberturas nos espaços informativos das rádios. João Almeida tem um país a pedalar com ele.

Luca Zennaro / EPA

“Vou continuar a defender a camisola e vamos ver quão longe posso ir. Sem a equipa, isto não seria possível. São menos de 20 segundos, mas vou defender-me”, prometeu, admitindo que vencer o Giro na estreia em grandes voltas, com 22 anos e um número recorde de dias, 13, na liderança, para um sub-23 seria “muito especial”.

Venceu o Giro Sub-23, foi campeão nacional de contrarrelógio e de fundo sub-23 em 2019, tendo vencido o Liège-Bastogne-Liège sub-23, em 2018, e foi sétimo na Volta a França do Futuro (2018). Na Volta a Itália 2020 tem surpreendido.

Depois de conquistar a camisola rosa dado uma resposta categórica e de resistência. Passou pelas equipas do Cartaxo, Bombarralense e Bairrada até que um dia recebeu o convite da equipa italiana, a Unieuro Trevigiani-Hemus. Tinha 18 anos e o ciclismo passou a ser a prioridade. Seja qual for o desfecho do sonho “cor-de-rosa”, o Giro termina dia 25 de outubro, em Milão, João Almeida já fez história, convergindo todas as atenções que merecem um valente aplauso. Bravo, João Almeida!!!

Teófilo Fernando, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.