11 de setembro de 2001: Como aconteceu

Um trovão num céu que parecia apenas azul. No dia 11 de setembro de 2001, ataques antes impensáveis atingiram os Estados Unidos, país que acreditava ser intocável depois de vencer a Guerra Fria, e destruíram a ilusão de um futuro pacífico. 

Na manhã de 11 de setembro de 2001, 19 homens embarcaram em voos domésticos com partida de Boston, Washington e Newark, na costa leste dos EUA. O seu objetivo era desviar os aviões e usá-los como armas letais.

O primeiro, um Boeing 767 da American Airlines com 92 passageiros, entre os quais os 5 sequestradores, embateu contra a torre Norte do World Trade Center, às 8:46 da manhã de Nova York.

Às 9:03h, um Boeing 767 da United Airlines, com 65 passageiros, entre os quais 5 terroristas, embateu na segunda torre gémea do Worl Trade Center. Milhões de pessoas em todo o mundo assistiam ao ataque, em direto, pela TV.

Às 9:43h, um Boeing 757 da American Airlines, com 64 passageiros, entre os quais 5 terroristas, despenhou-se no Pentágono. O impacto, a 850 km/hora, destruiu a fachada oeste do edifício sede do Departamento de Defesa dos EUA.

Às 10:06h, um Boeing 757 da United Airlines com 44 passageiros, 4 dos quais terroristas, caiu num campo perto de Shanksville, na Pensilvânia.

Nunca se tornou claro qual o objetivo exato dos sequestradores e o que aconteceu ao certo no voo 93 da United Airlines. O avião estava a apenas 20 minutos de Washington, e acredita-se que o alvo era o Capitólio ou a Casa Branca. Sabe-se que alguns passageiros, que souberam por telemóvel dos ataques em Nova York, enfrentaram os sequestradores.

Ambas as torres gémeas do World Trade Center desabaram, formando uma nuvem de poeira e escombros. A torre norte do icónico edifício desabou às 10:05h. A Torre Sul caiu às 10:28h.

Os ataques foram reivindicados pela Al-Qaeda, liderada por Osama Bin Laden, na altura uma organização terrorista islâmica ainda pouco conhecida.

Os ataques de 11 de Setembro de 2001 fizeram um total de 2.977 mortos — dos quais 2.753 em Nova York.

ZAP // AFP

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …