/

Zero Roaming: cidadãos lançam campanha contra a última fronteira da Europa

1

A DECO, a OCU – Organização de Consumidores e Usuários de Espanha, o Eixo Atlântico, a Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças – RIET, com o apoio da Organização Europeia de Consumidores – BEUC, lançaram uma campanha para eliminar o roaming a partir de dezembro de 2015.

A campanha de recolha de assinaturas, lançada sob o lema Zero Roaming, quer mobilizar os cidadãos contra o injustificado sobrecusto nas telecomunicações que afeta os direitos dos cidadãos e atenta contra o mercado único europeu.

A petição para acabar com o roaming na União Europeia a partir de 15 de dezembro de 2015 pode ser assinada na plataforma Change.org.

A associação de defesa do consumidor afirma que o roaming constitui a última fronteira da Europa, com um impacto muito negativo para os cidadãos, prejudicando uma grande parte da população europeia.

Este não é um problema exclusivo dos turistas, mas também de estudantes residentes no estrangeiro, empresários, trabalhadores e cidadãos que habitam nas regiões das fronteiras internas da União Europeia.

Por isso, a Comissão Europeia propôs a sua eliminação e o Parlamento ratificou-a, concretizando o seu desaparecimento para o dia 15 de dezembro de 2013.

No entanto, alguns Governos dos Estados-membros – especialmente os do Sul – travaram a proposta do Parlamento, privilegiando as operadoras de telecomunicações, em detrimento da posição dos cidadãos, e pretende adiar, de maneira injustificada, a eliminação do roaming até ao ano de 2018.

Este é, de acordo com a DECO, mais um exemplo de como as grandes empresas impõem os seus interesses particulares em detrimento dos interesses dos consumidores e contra as decisões das organizações que representam os cidadãos.

Coincidindo com a reunião do Parlamento, a Comissão e Estados-membros, da qual se esperam avanços significativos sobre um possível acordo antes do verão, as organizações promotoras da campanha Zero Roaming lançaram a petição para que os cidadãos se façam ouvir a favor do fim do roaming.

ZAP / DECO

1 Comment

  1. É isso o preço das chamadas. O IVA em cima do Imposto automóvel, o Iva em cima da taxa de radiodifusão, O barril a descer e na bomba a subir todas as semanas ( e fazem os jornalistas grande alarido nas TV quando baixa 1 reles cêntimo depois de ter subido perto de 1 euro blá blá blá whiskas saquetas…
    Portugal um quase não país cheio de ciganos uns genuínos outros também não!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.