//

Zeinal Bava demite-se da presidência da Oi

Wikimedia

Zeinal Bava, presidente da Oi

Zeinal Bava, presidente da Oi

O gestor português Zeinal Bava, ex-presidente da Portugal Telecom, renunciou esta terça-feira à presidência da telefónica brasileira Oi, revelou a própria empresa, alimentando as especulações no mercado sobre o futuro da fusão das duas empresas.

A saída de Bava foi comunicada pela própria Oi, em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A empresa informa que o executivo “renunciou ao cargo”.

O director de Finanças e de Relações com Investidores, Bayard De Paoli Gontijo, assumirá temporariamente o cargo, até que o Conselho de Administração da companhia decida quem indicará para o posto.

Este sábado, a revista Veja tinha já adiantado que “os controladores da Oi se preparam para anunciar a saída de Zeinal do comando da operadora”.

Eleito várias vezes o melhor CEO do setor de telecomunicações na Europa depois de liderar a Portugal Telecom, Bava assumiu a presidência da Oi em junho de 2013 com o objectivo de liderar a fusão das duas empresas.

A saída de Zeinal Bava tem lugar após vários meses de tensão despoletada pela polémica com o investimento de 900 milhões de euros da PT em dívida da Rioforte, empresa bandeira do grupo BES.

A entrada em incumprimento da Rioforte teve como consequência, entre outras, a redução da participação da PT na Oi, após a fusão, de 37% para cerca de 25%.

Zeinal Abedin Mohamed Bava nasceu em Lourenço Marques, em 1965. A sua família, muçulmana sunita originária da Índia Portuguesa, fixou-se em Moçambique, em 1890. É licenciado em Engenharia Eletrónica e Eletrotécnica pela University College London.

Enquanto CFO do Grupo PT, foi eleito pela Institutional Investor por três vezes consecutivas, em 2003, 2004 e 2005 como o melhor Chief Financial Officer da Europa no sector das telecomunicações.

Depois de assumir a presidência da PT, em 2008, foi por diversas vezes considerado, entre 2009 e 2012, melhor CEO em Portugal e no sector das telecomunicações na Europa.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.