Xangai está a atingir o limite de habitantes previsto para sobrevivência

Michel_r / Wikimedia

-

A população do município de Xangai, a capital económica da China, ultrapassou os 24 milhões no final de 2013, aproximando-se do limite previsto pelas autoridades, revelou a imprensa local.

A grande metrópole chinesa “pode acomodar até 27 milhões de pessoas e os seus recursos de água natural podem matar a sede de 26,7 milhões”, afirma o vice-presidente do governo municipal, Tu Guangshao, citado pelo Diário de Xangai esta sexta-feira.

O município de Xangai, um dos quatro do país com estatuto idêntico ao de uma província (juntamente com Pequim, Tianjin e Chongqing), tem 6.340 quilómetros quadrados – apenas cerca de mil quilómetros quadrados mais do que o Algarve.

No final de 2013, viviam em Xangai 24,15 milhões de pessoas, 40% das quais (9,6 milhões) trabalhadores migrantes.

Em algumas cidades-satélite do município, esses trabalhadores migrantes, oriundos das províncias rurais, constituem já a maioria da população.

Entre os locais, cerca de 27% (3,88 milhões) têm mais de 60 anos, a idade da reforma para os homens (para as mulheres é aos 55 anos).

Em 2011, a área autorizada para construção urbana ascendia a 2.961 quilómetros quadrados, muito acima da média de 20% a 30% verificada na maioria das megacidades do planeta, refere ainda o Diário de Xangai.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.