/

Xanana Gusmão demitiu-se

1

Antonio Cruz / ABr

Xanana Gusmão, primeiro-ministro de Timor e ex-líder da resistência timorense

Xanana Gusmão, primeiro-ministro de Timor e ex-líder da resistência timorense

Xanana Gusmão demitiu-se hoje do cargo de primeiro-ministro de Timor-Leste, numa carta endereçada ao Presidente da República, Taur Matan Ruak.

“Venho apresentar a vossa excelência o meu pedido de demissão, assegurando-lhe que irei continuar a estar disponível para servir os melhores interesses do Estado e da Nação e pela intransigente defesa e consolidação da independência e soberania nacional, contribuindo na promoção da unidade nacional e sentido de responsabilidade por parte dos cidadãos”, escreveu Xanana Gusmão.

Esta semana, o secretário-geral da Fretilin tinha confirmado que Xanana Gusmão, presidente do maior partido timorense e atual chefe do Governo, convidou Rui Araújo para ser o novo primeiro-ministro de Timor-Leste.

“O presidente do CNRT convidou Rui Araújo. Foi convidado para o cargo de primeiro-ministro”, disse hoje Mari Alkatiri depois de acompanhar o presidente do seu partido, Lu’Olo, num encontro com o Presidente da República, Taur Matan Ruak.

Mari Alkatiri falava depois de participar com o presidente da Fretilin, Lu’ Olo, num encontro com o presidente da República que fechou a ronda de consultas presidenciais com os partidos políticos timorenses sobre a reestruturação do Governo.

Questionado pela Lusa o secretário-geral da Fretilin disse ainda que preferia que Xanana Gusmão, apesar de sair do cargo de primeiro-ministro, continuasse a fazer parte do Governo timorense pelo menos durante este ano, para garantir a transição.

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.