/

Apresentado o novo Windows – tão bom que salta da versão 8 para a 10

3

Windows 10 é o nome oficial do novo sistema operativo da Microsoft, originalmente com o nome de código Windows Threshold.

Em São Francisco, na apresentação da nova plataforma, Terry Myerson, vice-presidente executivo do grupo de Sistemas Operativos do gigante norte-americano, explicava que o Windows 10 é um salto tão substancial face à anterior versão que decidiram passar à frente de uma plataforma 9.

Mas afinal o que nos traz de novo o Windows 10? Pelo que se lê na imprensa internacional e pelo que foi desvendado pela própria Microsoft, as empresas são o grande foco da plataforma que deverá estar disponível no mercado algures no outono do próximo ano.

O que se sabe é que a partir de hoje, 1 de outubro, está disponível a versão “Technical Preview” para PC. Através do Windows Insider Program (WIP), os participantes receberão uma “pré-visualização técnica” do Windows 10 e uma sequência constante de atualizações ao longo do ciclo de desenvolvimento, para utilizarem e fazerem comentários.

“Este será o nosso sistema operativo mais abrangente e o melhor lançamento de sempre da Microsoft para os nossos clientes empresariais, e estamos ansiosos por trabalhar com a nossa comunidade alargada de Windows para dar vida ao Windows 10 nos próximos meses”, disse Terry Myerson no comunicado distribuído pela Microsoft.

Basicamente, o Windows 10 apela a dois conceitos: familiaridade e coerência entre dispositivos. A empresa avança que a nova plataforma adapta-se a qualquer dispositivo utilizado pelos clientes, da Xbox aos PC, passando pelos telemóveis, tablets e até mesmo pequenos gadgets. Aliás, a Microsoft diz que “o Windows 10 funciona na maior gama de dispositivos de sempre, desde a Internet of Things a centros de dados empresariais em todo o mundo”.

A empresa norte-americana irá também disponibilizar uma plataforma de aplicações convergente para programadores em todos estes dispositivos, com uma loja de aplicações unificada. Os programadores poderão desenvolver uma aplicação uma vez e implementá-la em diferentes tipos de dispositivos, tornando a localização, a compra e a atualização mais fácil do que nunca para os clientes.

O que correu mal com o Windows 8?

A questão é que a Microsoft passou boa parte destes dois últimos anos – o Windows 8 foi lançado em outubro de 2012 – a tentar “dar a volta” às críticas sobre o rumo que o sistema operativo que domina os PC tradicionais estava a levar. O Windows 8 introduziu na altura o design Metro, dando prioridade à valência touch, com “azulejos” ao vivo e removendo alguns elementos-chave do Windows 7, como o tradicional botão Iniciar. Estava assim interrompido o aspeto familiar a que os utilizadores do Windows estavam habituados.

O novo sistema operativo tenta de alguma forma responder às críticas daqueles que não se adaptaram à lógica de “dois interfaces”. Aliás, na versão 8.1, lançada o ano passado, o botão Iniciar voltaria, novamente, a ganhar protagonismo.

Ou seja, basicamente o Windows 10 vai combinar elementos do Windows 8 e a familiaridade e funcionalidade do Windows 7, que ainda é o sistema operacional mais popular da Microsoft. De acordo com a Net Applications, em agosto o Windows 7 podia ser encontrado em 51 % dos PC, em comparação com pouco mais de 13% para as versões 8 e 8.1 combinadas.

Mas afinal a aposta no toque e no interface Metro do Windows 8 falhou? A Microsoft recusa esta ideia. Admite que não foi bem conseguida, mas garante que não vai abandonar a experiência touch do seu sistema operativo. “O foco no toque do Windows 8, o ecrã inicial grande, a noção de aplicações a rodarem em full-screen tal como acontece nos tablets … era para promover a ideia que seria mais produtivo desta forma”, disse em San Francisco Joe Belfiore, vice-presidente corporativo de sistemas operativos e o rosto do projeto de design e desenvolvimento Windows e Windows Phone. “Mas não fomos bem-sucedidos. Com o Windows 10 acho que acertamos”.

Não houve confirmação oficial de que os atuais utilizadores do Windows 8 receberão o 10 de forma gratuita, uma informação divulgada por sites especializados nas últimas semanas.

Mais segurança para particulares e empresas

De acordo com a informação enviada pela Microsoft Portugal, o Windows 10 dispõe de praticamente tudo aquilo de que as empresas necessitam diretamente no núcleo do produto, incluindo segurança de nível empresarial e funcionalidades de proteção de identidade e de informações, de formas que podem reduzir a complexidade e proporcionar melhores experiências do que outras soluções.

Um avanço significativo está patente no trabalho que desenvolvemos com as identidades dos utilizadores, e que melhoram a resistência a violações de segurança, ao roubo e ao phishing.

“O Windows 10 ajudará também a melhorar a prevenção da perda de dados, utilizando contentores e separação de dados ao nível das aplicações e dos ficheiros, permitindo uma proteção que acompanha os dados, onde quer que estes se encontrem”, lê-se no documento.

A gestão e a implementação foram simplificadas para ajudar a reduzir os custos, incluindo atualizações locais do Windows 7 ou 8 que têm como objetivo tornar os cenários de limpeza e reinstalação obsoletos.

“As empresas terão também agora a flexibilidade de escolher quando adotar as mais recentes inovações, bem como influenciar os melhoramentos contínuos com base nos seus comentários. Além disso, as organizações poderão personalizar uma loja específica para as suas necessidades e para o seu ambiente. A loja de aplicações permitirá o licenciamento de aplicações em volume, a distribuição flexível e a capacidade de as organizações recuperarem ou reutilizarem licenças quando necessário”.

Technical Preview: o que diz a Microsoft

A Technical Preview do Windows 10 demonstra novos níveis de flexibilidade, navegação e familiaridade através da experiência Windows, tais como:

  • Menu Iniciar expandido: O conhecido botão Iniciar (Start) está de volta, proporcionando rápido acesso num só clique às funções e ficheiros mais utilizados, e inclui um novo espaço para personalizar com aplicações, programas, pessoas e Web sites favoritos.
  • Aplicações executadas numa janela: As aplicações da Loja Windows são agora abertas no mesmo formato que os programas de desktop. Podem ser redimensionadas e movidas, e dispõem de barras de título na parte superior que permitem maximizar, minimizar e fechar com um clique.
  • Melhoramentos à funcionalidade de encaixe: Trabalhar com várias aplicações em simultâneo é mais fácil e mais intuitivo com os melhoramentos à funcionalidade de encaixe. Pode ter até quatro aplicações encaixadas no mesmo ecrã com um novo esquema de quadrantes. O Windows irá também indicar outras aplicações e programas que estejam a ser executados e que podem ser encaixados e até mesmo apresentar sugestões sobre como preencher espaço disponível no ecrã com outras aplicações.
  • Novo botão Vista de Tarefas: O novo botão na barra de tarefas permite ver todas as aplicações e ficheiros abertos, possibilitando a rápida alternância e acesso com um só toque a quaisquer ambientes de trabalho criados.
  • Vários ambientes de trabalho: Em vez de ter várias aplicações e ficheiros sobrepostos num único ambiente de trabalho, é fácil criar e mudar entre ambientes de trabalho diferentes para diversas finalidades e projetos, quer seja para uso profissional, pessoal ou ambos.

A versão de teste pode ser descarregada em na página da Microsoft.

B!T

3 Comments

  1. O que vocês estão a anunciar para os portugueses não tem qualquer beneficio, o sistema operativo é oferecido em pt-br e não em pt-pt, aconselho os portugueses a não instalarem o windows 10, se o fizerem comprem primeiro uma caixa de comprimidos para o stress e outra para dores de cabeça, sem mais, cumprimentos

    • Caro killer,
      O que foi apresentado e disponibilizado foi um technical preview do novo sistema operativo.
      Quando o Windows 10 chegar ao mercado para os consumidores, daqui por um ano, poderá seguramente contar com uma versão PT-pt.

  2. Bastante ridícula, esta ideia de saltar uma versão. E mais uma vez a Microsoft a reboque da Apple, a copiar funcionalidades que já estão disponíveis no OS X há anos (tal como algo que parece ser o Mission Control/Expose – Vista de Tarefas, ou os Vários ambientes de trabalho). Vamos ver como funcionam nesta plataforma. Será que até no nome da versão a MS quer imitar a Apple? Windows 10 (saltando o 9…)? O próximo OS X é o 10 (mas já é a décima versão do 10, ou seja, o 10.10…).
    Está visto que aquela que ficará para a história como a melhor versão de sempre do Windows será mesmo o Windows 9 (lol).

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.