Windows 10 “unificado” tem 7 versões diferentes

2

Microsoft

Joe Belfiore mostra uma antevisão do menu Iniciar do Windows 10.

Joe Belfiore mostra uma antevisão do menu Iniciar do Windows 10.

A Microsoft queria unificar o Windows 10, disponibilizando a mesma versão em todos os dispositivos, mas na verdade vão existir sete versões diferentes do sistema operativo.

O Windows 10, que deverá ser lançado este Verão, será em teoria a última versão do sistema operativo da Microsoft. O gigante da tecnologia anunciou que não vai criar novas versões do software, mas que este passará a actualizar-se de forma “contínua”.

Mas na realidade, não haverá uma versão “unificada” do Windows 10, mas 7 verões diferentes do sistema operativo.

No que toca aos computadores e tablets haverá 4 versões:

Windows 10 Home – esta será a versão que virá instalada aquando da compra de um computador ou tablet. Estará equipada com as principais novidades do Windows 10 que já foram sendo reveladas como a Cortana, o novo browser Microsoft Edge, a autenticação biométrica e o modo Continuum que permite alternar de forma fácil entre o modo desktop e o modo Modern.
Windows 10 Pro – Com recursos específicos para pequenas empresas como o Windows Update for Business.
Windows 10 Enterprise – Especifico para grandes empresas.
Windows 10 Education – Similar à versão Enterprise mas destinada a ser usada em escolas, universidades e outras instituições educacionais.

Além destas versões há uma outra categoria, com as versões para dispositivos móveis:

Windows 10 Mobile – Esta versão é a que será usada em smartphones e até em tablets de menores dimensões. O Office instalado nesta versão será remodelado para que funcione melhor em ecrãs mais reduzidos e o Windows terá também uma versão especifica para dispositivos móveis do modo Continuum.
Windows 10 Mobile Enterprise – Esta versão terá soluções especificamente para empresas.
Windows 10 IoT Core – Versão bastante aligeirada para ser usada em dispositivos baratos e simples como gateways.

Além de todas estas versões, haverá ainda variantes do Windows 10 Enterprise e do Windows 10 Mobile Enterprise destinadas a caixas multibanco, pontos de venda, terminais portáteis e para robótica industrial.

O Windows 10 deverá chegar aos mercados ainda este Verão.

tecnologia.com.pt

2 Comments

  1. Boicote ao sistema operativo abertoGNU/LINUX continua com o 10 (depois do 8)?!? A decisão de activar ou desactivar a opção ‘Secure Boot’ – Consórcio UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) passa para os clientes informados e OEM’s que se disponibilizem a tal. No fundo trata-se de um padrão configurativo para PCs que passa pela “substituição” do BIOS (basic input/output system) que continua lá, com vista a “olear” a interoperabilidade software – hardware, e, que se saiba, o tempo de arranque é menor e melhora a protecção nos ‘bootkits’ conforme perspectiva de cerca de 140 empresas da área tecnológica, entre as quais a Microsoft…
    Tão pouco por tanto? Partilhar a máquina com UEFI/Secure boot com outro sistema operativo é o busilis… As nossas máquinas já eram e serão mais exclusivas do SO Microsoft!
    Teremos de lá ir beber… Preparem-se para a “perpetualização” das sessões de actualização contínuas, sistemáticas nas quais nada riscamos “default” “oblige”

  2. dizem que a Google vai entrar no negocio dos sistemas operativos para pc ,se for verdade ,talvez para os Windows, reste pouco tempo de quase absoluto monopolio

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.