/

Wikimedia vai a tribunal para acabar com programa da NSA

Joi Ito / Flickr

O fundador da Wikipedia, Jimmy Wales

O fundador da Wikipedia, Jimmy Wales

A Wikipedia Foundation uniu-se a outras oito organizações e entrou com um processo judicial contra a Agência Nacional de Segurança norte-americana (NSA) e o Departamento de Justiça dos EUA, pedindo o fim do programa da NSA.

O processo contesta o programa de vigilância massiva da NSA, em particular o escrutínio em larga escala das comunicações online, pretendendo assim a “proteger os direitos dos utilizadores de todo o mundo”.

“Estamos a processá-los hoje em nome nos nossos leitores e editores de todo o mundo”, afirma Jimmy Wales, fundador da Wikipedia, no texto publicado esta terça-feira no blog da Wikimedia Foundation. “A vigilância em larga escala corrói a premissa original da Internet: um espaço aberto à colaboração e à experimentação, e um lugar livre de medo”.

“Controlando a espinha dorsal [backbone] da Internet, a NSA está a pressionar a espinha dorsal da democracia”, refere Lila Tretikov, diretora executiva da Wikimedia Foundation, citada na publicação do blog.

“A Wikipedia foi fundada sobre a liberdade de expressão, de investigação, de informação. Ao violar a privacidade dos nossos utilizadores, a NSA está a ameaçar a liberdade intelectual que é fundamental para as pessoas poderem criar e compreender o conhecimento”, acrescenta a responsável, que em conjunto com Jimmy Wales publica esta terça-feira um artigo de opinião no New York Times intitulado “Parem de espiar os utilizadores da Wikipedia“.

O conjunto de organizações está a ser representado legalmente pela American Civil Liberties Union (ACLU) e acusa a NSA de violar a primeira emenda da Constituição norte-americana, que protege a liberdade de expressão e de associação, e a quarta emenda, que protege os cidadãos de buscas e apreensões injustificadas.

AF, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.