/

Vulcão chileno adormecido há 43 anos acordou (e com estrondo)

Alex Vidal Brecas / EPA

Erupção do vulcão chileno Calbuco em abril de 2015

Erupção do vulcão chileno Calbuco em abril de 2015

O vulcão Calbuco entrou em erupção esta quarta-feira, pela primeira vez em décadas, lançando uma gigantesca coluna de fumo para a atmosfera, junto à cidade portuária de Puerto Montt. O governo chileno já decretou o alerta vermelho na região.

Uma nova erupção foi registada, esta quarta-feira, no vulcão Calbuco, no sul do Chile, pela segunda vez em apenas um dia, depois de ter estado adormecido durante 43 anos, informaram as autoridades.

O tráfego aéreo na região foi já cancelado e as populações mais próximas evacuadas.

A Presidente do Chile, Michelle Bachelet, decretou estado de excepção por catástrofe na província de Llanquihue e no município de Puerto Octay, após a primeira erupção no Calbuco, situado a 1.000 quilómetros a sul da capital, Santiago.

Esta decisão significa que as forças armadas e de segurança são destacadas para o terreno e tomam o controlo da situação, além de colaborarem na retirada de pessoas de uma área correspondente a um raio de 20 quilómetros em torno do vulcão, considerada “zona de exclusão imediata”.

O Calbuco é um estratovulcão, ou vulcão em forma de cone, formado por magma expelido durante as suas erupções e que lhe deu a sua forma actual.

Está localizado no sul do Chile, junto ao lago Llanquihue, no centro da região protegida da Reserva Natural de Llanquihue,

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.