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Volkswagen é a ponta do iceberg: há mais marcas a manipular testes

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Dave Pinter / Flickr

A Volkswagen não é a única marca da indústria automóvel que manipula os resultados dos testes de emissões de gases poluentes. Um estudo de uma empresa que trabalha com a Comissão Europeia apurou que Mercedes, BMW e Peugeot também o fazem.

Esta análise feita pela Transport & Environment, que avalia anualmente estes dados, concluiu que a divergência entre os resultados dos testes de emissões de CO2 e a performance real é de 40%, conforme explica o coordenador do estudo, Greg Archer, à TSF.

“A média da divergência entre os resultados oficiais e os resultados reais é muito grande. Em geral chega aos 40%. Nalgumas marcas como a Mercedes, essa divergência ronda os 50%. Nalguns modelos desta marca, como os classe A, C e E, o fosso chega aos 55%“, refere Greg Archer.

Dados que levam este responsável a considerar que o escândalo da Volkswagen “é só a ponta do iceberg” e que existe “um abuso generalizado das fabricantes automóveis”.

“Acreditamos que mais fabricantes de automóveis instalaram equipamentos defeituosos e também achamos que esses equipamentos foram usados noutras aplicações para além dos Diesel“, acrescenta Greg Archer.

No relatório “Mind the Gap”, feito pela Transport & Environment, constata-se que a diferença entre os valores de CO2 contabilizados e aqueles que são anunciados pelas marcas fabricantes tem aumentado sucessivamente todos os anos.

De acordo com a análise, em 2008, a emissão de gases poluentes e o consumo de combustível em ambiente de condução real eram 8% superiores aos que se verificavam nos testes de laboratório.

Essa diferença aumentou para 31% em 2012 e em 2014 situou-se entre os 40% e os 45%.

Divergências que fazem com que os condutores gastem, em média, mais 450 euros em combustível, todos os anos, do que aquilo que se esperaria, face aos resultados dos testes dos fabricantes.

Greg Archer considera que a Comissão Europeia tem que “criar novos regulamentos sobre como os carros devem ser testados” e “sensibilizar as autoridades nacionais a investigar se os veículos certificados estão em conformidade”.

ZAP

3 Comments

  1. Só da vw, por cá, são 94.000 fora o resto das marcas excepto se o pires de lima viééééér dizereeeee o contraaaaario, palavra de ministro faz fé, ah ah ah desta vez nem veio o sr anibal nem o sr cu-elho por as mãos no fogo pois já têm as mãos queimadas

  2. Carros com motores poluentes? Resolve-se já. Vem já o António Costa prometer um carro novo a cada português. Coisa de menos para o orçamento de estado. Não haverá problemas com a despesa. Alguém suportará a fatura. Já há dois mil anos houve o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes. Apesar de não crente, o Costa conta com a ajuda divina. O Costa não foi recebido pelo Papa Francisco em março passado?

  3. Estão a misturar coisas completamente diferentes!!!
    O problema da VW é o NOx, não o CO2!!
    Além disso, há divergências entre os testes e o “mundo real”, mas, os carros funcionam do mesmo modo nos testes e na estrada; ao contrário deste caso da VW, em que o carro funcionava de um modo quando fazia os testes e de outro nas estrada!!
    Cuidado com estes “pormenores”!!

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