Vladimir Putin felicita o “querido amigo” Fidel Castro pelo 90.º aniversário

José Cruz / ABr

Vladimir Putin, Presidente da Rússia

Vladimir Putin, Presidente da Rússia

O presidente russo, Vladimir Putin, felicitou hoje o líder revolucionário cubano Fidel Castro, que designou de “querido amigo”, pelos seus 90 anos.

“Você desfruta de profundo respeito na Rússia como um estadista notável que dedicou toda a sua vida a servir o povo de Cuba”, escreveu Putin num telegrama divulgado no ‘site’ do Kremlin.

“É difícil sobrestimar a sua contribuição pessoal para o desenvolvimento da amizade e cooperação entre os nossos países”, adianta o presidente russo, fazendo votos de “boa saúde, longevidade, vitalidade e prosperidade”.

Simultaneamente amado como um herói e odiado como um ditador, Fidel Castro é uma das figuras gigantes da história moderna que desafiou os Estados Unidos para transformar a sua nação num firme aliado da União Soviética.

Kremlin / Wikimedia

Vladimir Putin com Fidel Castro na visita a Cuba em dezembro de 2000

Vladimir Putin com Fidel Castro numa visita a Cuba em dezembro de 2000

As ligações entre Moscovo e Havana sofreram após o colapso da URSS, tendo o corte do enorme fluxo da ajuda financeira de Moscovo constituído um significativo golpe económico para a ilha.

Vladimir Putin tem procurado reforçar os laços com Havana, tendo estado com Fidel Castro em 2014 durante uma visita a Cuba.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.