/

Vladimir Putin cria 5 bases de comando na Rússia para combater o terrorismo

1

Kremlin.ru

-

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou este sábado um decreto que estabelece medidas para optimizar a distribuição de fundos estatais na luta contra o terrorismo e a criação de cinco centros de comando para combater o terrorismo.

Segundo a agência russa RIA Novosti, o decreto determina a criação de 5 bases de comando em diferentes cidades portuárias russas, para fazer face ao terrorismo quer nas águas territoriais russas quer na plataforma continental do país.

As bases ficarão localizadas nos portos de Murmansk, no Mar de Barents, em Kaspiysk, no Mar Cáspio, em Petropavlosk Kamchatski e Yuzno-Sajalinsk, no Pacífico, e em Simferopol, a capital da Crimeia, a província no Mar Negro anexada à Ucrânia em 2014

Estes centros de comando terão por missão organizar e planificar operações antiterroristas nas águas territoriais, zona económica exclusiva e plataforma continental da Rússia, nos espaços marítimos em que Moscovo exerce a sua soberania, e ainda nos navios com bandeira russa.

O documento determina ainda que as entidades de luta anti-terrorista serão coordenadas pelo FSB, o Serviço Federal de Segurança do país, e a sua área de acção será determinada pelo Comité Nacional Antiterrorista.

A aviação militar russa, protegida por uma frota naval, encontra-se desde Setembro deste ano a efectuar uma operação de apoio aéreo à ofensiva terrestre do exército sírio contra várias organizações terroristas na Síria.

Nesse período, a Rússia viu-se envolvida em dois incidentes no Médio Oriente.

A 31 de Outubro, um avião da companhia russa Metrojet despenhou-se no Egipto com 224 pessoas a bordo. O Estado Islâmico reivindicou o atentado, e a 17 de Novembro a Rússia confirmou que a queda foi causada por uma bomba.

A 24 de Novembro, um caça russo Sukhoi Su-24 foi abatido por um caça F-16 da força aérea turca, num incidente que Moscovo classificou de “facada nas costas” que não vai perdoar à Turquia.

ZAP

1 Comment

  1. Será também para combater o terrorismo que eles “Estado Russo” tão bem têm sabido utilizar contra outras nações ao longo de muitos anos?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.