Vítor Bento substitui Ricardo Salgado no BES

RTP / Flickr

O economista Vítor Bento

O economista Vítor Bento

O economista Vítor Bento é o nome escolhido pelos principais acionistas do Banco Espírito Santo (BES) para assumir os destinos da instituição, substituindo o líder histórico, Ricardo Salgado, segundo avançam vários jornais portugueses.

Vítor Bento será uma escolha consensual dos dois maiores acionistas do BES, o Espírito Santo Financial Group (ESFG), que conta com 25% do capital do banco, e o grupo francês Crédit Agricole, que detém uma fatia de 15%.

Com a proposta de Vítor Bento para a liderança da instituição, que vive um período de reestruturação, cai a hipótese de Amílcar Morais Pires, actual administrador financeiro do BES, vir a liderar o banco, tal como foi proposto há duas semanas pelo ESFG.

Na altura, o principal acionista do BES avançou com o nome de Morais Pires, o braço-direito de Ricardo Salgado, para assumir a presidência executiva do banco, num comunicado oficial enviado ao supervisor do mercado, no qual foi comunicado o agendamento de uma assembleia-geral extraordinária para o dia 31 de julho.

Vítor Bento é licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG). Foi nomeado membro do Conselho de Estado pelo Presidente da República, Cavaco Silva, de quem é há alguns anos consultor para a área de economia.

Foi presidente do Conselho Directivo do Instituto de Gestão do Crédito Público, diretor-geral do Tesouro, diretor do Departamento de Estrangeiros do Banco de Portugal, vogal no Conselho de Administração do Instituto Emissor de Macau e presidente do Conselho de Administração da SIBS.

Em 2011 Vítor Bento foi o primeiro nome convidado para a pasta das Finanças no governo de Passos Coelho, mas recusou, abrindo lugar a outro Vítor, de seu nome Gaspar.

ZAP/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.