/

Vítor Bento escusou-se a ir à Assembleia dar mais explicações

 

d.r. Fundação Francisco Manuel dos Santos

Vítor Bento

Vítor Bento

O ex-presidente do Novo Banco Vítor Bento escusou-se a ir à Assembleia da República dar explicações adicionais sobre a sua demissão aos deputados da comissão de Finanças por não ter “nada a acrescentar”, segundo fonte parlamentar.

A proposta de audição do antigo responsável, que decidiu sair do Novo Banco dois meses depois de aceitar liderar a instituição bancária que sucedeu ao BES, foi apresentada pelo PS e acolhida por unanimidade na reunião da Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública (COFAP), da passada quarta-feira.

Em declarações à Lusa, o presidente da COFAP, Eduardo Cabrita, afirmou que Vítor Bento lhe transmitiu que “não tinha nada a acrescentar” e tudo “o que tinha a dizer foi dito no comunicado da semana passada”.

Vítor Bento explicou os motivos da saída em duas cartas, uma dirigida aos colaboradores do Novo Banco e outra aos clientes, considerando que a mudança não tinha nada de “dramático” e que até poderia “beneficiar o banco”.

Só os cidadãos com funções institucionais são obrigados a ir às comissões parlamentares permanentes, um dever que cessa quando abandonam os cargos.

No entanto, são obrigados a ir às comissões de inquérito.

O PCP propôs uma comissão de inquérito ao caso BES que foi hoje aprovada pela Assembleia da República com os votos favoráveis de todos os partidos.

No dia 03 de agosto, o Banco de Portugal tomou o controlo do BES, depois de o banco ter apresentado prejuízos semestrais de 3,6 mil milhões de euros, e anunciou a separação da instituição em duas entidades distintas.

No chamado banco mau (‘bad bank’), um veículo que mantém o nome BES mas que está em liquidação, ficaram concentrados os ativos e passivos tóxicos do BES, assim como os acionistas.

No ‘banco bom’, o banco de transição que foi chamado de Novo Banco, ficaram os ativos e passivos considerados não problemáticos.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.