/

Vistos gold: PJ faz buscas no Ministério do Ambiente

António Cruz / ABr

-

A Polícia Judiciária realizou hoje buscas no gabinete da secretária-geral do Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território e Energia (MAOTE), no âmbito de uma investigação relacionada sobre a atribuição de vistos “gold”.

“O Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia confirma que decorreram buscas no Gabinete de Albertina Gonçalves, Secretária-Geral do MAOTE”, segundo um comunicado do ministério.

Esta quinta-feira a Polícia Judiciária deteve 11 pessoas suspeitas de corrupção, branqueamento de capitais, tráfico de influência e peculato, no âmbito de uma investigação sobre atribuição de vistos “gold”.

Entre os detidos está o diretor nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Manuel Jarmela Palos, o presidente do Instituto dos Registos e Notariado, António Figueiredo, e a secretária-geral do Ministério da Justiça, Maria Antónia Anes.

Em comunicado, a PJ salienta que as diligências investigatórias já duravam há alguns meses e que a operação foi desencadeada em diversos pontos do país, envolvendo cerca de duas centenas de investigadores.

A investigação é dirigida pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), coadjuvado por elementos da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ.

O programa de atribuição de vistos “gold”, criado em 2013, prevê a emissão de autorizações de residência para estrangeiros oriundos de fora do espaço Schengen que façam investimentos em Portugal, por um período mínimo de cinco anos.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.