/

Já há 5 casos confirmados de Zika em Portugal

1

Midiamax

O Aedes aegypti pode transmitir três doenças: Zika, dengue e chikungunya

O Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge detectou cinco casos de pessoas infectadas com o vírus Zika, em Portugal. Todos os afectados contraíram o vírus no Brasil.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), foram detectados cinco casos de Zika em solo nacional, envolvendo “cidadãos que contraíram a infecção quando estavam no Brasil”, reporta o Diário de Notícias.

Este vírus não se transmite entre seres humanos, ocorrendo a infecção por via da picada de mosquitos infectados.

“Os sintomas e sinais clínicos da doença são, em regra, ligeiros: febre, erupções cutâneas, dores nas articulações, conjuntivite, dores de cabeça e musculares”, refere a Direcção Geral da Saúde (DGS) em comunicado.

O vírus tem complicações graves para os fetos, quando as mulheres ficam infectadas durante a gravidez, provocando “microcefalia”, salienta a DGS.

No Brasil, as autoridades já chegaram a aconselhar as mulheres das zonas mais afectadas pelo vírus a adiarem a decisão de engravidar.

O vírus deverá espalhar-se por todo o continente americano, alertou ainda a Organização Mundial de Saúde.

Já foram reportados vários casos do vírus na Europa, todos relacionados com pessoas que ficaram infectadas aquando de viagens até à América do Sul.

Entretanto, o Verão pode vir a facilitar a propagação do vírus em solo europeu, nomeadamente na Madeira, conforme explica o infecciologista Jaime Nina à Renascença.

Este especialista nota que a presença do mosquito Aedes Aegypti no Arquipélago poderá espalhar o vírus com mais facilidade nos dias quentes, altura em que há também mais mosquitos.

ZAP

1 Comment

  1. Porque será que de vez em quando, aliás, frequentemente, se dão tantas pandemias de há uns anos para cá? gripes das aves, suína, vacas loucas, ébola, etc e agora o zica.
    Terá a ver com lobby da industria farmacêutica?
    Guerra biológica?
    Aeronaves nas altas camadas da atmosfera a largar virus? em alguns países?
    Contaminações de águas públicas?
    ????

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.