Vídeo mostra as células “assassinas em série” que matam o cancro

1

Uma equipa de investigadores do Reino Unido e dos EUA conseguiu registar num vídeo impressionante a forma como as células citotóxicas T, presentes nos glóbulos brancos, destroem as células cancerígenas, actuando como verdadeiras “assassinas em série”.

“Dentro de cada um de nós esconde-se um exército de assassinos em série cuja função principal é matar uma e outra vez. Estas células patrulham os nossos corpos identificando e destruindo as células infectadas por vírus e as células cancerígenas e fazem-no com notável precisão e eficiência”, refere o líder do estudo, o Gillian Griffiths, professor da Universidade de Cambridge, citado no site desta instituição britânica.

No vídeo, as células T, ou linfócitos T, são as de cores laranja e verde e caracterizam-se por se moverem a alta velocidade, patrulhando o ambiente, à procura de “alvos” para atacar.

Quando encontram uma célula infectada ou cancerígena, as de cor azul, rodeiam-na em busca dos seus pontos fracos e depois injectam-na com citotoxinas, as proteínas venenosas que aparecem a vermelho nas imagens.

“Logo que as citotoxinas são injectadas nas células cancerígenas, o seu destino está traçado e podemos observar como enfraquecem e morrem. A célula T continua posteriormente faminta e desejosa de encontrar outra vítima“, destaca ainda Gillian Griffiths.

O professor da Universidade de Cambridge explica ainda que “é essencial que as células T foquem o seu tiro letal no alvo – caso contrário, provocarão danos colaterais a células vizinhas saudáveis”.

ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.