/

Vídeo mostra batalha na rua por um litro de leite na Venezuela

2

Circula esta quinta-feira na internet um vídeo captado na Venezuela que mostra dezenas de populares a lutar na rua por um litro de leite.

O episódio terá ocorrido esta manhã na Praça Bolívar de Ejido, em Mérida. As imagens retratam uma enorme batalha campal, na qual dezenas de populares se agridem e empurram na disputa de um pacote de leite junto a uma carrinha de distribuição de alimentos.

No sábado milhares de opositores do regime de Nicolás Maduro manifestaram-se ao som de panelas vazias, contra a escassez de produtos na Venezuela. A falta de bens de primeira necessidade tem sido uma das principais causas dos protestos que diariamente se têm feito sentir no país.

Segundo a imprensa venezuelana, a “marcha das panelas vazias” realizou-se em 14 cidades da Venezuela, entre as quais Puerto La Cruz, Barquisimeto e Maracaibo.

Um manifestante explicou aos jornalistas que, no mercado estatal Éxito, também não havia “carne, peixe, leite, açúcar, óleo, farinha de milho, farinha de trigo nem café“.

Protestos anti-Maduro na Venezuela já causaram 28 mortos e 365 feridos

Os protestos que têm ocorrido desde fevereiro na Venezuela, contra o Governo do Presidente Nicolás Maduro, causaram já 28 mortos e 365 feridos, afirmou hoje a Procuradora venezuelana, Luisa Ortega Diaz.

Falando em Genebra, à margem do Conselho das Nações Unidas para os Direitos Humanos, a mesma responsável avançou com estes números, lamentando o cenário “de violência e caos” no país.

“O que começou por ser uma manifestação pacífica na Venezuela, transformou-se em violência e caos. O direito ao protesto não é absoluto”, declarou, insistindo que “os cidadãos têm o direito de se manifestarem de forma pacífica e sem armas”.

andresAzp / Flickr

Manifestações na Venezuela

Manifestações na Venezuela

Desde há um mês que se registam diariamente protestos em várias localidades da Venezuela, entre manifestações pacíficas e atos de violência, que levaram à detenção de mais de 1.300 pessoas.

Entre as vítimas mortais estão um procurador de justiça e três guardas nacionais e entre os 265 feridos contam-se 109 elementos da polícia nacional.

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, deu ordens às forças de segurança para controlarem os focos de violência no país e deterem quem financia os grupos violentos.

ZAP/Lusa

2 Comments

  1. Não quero estar a generalizar, mas penso que a Venezuela há já algumas decadas, principalmente durante o “governo” de Hugo Chavez, habituou-se apenas a comprar e não a produzir. Agora que precisa preocupa-se o actual “governo” em preseguir a oposição, quando deveria preocupar-se em resolver a situação do país. Isto faz-me lembrar um certo país… Tenho pena é que os venezuelanos tiveram a ilusão de que Hugo Chavez iria “democratizar” a Venezuela permitindo que ele governasse por tanto tempo. Se Maduro fizer o mesmo, não tenho dúvidas que haverá uma guerra civil na Venezuela, pois quando as pessoas começam a passar fome já não há nada aperder…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.