Vídeo desmascara capitão do Costa Concordia a abandonar o barco

Foi esta quarta-feira divulgado pela imprensa italiana um vídeo que mostra o capitão Francesco Schettino, a preparar-se para abandonar o Costa Concordia, momentos antes do naufrágio.

O vídeo foi captado na noite do naufrágio pelos bombeiros locais, e mostra o capitão Francesco Schettino à espera do bote de salvamento, muito antes dos 3 mil passageiros do navio terem tipo possibilidade de ser resgatados.

Com o navio já completamente inclinado,  Schettino aguardou a chegada do bote, procurando sair o mais rapidamente possível da embarcação.

hotgossipitalia / Flickr

Francesco Schettino, capitão do Costa Concordia, não foi o último a abandonar  o barco - pelo contrário.

Francesco Schettino, capitão do Costa Concordia, não foi o último a abandonar o barco – pelo contrário.

As imagens desmentem a versão do comandante italiano, que tinha assegurado que tinha “escorregado para dentro de um bote salva-vidas depois de um movimento brusco do navio”.

O vídeo é uma das provas apresentadas pela acusação no julgamento de Schettino, acusado de homicídio involuntário das 32 vítimas do naufrágio. A acusação pede 20 anos de prisão para o capitão, o único membro da tripulação em julgamento.

O Costa Concordia naufragou a 13 de Janeiro de 2012, com 4.229 pessoas de 70 países a bordo. Durante uma manobra arriscada diante da ilha italiana de Giglio, o navio colidiu contra uma rocha.

andrius.lt / Flickr

-

Minutos antes da tragédia, Schettino ordenou uma mudança de direcção do navio, com uma piada em inglês: “otherwise we go on the rocks” (caso contrário, vamos às rochas).

As últimas palavras de Schettino registadas na caixa negra do navio são “Madonna, o que eu fiz?”

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.