Vice-presidente da Câmara dos Lordes demite-se por escândalo de drogas e prostituição

1

John Sewel, membro da Câmara dos Lordes britânica, demitiu-se do cargo de vice-presidente da câmara parlamentar depois de ter sido divulgado um vídeo em que surge a inalar cocaína com duas prostitutas. 

Depois de surgir na capa do tabloide britânico The Sun com a alcunha “Lord Coke”, o político de 69 anos afastou-se do seu cargo de vice-porta-voz Câmara dos Lordes, onde era também presidente da Comissão de Privilégios e Conduta dos deputados, responsável por assegurar o cumprimento das normas de ética.

No entanto, o barão recusa-se a abdicar do seu estatuto de membro, exigindo continuar a receber o subsídio de até 300 libras (425 euros) por dia em subsídios parlamentares.

Sewel viu ser divulgado este domingo um vídeo de 45 minutos onde surge na companhia de duas prostitutas e a snifar uma substância que tudo aponta ser cocaína.

No vídeo, alegadamente gravado a 22 de julho no apartamento do político, Sewel surge vestido com um soutien cor-de-laranja e foi filmado a snifar uma substância branca – que ao que tudo indica será cocaína – do decote de uma das prostitutas, ouvindo-se dizer às duas profissionais do sexo: “Quero ser desencaminhado”.

O barão terá pago, segundo o The Sun, 200 libras (cerca de 280 euros) a cada uma das prostitutas, uma em dinheiro e à outra em cheque. Esta não terá sido a primeira vez que participou em festas de sexo e drogas, garantiram ao jornal as mulheres que estiveram com ele.

Ironicamente, dias antes do escândalo rebentar, John Sewel tinha anunciado novos poderes que permitiriam a expulsão dos membros que quebrassem o Código de Conduta da Câmara dos Lordes. “A ação de alguns destrói a nossa reputação. Escândalos fazem boas manchetes”, escreveu Sewel num artigo no Huffington Post.

A presidente da câmara dos Lordes, a baronesa Frances D’Souza, já veio a público dizer que o alegado envolvimento de Sewel é “chocante e inaceitável”, adiantando que o caso estava a ser investigado pelas autoridades.

Neil Coyle, deputado do Partido Trabalhista inglês, considerou que Sewel terá tomado “a decisão acertada ao pedir a demissão tão rapidamente, uma vez que era ele quem dava instruções de comportamento aos colegas. Parece que os seus próprios padrões estão abaixo daquilo que o Parlamento espera”, disse o deputado.

O barão John Sewel, que detém o título de Lorde desde 1996 e foi ministro da Agricultura durante o governo de Tony Blair, é casado desde 2005 pela terceira vez, pai de dois filhos e padrasto de outras duas crianças.

ZAP

1 Comment

  1. Só condeno o gravador de vídeo, clandestino, posto no apartamento. Estava a ser vigiado por quem? Para o tabloide britânico The Sun, não interessa saber. As vendas do tabloide é que contam!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.