/

Verão chega (finalmente) este sábado

Vincenzo Giordano / Flickr

-

As temperaturas vão aumentar no fim-de-semana e no início de Setembro, com valores máximos acima dos 30 graus centígrados em Portugal continental, anunciou esta quarta-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, neste sábado, no domingo e no início de Setembro o tempo “deverá ser quente, com céu geralmente limpo e vento fraco, com valores da temperatura máxima acima de 30 graus centígrados na generalidade do território do continente, em particular no litoral das regiões Norte e Centro”.

Num comunicado divulgado no seu site, o IPMA refere ainda que “os valores mais elevados da temperatura máxima deverão ultrapassar os 35 graus nas regiões do interior no início da próxima semana”.

“Pelo contrário, no Algarve, com a predominância do fluxo de sueste, prevê-se uma pequena descida de temperatura máxima, que deverá fixar-se em valores próximos de 30 graus”, acrescenta.

Esta subida de temperatura deve-se à “intensificação de um núcleo anticiclónico a norte da Península Ibérica”, que “a partir de sexta-feira vai favorecer a circulação de leste nas regiões do Norte e Centro com transporte de uma massa de ar quente e seco”.

Segundo o IPMA, no arquipélago da Madeira a situação meteorológica continua sem alterações, com a temperatura máxima a rondar 28 graus no Funchal.

A região está sob aviso amarelo (o segundo menos grave de uma escala de quatro) até às 18h00 de sábado, devido ao calor.

O Algarve está até às 22h00 desta quinta-feira sob o mesmo aviso.

Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.