/

Venezuela içou bandeira e insiste que está a presidir ao Mercosul

1

Miguel Gutierrez / EPA

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Venezuela, Delcy Rodríguez, com a bandeira do Mercosul

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Venezuela, Delcy Rodríguez, com a bandeira do Mercosul

A Venezuela içou esta sexta-feira a bandeira do Mercado Comum do Sul (Mercosul) e emitiu um comunicado a sublinhar que está a presidir temporariamente aquele organismo, ao mesmo tempo que acusou a Argentina, Paraguai e Brasil de “boicote” contra Caracas.

“Que não exista confusão na Comunidade Internacional. Hoje içamos a bandeira do Mercosul na nossa Casa Amarela António José de Sucre, na Praça Bolívar, à frente do nosso Libertador Simón Bolívar”, anunciou a ministra dos Negócios Estrangeiros venezuelana, em cerimónia em frente ao edifício do seu ministério.

“Vamos exercer responsavelmente a Presidênvia Rotativa deste organismo regional tão importante para os nossos povos”, acrescentou a ministra

Segundo Delcy Rodríguez, “as normas” do Mercosul “são muito claras, a presidência rotativa corresponde de pleno direito à Venezuela e não há lugar a nenhum (outro) tipo de interpretação jurídica”, frisou.

“A Venezuela, em exercício pleno da presidência temporária do Mercosul, condena categoricamente o boicote impedido pela Tripla Aliança dos governos da Argentina, Paraguai e interino do Brasil, para impedir o normal desenvolvimento da Presidência da Venezuela, segundo o Tratado de Assunção”, explica um comunicado lido pela ministra.

gob.ve

A ministra do Poder Popular para a Comunicação e Informação da Venezuela, Delcy Rodríguez

A antiga “ministra do Poder Popular para a Comunicação e Informação da Venezuela”, Delcy Rodríguez, agora ministra dos Negócios Estrangeiros

Segundo a Venezuela, “fatores governamentais de extrema direita” pretendem infundir valentia contra a Venezuela que há apenas dois anos exerceu plena e satisfatoriamente a presidência rotativa do Mercosul, evadindo inclusive a violência extremista dirigida por fatores locais.

Para Caracas, “é absurdo, falso e forjado manter que existe um vazio de poder na presidência do Mercocul, recebida formalmente pela Venezuela de mãos do Uruguai”.

A 29 de julho, a Venezuela anunciou que assumia a presidência rotativa do Mercosul, depois de o Uruguai emitir um comunicado dando por concluída a sua gestão de seis meses, sem anunciar a qual país membro do grupo passava a pasta.

O Brasil informou os outros três membros do Mercosul (Uruguai, Paraguai e Argentina) que entendia que a presidência estava “vaga” por não haver consenso em relação à Venezuela.

Por outro lado, o Paraguai anunciou ser contra a possibilidade de a Venezuela dirigir o Mercosul e a Argentina afirmou que não reconhece a presidência venezuelana.

/Lusa

1 Comment

  1. só mesmo o delirante assassino e esquisofrenico kim jong un se equipara à seita que se instalou na venezuela e que ocupa o palacio miraflores. na coreia do norte ha apenas um protagonista, na venezuela eles se revezam cada um mais delirante e mais nojento.. delcy é o exemplo mais flagrante do que pode conter de odioso baixo e sem escruplos um ser humano , aqui nao importa mesmo o genero. ou só demonstra que este genero pode ser ate mais venenoso que a serpente.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.