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Vendas de smartwatches ultrapassam pela primeira vez vendas de relógios suíços

As vendas globais de smartwatches ultrapassaram pela primeira vez as vendas de relógios suíços no quarto trimestre de 2015, de acordo com dados revelados pela empresa de pesquisa de mercado Strategy Analytics.

Grande parte desta proeza deve-se ao Apple Watch, que rapidamente se tornou o modelo mais vendido entre os wearables.

Enquanto a popularidade dos smartwatches tem crescido consideravelmente, o interesse dos consumidores em relógios de luxo suíços tem diminuído.

Isso acontece em grande parte devido à relutância e lentidão das empresas suíças em adoptar novas tecnologias ao seus relógios, com recursos e funcionalidades presentes nos wearables.

Ao contrário dos relógios de luxo, que apenas apresentam as horas, os smartwatches permitem que o utilizador faça chamadas, envie e receba e-mails, verifique informações de saúde ou meteorologia e muitos outros recursos.

Em 2014, num único trimestre, as exportações de relógios suíços caíram 5%, enquanto que no mesmo período as  de smartwatches subiram 316%.

“A indústria de relógios suíços tem sido muito lenta a reagir ao desenvolvimento dos smartwatches“, explicou Neil Mawston, director executivo da Strategy Analytics.

Uma das poucas marcas que está a tentar reverter este quadro, adotando a tecnologia presente nos wearables, é a Tag Heuer.

Em novembro do ano passado, a fabricante suíça, com mais de 155 anos, lançou o Connected Watch, um relógiocom sistema operativo Android Wear, processador Intel Atom de 1.6 GHz e o dobro de memória em comparação com outros smartwatches com o mesmo sistema.

Apesar disso, o dispositivo não conta com características que passaram a ser fundamentais nos relógios inteligentes, como monitorização de actividades físicas por GPS e a tecnologia NFC, que permite realizar pagamentos pelo próprio aparelho.

Como resultado, a Tag Heuer representou apenas 1% das vendas de smartwatches no quarto trimestre de 2015, muito atrás da Apple, que conquistou 63% do mercado, e da Samsung, com 16%.

Este ano, a previsão é de que sejam vendidos 50 milhões de smartwatches no mundo todo e 66,7 milhões de unidades em 2017, de acordo com dados da Gartner.

Segundo a consultora, “os wearables estão popularizar-se como uma tendência de estilo de vida”.

CanalTech

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